São Luís participa de campanha contra gripe

1comentário

Vacinacao1

A vacinação foi o ponto alto do programa Todos por São Luís, realizado no bairro João de Deus, neste sábado (30). A edição do evento marcou a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – gripe – neste que foi o ‘Dia D’ da imunização. A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B.

“Estamos participando dessa campanha nacional para prevenir o surto da gripe. O município está preparado, com todos os postos e também escolas disponíveis para a vacinação e vamos alcançar a meta”, destacou o prefeito Edivaldo. O Dia D da vacinação envolveu mais de 1.600 profissionais da saúde distribuídos nos 180 postos de saúde, além de pontos volantes disponibilizados para atendimento.

Os grupos prioritários são crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), apenados, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas e trabalhadores do sistema prisional.

“A vacina é segura e não apresenta reações. Apenas aqueles que tem alergia a ovo ou com quadro febril não devem tomar a vacina. Caso contrário, todos do grupo prioritário devem se vacinar. Só a vacina evita a doença”, ressaltou a secretária municipal de Saúde (Semus), Helena Duailibe. A meta é vacinar 200 mil pessoas dentro do grupo prioritário. A vacinação prossegue até dia 20 de maio, nos postos e unidades de saúde do município.

O secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula, também esteve presenta na ação. “Temos a preocupação com as estatísticas nacionais que apontam o aumento dos casos. O vírus não chegou ao Maranhão e assim queremos permanecer. A campanha faz parte das nossas ações preventivas”, disse.

Foto: Honório Moreira

1 comentário para "São Luís participa de campanha contra gripe"


  1. Joana

    A população pode se vacinar também nos postos de saúde durante a semana.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: