Indústria ajudou a aumentar PIB maranhense

1comentário
Industria
Estudo da CNI mostra que indústria ajudou a aumentar PIB maranhense de 2010 a 2013

A produção de industrializados fez com que a indústria fosse um dos setores que mais contribuíram para melhorar os índices do Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão, registrando aumento de 2,2 p.p. de participação nos bens produzidos no estado, de 2010 a 2013, último período em que os dados foram disponibilizados. Esse resultado indica que a indústria detém 19% da participação no PIB, e registra um aumento de participação do setor na economia local. Os dados integram o estudo Perfil da Indústria nos Estados, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os dados do Maranhão, que foi o único estado do Nordeste com saldo positivo até dois anos atrás e o ficou em sétimo no ranking nacional, divergem da perda de participação da indústria no PIB que se propaga pela economia de quase todos os estados brasileiros, a reboque da perda de competitividade do setor no cenário nacional.

De 2010 a 2013, 23 unidades da Federação sofreram retração da indústria na composição do PIB estadual. Em 11 estados, o decréscimo na participação da indústria no PIB no período foi igual ou ainda maior que a média nacional – a contribuição da indústria para o PIB brasileiro caiu 2,5 pontos percentuais, passando de 27,4% para 24,9% (indústria de transformação, extrativa, construção e Serviços Industriais de Utilidade Pública).

“Apesar da crise nacional, o Maranhão não sofreu tanto nesse período e teve o segundo melhor resultado do Brasil. Esse índice se deve a implantação de indústrias na área de energia e papel/celulose, fruto da confiança do empresariado no potencial maranhense, que impulsiona o investimento e melhora o ambiente de negócios e a competitividade”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiema), Edilson Baldez.

Retração

Segundo o levantamento, a maior retração no período foi sentida pela Bahia. A indústria reduziu sua participação no PIB do estado em 6,6 pontos percentuais. Em seguida vêm Amazonas (5,7), Tocantins (4,3) e São Paulo (4,2). A indústria paulista, que em 2010 era responsável por 32,1% de todos os produtos industrializados fabricados no Brasil, teve a participação reduzida para 28,6% em 2013. “Um quadro preocupante que reforça a urgência da adoção de medidas capazes de resgatar a confiança do empresariado”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Além do Maranhão, Amapá, Espírito Santo e Rio de Janeiro ganharam importância com a produção de industrializados, registrando aumento de participação na economia local.

As informações do estudo realizado pela CNI mostram que das 27 unidades da Federação, 19 têm um setor industrial considerado concentrado ou muito concentrado. No Maranhão, o concentrado dos setores representam 86,1% da indústria, sendo divididos em 46,3% da construção, 15,2% de serviços industriais de utilidade pública, 9,6% da metalurgia, 8,4% de bebidas e 6,6% de alimentos. O mais concentrado no Brasil é Roraima, onde quatro setores respondem por 93,5% do PIB estadual. No outro extremo, Santa Catarina é o estado mais diversificado, com os quatro setores respondendo por 47,9% da pauta. Na média do país, respondem por 50,3%.

Perfil

O estudo é apresentado por meio de uma ferramenta interativa que reúne informações atualizadas sobre o PIB, emprego e renda, arrecadação de impostos, exportações, tarifa de energia elétrica e educação nos estados brasileiros. “A ferramenta mostra a diversidade da indústria brasileira na comparação entre os estados. Há diferenças significativas tanto em termos da importância da indústria para a economia local e sua contribuição para o produto industrial brasileiro, como em termos do grau de diversificação da indústria e do seu desenvolvimento”, afirma o gerente de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

1 comentário para "Indústria ajudou a aumentar PIB maranhense"


  1. Roberto

    A mudança chegou e tudo mudou.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: