Artistas e produtores aprovam mudança

27comentários
TeatroArthurAzevedo
Celso Brandão assume direção do Teatro Arthur Azevedo no lugar de Américo Azevedo

A mudança de direção no Teatro Arthur Azevedo promovida esta semana pelo secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino agradou em cheio à classe artística maranhense ao indicar para o cargo o produtor Cultural Celso Brandão.

A reclamação de produtores e artistas com a gestão anterior era enorme e muitos celebraram nas redes sociais a saída de Américo Azevedo Neto. São depoimentos do pessoal da música, teatro, dança, enfim de conhecedores profundos da nossa cultura.

O ator e diretor César Boaes, do espetáculo Pão com Ovo é sem dúvida uma das pessoas que mais utilizaram o Teatro Artur Azevedo nos últimos anos. Ele acredita em um novo momento de agora em diante.

“A mudança foi muito bem recebida por todos da classe artística. Produtores e artistas ficaram felizes com a nova indicação. Acredito que agora teremos maior flexibilidade e visão nova de gestão cultural. Novos projetos já são vislumbrados e espero que a nova direção transforme a casa em um lugar dinâmico aproveitando todos os espaços da casa com projetos culturais e não só uma casa de aluguel de eventos. Acredito que teremos menos regras e menos burocracia na nova gestão é a nossa expectativa”.

A bailarina Olinda Saul também comentou a mudança no TAA. “Seja bem vindo a nossa casa! Que você faça um ótimo trabalho! Terá todo meu apoio!”

A atriz Rosa Everton também se manifestou. “Com Américo fora, vamos torcer pelo Celso. Boa sorte, meu querido!”.

O músico Paulinho Akomabu comemorou a chegada de Celso Brandão. “Desejo muito sucesso à frente desta empreitada que os Deuses da arte te ilumine sempre!”

O produtor cultural Moraes Júnior, crítico severo da gestão de Américo Azevedo foi curto e grosso: “Celso Brandão é um menino muito empreendedor. Ele não é qualquer um. Deus ouviu nossas preces!”

“O teatro Arthur Azevedo tem que propor à sociedade e à comunidade artística uma programação que contemple o ano inteiro através das diversas artes que possam movimentar essa pauta independente dele ser esse grande templo que nós respeitamos e adoramos, mas que não pode se transformar em um elefante branco. Ele tem que fazer parte da vida da nossa sociedade”, destacou o cantor Mano Borges.

DiegoGaldino
Diego Galdino, secretário de Turismo e Cultura

Não tenho a pretensão de afirmar que a indicação de Celso Brandão possa ser uma unanimidade.

É possível que alguns não tenham compreendido a mudança, mas chega a impressionar os depoimentos acima.

Mas a convicção de artistas e produtores dão a certeza que o secretário Diego Galdino foi bastante feliz e dia até que foi corajoso demais ao comprar uma briga e se posicionar ao lado da classe artística.

E, é claro que o governador Flávio Dino também foi decisivo.

Ao assinar embaixo e acatar a decisão de Galdino, Dino definitivamente mostrou ter sensibilidade e apostar no diálogo permanente com artistas e produtores culturais.

… A Cultura agradece a decisão acertada.

27 comentários para "Artistas e produtores aprovam mudança"


  1. Drico

    Que estourem o balão e apeguem a luz, entendedores entenderão. luzzzzzzz….

  2. Luck Cordeon

    não sei como a mãe desse povo chato deixa eles comentarem aqui ahahahaha

  3. Brás Moraes

    Em relação aos artistas de plantão, é impressionante como vocês se deixam manipular. Como podem aceitar que o líder da pasta ao qual vocês representam seja um estudante do curso de direito do Ceuma, que nunca exerceu um cargo de gestor de coisa alguma antes de ser adjunto da Secma, nunca leu um livro de Antropologia Cultural, não entende de Cultura e Dança Popular, não veio de nenhuma militância cultural, nunca transitou no meio artístico, não sabe dialogar sobre Dança Contemporânea, Teatro Brechtiano, nem diferenciar os sutaques de bois, não deve ter referência em organização de grandes eventos como Carnaval, São João e demais. Estou falando alguma mentira? Ou os artistas aqui presentes que entendem e se identificam com o que estou falando, afirmam que Galdino tem essas referências ? Vocês já viram Galdino frequentar os espetáculos que vocês fazem ? Com exceção de Pão com Ovo que é um fenômeno de público na mesma linha que um dia Uma Linda Quase Mulher foi, e passou. E diga – se de passagem já presenciei em calorosas discussões muitos artistas falarem que não consideram Pão com Ovo teatro, mas isso é uma outra questão.
    O fato é que enquanto o Brasil repudia a extinção do Minc e sua junção ao Ministério da Educação, os artistas do Maranhão se calam à junção das pastas de Cultura e Turismo do Maranhão abaixam a cabeça para a atrocidade que foi a indicação da pasta. Afinal para que serviu os anos na faculdade, os anos a frente de movimentos populares, anos a frente das brincadeiras, anos a frente de produções culturais para ver um menino que sempre esteve distante disso, liderar as regras do meu próprio jogo?
    Lamentável.

  4. Kátia

    esse WALMIR me dá sonooooo zzzzzzzzzzzzzzzzz

  5. Pedro Mariano

    É muito mimimi e pouco discurso sobre de fato a cultura do teatro do estado… que seja quem for que assuma, que faça um bom trabalho e honesto. isso já é muito.

  6. Joelma

    Quero sabe é quais são as propostas do novo diretor do teatro para melhorar a situação na casa.

  7. Rafael

    Gostaria que vocês estivessem discutindo a falta de política para a cultura por parte desse governo essa é a verdade.

  8. Walmir Nascimento

    Honestamente não sou eu que estou “babando o ovo” de ninguém. Só não consigo entender o motivo para tanto ódio a Américo. Em relação à tratamento, sempre que fui ao teatro fui recebido muito bem por ele.
    Em relação à comentar aqui sobre o mesmo tema, este espaço é destinado a isso, correto?
    Mas até agora, ainda não foi apresentado um argumento ou motivo para perseguição com Américo, por isso deixo aqui meu desafio, caro Zeca Soares, apresente os pontos positivos e negativos da gestão de Américo, porque até agora só estou vendo pequenas “raivinhas” em relação ao ex- gestor.

  9. Ana Laura

    Não entendo porque tanta polêmica porque o Governador não vai mudar a decisão tomada.

  10. Fábio

    AMÉRICO JÁ SAIU TARDE.

  11. Robert

    A mudança de direção foi para melhor porque Celso Brandão é um cara de diálogo e a cultura precisa de gestores que saibam se relacionar bem com a classe artística.

  12. Diego Salomão

    Se Américo fosse tão bom ele não teria saído do teatro… Walmir tá muito revoltado, pq? Vai perder a boquinha, né? Ele fala de Moraes Jr , citou Outro Planeta, que são boas produtoras de eventos, ele quem é? Se diz que trabalha como tal e nem deve ter nome no mercado. Para de chorar e vai trabalhar. Aff

  13. Artista

    Sou artista maranhense e o Governador Flávio Dino fez muito certo ao mudar a direção do teatro, pois agora teremos tratamento diferente por parte do novo gesto que é uma pessoa bem relacionada e intencionada e do meio artístico cultural da cidade.

    • Zeca Soares

      Bem, acho que são válidos os questionamentos e o debate saudável que ele propõe.

  14. César

    Muito boa a escolha do nome do Celso Brandão para a direção do Teatro Arthur Azevedo.

  15. Carla Abreu

    Esse Walmir deve ser o secretário pessoal do Américo, só pode pra tá babando o ovo desse cara.

  16. Walmir Nascimento

    Então, caro Zeca Soares, vou lhe lançar um desafio, já que você se propõe a notíciar fatos.
    Eu, mesmo não sendo um jornalista bem informaydo como você, sei que na gestão de Azevedo houveram melhorias no teatro, a pintura realizada antes da reabertura do teatro por exemplo, a liberação de pautas e espaços no teatro para produções. Sei disso porque sou produtor e frequentador do teatro, além de conhecer artistas e produtores que são testemunhas disso.
    O desafio é você listar todos os pontos positivos e balancear com os pontos negativos, deixando de lado as intrigas, fofocas e perseguições para com Azevedo. Tire a prova, pesquise, investigue os fatos que realmente aconteceram.

    • Zeca Soares

      O fato é que artistas e produtores não aprovaram a gestão de Américo. Isso basta e diz tudo.

  17. Léo

    Nós só agradecemos ao secretário Diego Galdino pela sensibilidade e por abrir a secretaria aos artista maranhenses.

  18. Marcelo

    Zeca esse Walmir Nascimento pelo jeito sentiu na pele a saída do Américo Azevedo Neto e parece que vai chorar o resto da vida essa queda porque ele vive o tempo todo comentando aqui do mesmo assunto você já percebeu?????

    • Zeca Soares

      SInceramente acho que ele conhece as coisas do teatro e quer mostrar o outro lado da história. O que considero absolutamente normal.

  19. Walmir Nascimento

    Após fazer uma breve pesquisa em seu estimado blog, caro Zeca Soares, é aparente que você sempre publicou notícias contra o Teatro Arthur Azevedo na gestão de Azevedo, o que me faz pensar qual o seu interesse no T.A.A, por acaso você também faz parte do complô para saída de Azevedo ? Qual o seu interesse em se posicionar contra e nunca publicar uma notícia positiva da tal gestão ?

    • Zeca Soares

      Interesse algum Walmir Nascimento. Nenhum mesmo. Sobre a saída de Américo também fique tranquilo que apenas noticiei fatos.

  20. Walmir Nascimento

    E você parece que deveria ser um pouco mais informado para ser jornalista e formador de opinião. Já que você se presta a ser comunicador cultural, deveria saber que as pautas do Teatro Arthur Azevedo sempre ficaram nas mãos de específicos produtores, faça uma pesquisa. Peça para nova gestão um gráfico de quantas pautas Moraes Junior teve nos anos de 2012, 2013, 2014 e note a diferença em 2015 e início de 2016.

    • Zeca Soares

      Para mim Moraes Júnior foi apenas um que criticou a gestão do teatro. Agora se a pauta estava na mão dele é um problema de quem administrou.

  21. Walmir Nascimento

    Caro Zeca Soares, porque será que alguns destes artistas se mostram tão contrários à gestão de Azevedo? Até onde se sabe a crítica de Moraes Junior, por exemplo, se deve ao fato de o mesmo se sentir o dono das pautas do teatro por vários anos. Eu como produtor tentei durante o ano de 2013 por várias vezes o aluguel de um final de semana para promoção de espetáculo e curiosamente todas as datas solicitadas estavam reservadas para Moraes Junior. Pelo menos na gestão de Azevedo podemos ver outros produtores como a Outro Planeta trazer bons espetáculos. O que vai acontecer agora é que o teatro vai voltar a ser quintal destes produtores costas quentes da família Sarney e sistema Mirante. Parabéns Flávio Dino por respeitar a decisão de seu tão experiente Secretário de Cultura e Turismo.

    • Zeca Soares

      Você parece até que trabalha no teatro.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: