Nós fazemos a cidade que queremos!

1comentário
Oduvaldo
Oduvaldo Cruz é professor universitário

Por Oduvaldo Cruz

Hoje, com mais de hum milhão de habitantes, São Luís emerge como uma importante metrópole regional. A cidade espelha seu futuro na ousadia da reluzente arquitetura moderna e na força da própria economia assentada sobre o comércio e a prestação de serviços.

São Luís é a 15ª cidade mais populosa do Brasil e a 4ª do Nordeste, atrás apenas de Salvador, Recife e Fortaleza. Mas, os problemas da cidade não podem ser ocultados. A falta de planejamento de longo prazo responde por grande parte dos problemas urbanos atuais.

Conforme estatísticas do Detran-MA/2015, 367.292 veículos circulam diariamente pela cidade sem que investimentos em novas Avenidas, elevatórias e passagens subterrâneas sejam preparadas para receber essa demanda. O resultado é o caos do trânsito que afeta diariamente a todos.

O modelo de transporte público apenas rodoviário há muito superado, não atende mais as necessidades dos usuários que, diariamente sofrem com superlotações, frota sucateada, longos congestionamentos e muitas horas perdidas longe da família e do lar.

É urgente a necessidade de pensar o remodelamento urbano da cidade. Governantes ousados costumam afirmar que não faltam recursos, faltam planos e projetos consistentes. É chegada a hora de São Luís planejar a instalação de uma rede de transportes sobre trilhos, na modalidade metrô urbano, para resolver o problema do transporte público com dignidade.

É inaceitável conviver com zero por cento de saneamento urbano e com as doenças coletivas daí decorrentes. Urge a instituição de uma rede de coleta e tratamento de esgotos em toda a cidade, contribuindo com a balneabilidade das praias e com a saúde pública.

Não há milagre. Somente com planejamento de longo prazo poderemos ter a São Luís que sonhamos para nós e para nossos filhos. O Professor Oduvaldo, advogado, historiador e estudioso do fenômeno da violência urbana é preparado para colocar na ordem do dia os desafios de São Luís e mediar o debate entre as fontes de poder e a sociedade.

Por fim, para São Luís voltar a ser a “Atenas Brasileira”, a cidade da poesia, das artes e da cultura erudita, precisa-se: valorizar os profissionais da educação; instalar bibliotecas de excelência nas escolas da rede municipal; ter refeições variadas e de qualidade na escola o ano inteiro; disponibilizar sinal de internet em todas as escolas e fornecer tablets de uso individual para todas as crianças de 06 a 14 anos, matriculadas na rede municipal, para pesquisa e universalização digital.

Nós fazemos a cidade que queremos!

*Oduvaldo Cruz é pré-candidato a vereador de São Luís

1 comentário para "Nós fazemos a cidade que queremos!"


  1. Ronaldo

    Muito boa a observação do professor Oduvaldo em seu blog Zeca Soares.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: