Audiência discute abastecimento de água

0comentário
Vereadores Honorato Fernandes (PT) e Ivaldo Rodrigues (PDT) participam de audiência pública
Vereadores Honorato Fernandes, Pavão Filho e Ivaldo Rodrigues participam de audiência

Consumo inconsciente dos recursos hídricos e falta de planejamento foram algumas das causas apontadas pelo vereador Honorato Fernandes (PT) para o problema da crise da água que vem preocupando o mundo inteiro durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, que debateu o projeto do Governo do Estado direcionado ao esgotamento sanitário e abastecimento de água para São Luís.

“Infelizmente, a ação equivocada, ou a falta de ação do poder público e até mesmo nossa falta de postura, enquanto cidadãos fizeram com que nós chegássemos ao ponto de lidar com problemas como: limitações ambientais e a escassez da água. Problemas causados pelo homem e pelo crescimento urbano desordenado”, destacou o vereador.

Honorato disse acreditar na projeção futura da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), tendo em vista a significativa injeção de investimentos, fruto da parceria entre o órgão e o Governo Federal.

“Tenho certeza que a Caema ainda será uma das maiores companhias de água do País. Os passos estão sendo dados. Um deles é o investimento do Governo Federal de mais de meio bilhão de reais. Preciso destacar que o Governo Federal tem sido um grande parceiro, demonstrando sensibilidade com as questões ambientais e de saúde”.

O vereador destacou a necessidade de avançar nos serviços de esgotamento sanitário e registrou a relação entre a falta de saneamento e a proliferação de doenças.

“Saber que apenas 4% do esgoto da cidade está sendo tratado, significa dizer que estamos diante de um grande problema, uma vez que o ambiente se faz propício para a proliferação de doenças, como zika, dengue e chikungunya”, afirmou.

O Parlamentar defendeu ainda a criação de um novo termo de concessão do serviço de abastecimento, como forma de garantir a permanência das ações que vêm sendo implantadas.

“Nós vereadores e a Prefeitura de São Luís não podemos nos furtar da responsabilidade de dar as diretrizes da concessão do serviço de abastecimento. Precisamos de forma compactuada com o Governo do Estado criar um novo termo de concessão, de modo a garantir a permanência das ações. Porque, hoje, temos um governo comprometido com a causa, no entanto, não sabemos o grau de comprometimento da próxima gestão”.

Finalizando a fala, Honorato Fernandes parabenizou o governador Flávio Dino pela sensibilidade social e o presidente da Caema, Davi Teles, pelos projetos que vêm sendo executados.

“Quero parabenizar o governador Flávio Dino pela capacidade de sonhar e sensibilidade ao perceber as necessidades do povo maranhense.

Cumprimentar ainda o presidente da Caema, Davi Teles, por mostrar habilidade ao montar e manter uma equipe comprometida. Parabenizá-lo pela ousadia de ter um projeto que visa aumentar o processo de medição e pelo projeto em parceria com o Governo Federal. Ações que, sem dúvida nenhuma, até o final de 2018, nos trará grandes avanços”, finalizou.

Foto: Divulgação/ Assessoria

Sem comentário para "Audiência discute abastecimento de água"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: