A liberdade que cada torcedor tem…

86comentários

TorcidaVasco

Uma discussão tola toma conta das mídias toda vez que o grande clube nacional vem ao Maranhão para uma partida de futebol.

Foi assim, ontem, mais uma vez quando da realização da partida entre Sampaio e Vasco pelo Campeonato Brasileiro Série B.

“Torcedores do Sampaio”chegaram a usar uma faixa onde apontava para a torcida do Vasco com a frase: “Vergonha do Nordeste”. Não pode um maranhense torcer por um outro time, senão o Sampaio?

Acho essa discussão boba demais. Já disse aqui que ninguém é obrigado a torcer por um time do Maranhão somente porque mora aqui. Onde está escrito isso?

O torcedor na minha opinião é livre. Ele pode torcer para Sampaio, Vasco, Moto, Flamengo ou para o clube que quiser. Deve ir ao estádio, torcer pelo seu clube e respeitar o direito dos outros torcedores.

Ontem, o torcedor do Sampaio reclamava da quantidade de “maranhenses”ou não, mas todos brasileiros que torciam pelo Vasco, mas assistia a tudo passivamente. Ora, reclamem, mas incentivem o Sampaio também e procurem abafar a torcida adversária.

Os “torcedores vascaínos” gritavam e incentivavam o time Carioca. Mas vamos começar por aqui. Esses mesmo que reclamavam porque estavam sentados tranquilos e não gritavam o nome do Sampaio?

A lição que tiro de ontem é outra. Como é que uns 10 mil Vascaínos conseguiram abafar o grito de quase 30 mil torcedores do Sampaio? Isto sim é que precisa ser analisado. Não pode o torcedor do Sampaio em grande maioria do estádio não incentivar o seu próprio time.

Além disso, o mesmo torcedor que reclama a “invasão de torcedores do Vasco” é o mesmo que só vai ao estádio nos grandes jogos e mesmo assim se comportam como se estivessem em um teatro.

Por exemplo, não vi esse torcedor do Sampaio que tanto reclama encher o Castelão na Copa do Brasil contra Inter de Lajes e Figueirense. Pelo contrário, o público foi decepcionante.

Esse mesmo torcedor do Sampaio que reclama é o mesmo que não apoia o time nesta temporada. Mesmo no Campeonato Maranhense perde para o Moto em média de público nos estádios.

Que essa discussão tola não vá adiante e que os torcedores do Sampaio comecem a se preocupar em ajudar o seu próprio time lotando o Castelão sem se preocupar com quem vai torcer para os outras.

Que o torcedor do Sampaio faça a sua parte, pois o time está precisando e muito. Que continue lotando o estádio como fez ontem e que jogue com o time porque ontem não jogou.

86 comentários para "A liberdade que cada torcedor tem…"


  1. ACR MOTENSE

    SOBRE O TEXTO, DISCORDO. O QUE A TV QUER É QUE CONTINUEMOS TORCENDO PARA OS TIMES DO EIXO, ISSO DÁ MAIS GRANA PRA ELES E MENOS PARA OS NOSSOS CLUBES. BEM AQUI EM FORTALEZA NÃO PASSA MAIS CAMPEONATO CARIOCA AOS DOMINGOS, SÓ CAMPEONATO LOCAL NA AFILIADA DA TV GLOBO. ISSO AINDA PERSISTE AQUI NO MARANHÃO PORQUE O TORCEDOR É IDIOTA E NÃO ATENTOU PARA O
    FATO DE QUE TORCER PELO TIME DA SUA TERRA É, ANTES DE TUDO, UMA QUESTÃO DE HONRA E AMOR ÀS SUAS RAÍZES. APOIO A FAIXA DA TORCIDA BOLIVIANA, É VERGONHA DO NORDESTE MESMO! E ANO QUE VEM NA COPA DO BRASIL SE O MOTO PEGAR ALGUM TIME DESSES, QUE A TORCIDA FAÇA O MESMO!

  2. Jaqueline

    Sou vascaína desde criancinha, fui ver meu time do coração. Cantei mesmo, gritei mesmo e quero saber pq não teria esse direito? Se eu não podesse estar lá, não haveria ingressos disponibilizados pra isso.

  3. Sergio Sousa

    Valeu nação Vascaína…Fizemos uma bela festa no Castelão

    • ruan vitor

      agora,volte pra sua tv. E reze paro sampaio subir para serie A, para ver o vasco no estádio alguma outra vez na vida.

  4. Lucas

    Parabéns Zeca Soares você refletiu bem o que sinto também, pois tenho o direito de torcer para o clube que quiser.

  5. boliviano chupador

    Amigas eu tô passada!!
    Quanta Humilhaçaõ

  6. JOAQUIM MOTENSE

    ZECA PARABENS PELO TEXTO! EU ASSISTI O JOGO PELA NET, E NÃO VI UM MOMENTO SEQUER A TORCIDA DO SAMPAIO CANTAR OU PRESSIONAR..FICOU CALADO O TEMPO TODO! SO SE OUVIA A TORCIDA DO VASCO..PQ AO CONTRARIO DE ESTENDER FAIXA NÃO LOTARAM TODOS OS SETORES?? SOU PAPÃO E JAMAIS IREI PARA O ESTADIO TORCER PARA MODINHA COLORIDA..!! AGORA IMPEDIR UM TORCEDOR DO VASCO DE IR VER SEU TIME, QUAL O PROBLEMA? É AQUELA HISTÓRIA, NINGUEM TEM CULPA DE A TORCIDA DO SAMPAIO NÃO APOIAR O TIME, PERDERAM A CHANCE DE PROTESTAR DE OUTRA FORMA, LOTANDO O ESTADIO…QUEREM JOGAR A CULPA NOS OUTROS..

  7. jose carlos silva

    Zeca, não vou me reportar ao assunto, e sim o número de comentários que mereceu. Cara vc é um sucesso, o nome disso é trabalho sério e muita, muita credibilidade. Parabéns.

    • Zeca Soares

      Obrigado pela confiança.

  8. Cesar Bolivão Original e Verdadeiro

    Zeca Soares você é VASco por isso esse texto ridículo !

    • Zeca Soares

      Sou livre assim como todos os torcedores neste país. Ridículo é achar que somente se pode torcer por um time isso é ridículo.

  9. Cesar Bolivão Original e Verdadeiro

    Ridículo o time do Sampaio que quase todos os jogadores pipocaram, deprimente aquele espetáculo do setor 05 e 06 de motenses e bolivianos juntos para torcerem para esse time do RJ, ato de gente covarde, provinciana e mal educada e por último a torcida do Sampaio do setor 1 organizadas e todos que são torcedores do Vasco e ficaram felizes com essa vitória deles eu como só torço para o Sampaio achei ridículo mesmo, rapaz nordestino gosta mesmo é de ser esculhambado por esse pessoal de RJ e SP !

  10. MARCOS VALENTINO

    NA VERDADE O TORCEDOR COLORIDO É MODINHA, NÃO SABEM TORCER, NÃO TEM TORCIDA.
    QUEM LEVOU O PÚBLICO AO ESTADIO FOI O VASCO.

    • Cesar Bolivão Original e Verdadeiro

      Epa meu caro o torcedor do Sampaio não, modinha são aqueles que só vão em grande s jogos, agora tem uma boa parte que vai sim em jogos como eu e se associam são poucos, então não escreva merda !

  11. Sandra

    Sou vascaína e boliviana e fui ao estádio para ver meus dois times e sai de lá contente com o jogo, mas não queria que o Sampaio tivesse sido humilhado. Bastava 1 a 0.

  12. Cearense

    Sou cearense e queria saber se eu posso ir assistir Sampaio e Ceará no Castelão, porque pelo visto muitos não admitem a gente torcer para outro time, tem que ser ai no Maranhão só o Sampaio.

    • Wescley Warwick

      Você, genuinamente torcedor do Ceará, será muito bem vindo ao Castelão para torcer por seu clube do coração. Vivemos uma democracia e não queremos forçar ninguém a torcer apenas pelo Sampaio, até porque nossa torcida já é muito grande e apaixonada. O que estamos questionando são uns pseudo torcedores, alguns se dizem até “torcedores” da Bolívia e estavam no estádio com a camisa do time do RJ. Esses são modinhas, “torcedores” de ocasião e sem personalidade, o famoso VIRA FOLHA, que não merecem vestir o manto do maior do Maranhão.

  13. Fausto

    O problema Zeca Soares é que o torcedor do Sampaio quer ser dono do estádio então que compre os 40 mil ingressos e não deixe ninguém torcer por outro time.

  14. Francinaldo

    Ei espera aí eu não torço e não tolero esse timinho colorido e porque não posso ser motense por exemplo e torcer contra esse time de torcedor arrogante e que não aceita outro time??? Vão se catar…

  15. Milton

    Isso é idiotice de gente complexada.

  16. Álvaro

    Gente cadê a liberdade? Eu torço para o Corinthians e pronto. Valeu Zeca pela coragem de falar deste assunto.

  17. joaquim

    SOU MARANHENSE E TENHO TIME PARA TORCER! SEMPRE VOU AOS JOGOS DO MOTÃO! UMA ABERRAÇÃO ESSE TEXTO! LAMENTÁVEL! PENSAMENTO DE COLONIZADO! ISSO MESMO! TEMOS TIMES GRANDES COM TORCIDAS GIGANTES AQUI NO ESTADO! VASCO É GRANDE PRA LÁ! TEMOS QUE VALORIZAR OS NOSSOS TIMES! A GRANDE MÍDIA QUER ISSO! QUE TORCEMOS PARA TIMES DO EIXO-RIO-SÃO PAULO! É UM MERCADO PARA ELES VENDEREM CANAIS FECHADOS, CAMISA E OUTROS PRODUTOS! NÃO ESPERAVA LER ISSO…ALGO DESSE TIPO DE UM JORNALISTA MARANHENSE…NO MINIMO É UM ARGUMENTO FALHO ALEGAR LIBERDADE DE ESCOLHA..LIBERDADE NÃO TEMOS: SOMOS OBRIGADOS A TORCER PARA TIMES DE FORA POR FORÇA DA GRANDE MÍDIA, AINDA VEM IDIOTAS FALAR EM LIBERDADE…VAI NO MARACANÃ NO CARIOCA COM CAMISA DE OUTRO TIME, PARA VER SE TU ENTRAS..

    • Zeca Soares

      Já vi várias vezes a camisa do Sampaio e do Moto sendo mostrado na TV em jogos no Rio. E ninguém apanhou por isso.

  18. zé junior

    maranhense é bicho trouxa mesmo(não todos)…prefere valorizar o que vem de fora do que a propria terra…lamentavel isso

  19. Alberto

    Mistos, vocês são o que há de mais vergonhoso no Maranhão. Bando de submissos, saiam dessa coleira que os paulistas e cariocas colocaram em vocês.

  20. Marcos

    Acho muito bonito a festa que se faz pra times do eixo RJ/SP quando aqui têm o sacrifício de vir jogar (não se enganem, é o que eles acham sim). Mas, não consigo compreender o porquê dessa mesma torcida não prestigiar o nosso futebol.
    Ontem, por exemplo, tinha gente gritando “casaca, casaca, casaca…” que, tenho certeza, não conhece uma estrofe sequer dos hinos de Sampaio, Moto ou Maranhão. Todos muito bem “amestrados” por um vascaíno peruqueiro que, acredito, lhes fez sonhar ser da tal Força Jovem ou, por um instante, ser um “menino do Rio”. Mas, tudo bem, é bacana sim. Parabéns!
    A “verdade verdadeira” é que, como nordestinos e, principalmente, maranhenses, temos que superar a fase do “colonizado” e, como verdadeiros desportistas, prestigiar os times da terra. Vejam, por exemplo, o que fez a torcida do Santa Cruz. Constatamos a potência que o time se tornou com, apenas, este movimento de resgate do orgulho de ser “cobra coral” e pernambucano.
    Precisamos refletir.

  21. Valter

    A torcida do Vascão calou os bolivianos em pleno Castelão.

  22. Felipe

    Que droga de Sampaio eu torço para o time que eu ruíste rapá!!!!!

  23. Paulo Henrique

    Cara eu sou Moto e quero dizer que não vou a um jogo do Sampaio.

  24. Ribamar

    Sampaio KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  25. Patrick

    QUe tolice mesmo Zeca Soares eu torço para o time que eu quiser e nenhum idiota vai dizer o que tenho que fazer nas minhas escolhas.

  26. PAULO

    já que muitos torcedores do Sampaio estão reclamando de torcida maranhense contra, porque não reclamam da diretoria que contrata refugos lá de fora a preço de ouro ao invés de contratar jogadores maranhenses. Assim como pagam cem vezes mais a um “técnico” importado e querem pagar besteira aos técnicos maranhenses.E isso a torcida que tá reclamando dos torcedores que vão ao castelão torcer para os times de fora não enxergam. Fiquem calados e continuem sendo triturados. Dá-lhe VASCÃO.

  27. Victor

    Gente eu sou torcedora do Vasco e vou ao estádio Castelão porque sou maranhense e gosto de futebol e sei que não estou cometendo nenhum crime para ser ridicularizado porque não torço para nenhum time de São Luís.

  28. guerrilheiro

    ANITAS ANIMADORAS DE VELÓRIO, OS VASCAINOS LOTARAM O SETOR 5 MAIS A AVALANCHE DE VASCAINOS QUE TINHA NAS CADEIRAS COBERTAS FIZERAM O QUE OS CAMALEÕES NÃO FARAO NUNCA

  29. Marconi

    Meu amigo quero dizer a você que sou maqueano e não torço para outro time e porque teria que ser obrigado a torcer pelo Sampaio? Sou somente MAC.

  30. Valnei

    Esse Junior motense é uma graça, agora não sei porque ele deu uma sumida, me divirto muito com suas colocações, apesar de ser boliviano gostaria de falar a ele que torço para o nosso futebol em competições nacionais, ele deveria deixar essa rivalidade somente em nosso estado, pois se o sampaio cair a visibilidade de nosso futebol cai, também a colocação do ranking estadual, afundando ainda mais o nosso futebol.

  31. Adielson

    Cansei de pesquisar nos blogs e portais de esportes do Rio de Janeiro, a METRÓPOLE dos mariocas, mas não achei nenhuma publicação semelhante a esta. A única hipótese que é só no Maranhão ainda se ver essa babação e soldados defensores dessa descultura de supervalorizar os clubes cariocas. Pena que justamente de pessoas que deveriam fazer o contrário. Nada mais a comentar.

    • Zeca Soares

      Reafirmo o que disse. O torcedor é livre para escolher o clube que quer torcer esteja ele onde estiver.

      • Adielson

        Você e muitos outros precisam urgentemente fazer um curso de reciclagem. Talvez assim cheguem no ano de 2016.

        • Zeca Soares

          Você deve tirar o ódio que carrega no coração e aprender a respeitar aqueles que pensam diferente de você.

          • Adielson

            Não tenho ódio, apenas sinto muito por ler tamanhas aberrações. Mas ódio têm você e outras pessoas do meio jornalístico, pois vocês não suportam o futebol maranhense, seja o Sampaio, Moto, MAC, nem os jogadores maranhenses, nem os artistas, nossas manifestações culturais, nem mesmo o próprio trabalho de vocês.

      • ruan vitor

        Enquanto nos estados vizinhos, CE, BA, PE, vemos jornalistas barristas, que clamam e exaltam com orgulhos os clubes locais. Que fazem apelos pela torcida por seus clubes. Aqui no Maranhão, é ridícula a nossa imprensa. Tente ir fazer um curso para aprender em algum estado desse.

  32. pedro paulo

    Ficar gritando para equipes do sul é uma grande babaquice!

  33. pedro paulo

    ver maranhenses no estádio Castelão gritando e fazendo coro para o Vasco da Gama em detrimento do time da casa foi de doer nos ossos, foi horrível, coisa de babacas.Ver um jornalista defendendo essa bisonhice é igualmente deprimente.

    • Zeca Soares

      Aprenda a respeitar os que tem outra opção para torcer.

  34. João Filho

    Concordo com Zeca, vou até replicar essa matéria em meu Site: http://www.joaofilho.com

  35. Boliviano triturador

    Rapaz quem conhece zeca soares sabe o prque dessa materia e o intuito dele, simples é um vascaino fanatico que faz tudo para atingir o sampaio corrêa.

    • Zeca Soares

      Nada a ver. O torcedor é livre para torcer para quem quiser.

      • Jorge Franco

        Esta derrota do SAMPAIO para o vasquinho sábado passado tinha muito torcedor da coisa cai cai tirando onda de vascaíno e obtiveram um orgasmos mental inclusive??? e ainda tinha uns cantando quem manda no castelão era o vasquinho. Vão compra um bode.

  36. Eduardo

    Zeca, que bom que você abordou essa questão. Com certeza cada pessoa pode torcer para o time que quiser. Pode até não torcer para time algum. Agora, não me parece que seja uma questão tola.

    Na realidade eu a vejo como diretamente relacionada com a situação dos times do nosso Estado, pois com tantas pessoas daqui torcendo para equipes de fora, como nossos times terão mais torcedores? Certamente que moradores de outros lugares não os apoiarão.

    Tenho a convicção de que vale sim a “crítica”. Eu mesmo torço apenas pelo Moto, e sou criticado. E quando não deixo logo claro que é só para o Moto que torço, me perguntam para que time eu torço fora.

    Essa crítica que falo não deve ser vista como uma reprovação, mas como algo que traga o debate, que nos leve a refletir, pois torcer significa ir ao estádio e acompanhar a vida do seu time de perto. Torcer pela televisão é uma contingência dos nossos tempos modernos.

    É certo que, como alguém já disse uma vez, o futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes, mas mesmo assim ele pode ser usado para nos dar uma identidade cultural, regional, até mesmo política e religiosa, que o digam os catalães e os bascos na Espanha, e católicos e protestantes na Escócia.

    Viva Moto, Sampaio, MAC, Imperatriz etc. Obrigado pelo espaço.

  37. Ricardo

    Sou Sampaio e vou para o Castelão torcer pelo Sampaio e pronto o resto não me importa.

  38. Miguel

    Realmente concordo contigo Zeca porque vou ao estádio Castelão em jogos do Sampaio e vou pelo espetáculo não vou para torcer para o Sampaio. Vou ver o jogo e somente isso.

  39. Vicente

    Para um misto como Zeca Soares, é moleza falar isso. Porque a equipe esportiva da Mirante não luta para transmitir jogos de times maranhenses?

    • Zeca Soares

      Lutar luta e queremos fazer, mas pergunta se o mercado comercial responde. Ai partimos daquela máxima que não podemos gastar o que não temos.

      • Jorge Franco

        Nós nordestino temos que aprender torcer por nosso times estaduais onde deveria partir com esta educação dos canais que trabalham com o futebol. Tem um ditado popular que é “Boca calada não entra mosca”.

  40. JUNIOR MOTENSE

    Apareceu mais um JUNIOR MOTENSE? EU PENSEI QUE FOSSE SÓ EU QUE USAVA ESSE NICK, EU QUE SOU CONHECIDO PELOS TORCEDORES DA COISA POR DISCUTIR FUTEBOL COM BOLIVINHA TRITURA NADA, CESAR BOLIVINHA, RIBEIRO, CESAR DO VINHAIS, MARCUS BOLIVIANO E OUTROS. EU QUE SOU O VERDADEIRO JUNIOR MOTENSE DAS ANALISES TÉCNICA PÓS JOGO.

    PEÇO A ESSE OUTRO JUNIOR MOTENSE, DEIXA DE USAR ESSE NOME CARA, INVENTA OUTRA COISA, TU VAI ME QUEIMAR COM OS TEUS ARGUMENTOS.

  41. Pablo

    Eu sou motense e não vou ao estádio torcer para o Sampaio e tenho direito disso porque quem vai me obrigar a ser torcedor do Sampaio????

  42. Felipe

    Que timinho esse do Sampaio.

  43. Lucas

    O torcedor do Sampaio é modinha.

  44. Mauro

    Torcidinha fria que só vibra na hora do gol.

  45. Raimundo Nonato Lima Moraes

    Essa cultura de torcedores,não só maranhenses,que vai muito além do nordeste, de serem torcedores de equipes, principalmente cariocas,é antigo e quando eu era criança,mas já ia em estádio e tudo mais,por volta de 73 isso já era figurinha carimbada em nosso estado,mas não tinha essa manifestação toda.Por exemplo,àquele Sampaio2x0Vasco em 74 só tinha exteriormente Sampainos na sua grande maioria,motenses e maqueanos,ou seja não havia essa exposição que nós vemos hoje.Observei e tinha faixas se não estou enganado de Vitorino Freire,do Pará,então é algo que não atinge só a Região Norte e Nordeste(Bahia,Pernambuco e Ceará dizem que não participam disso,mas é conversa para boi dormir),para você ter uma ideia até em São Paulo em uma pesquisa do dia 28/08/2014 feita pelo Lance!/IBOPE o Flamengo aparece como a 5ª maior torcida de São Paulo com 1,7% da preferência.Agora se me perguntarem o que diria para os torcedores que estavam no Castelão ontem.Falaria:
    Larguem de serem babacas e torçam para Sampaio,Moto e Maranhão.
    É a atitude correta?No ramo da Ciência não é,pois temos liberdade,até dada por Deus para fazermos o que quisermos,mesmo que tenhamos de responder por aquilo que fizermos,quanto mais em relação ao que não está ligado a assuntos religiosos,sendo assim liberdade total dada pela própria sociedade,mas eu não vejo com bons olhos.

  46. Francisco

    EU NÃO TORÇO PARA O SAMPAIO E NINGUÉM VAI ME OBRIGAR.

  47. Cláudio

    QUEM FOI QUE DISSE QUE EU SÓ POSSO IR PARA O ESTÁDIO TORCER PARA TIME MARANHENSE. SOU PAULISTA E TORÇO PARA O PALMEIRAS E MORO AQUI NO MARANHÃO HOJE, MAS GOSTO DE FUTEBOL E VOU SEMPRE AO CASTELÃO, MAS REALMENTE É UMA TOLICE GRANDE PORQUE NÃO FUNCIONA ASSIM AS COISAS.

  48. Inácio Azevedo

    Nosso futebol está evoluindo, mas precisamos evoluir também com a livre escolha. Não vamos ser hipócritas e não querer admitir a supremacia do Vasco, pela sua história e pelos milhoesbde torcedores espalhados no país inteiro, o que o constituir estar entre os 05 primeiros do futebol brasileiro.
    Vamos fazer a nossa parte e prestigiar nosso futebol.
    Grande abraço
    Att. Inácio Azevedo

  49. Ruan Vitor

    Já questionei isso para alguns membros da mirante e todos se esquivam, o torcedor do futebol local merece estas respostas.

    • Zeca Soares

      Falo apenas por mim.

  50. Francisco Gaglianone

    Zeca Soares…a SEDEL voltou a liberar jogo treino no Castelão???

  51. Ruan Vitor

    Zeca, sou boliviano fiel, fui nos jogos do maranhense, copa do brasil e fui ontem, assim como irei quarta contra o moto. Você fala de apoio e incentivo da torcida maranhense, então gostaria de aproveitar a oportunidade para ti perguntar o que acontece com a TV mirante, por que o apoio é mínimo ao futebol local? já que tantas filiadas da globo no nordeste apoiam, transmitem, possuem programas locais com muito mais visibilidade e qualidade. Aguardo, a resposta.

    • Zeca Soares

      Isso já é feito inclusive em outras modalidades como basquete e Beach soccer.

      • ruan vitor

        O que já é feito? uma mísera matéria de 4 minutos? um globo esporte local que o globo esporte local do PI está humilhando o da TV mirante? todas as filiais da globo transmitindo jogos dos clubes do seu estado na serie B ano passado e a Tv mirante? Francamente, você e nenhum jornalista da TV mirante não podem vim cobrar da torcida maranhense, porque não fazem absolutamente nada pelo futebol local.

  52. Gabriel

    PARA RESOLVER ISSO BASTA OS TORCEDORES DO SAMPAIO COMPRAREM TODOS OS INGRESSOS.

  53. Gilberto

    Na verdade seria bom que o Sampaio tivesse 40 mil pessoas no Castelão, mas isto convenhamos é impossível.

  54. Boliviano triturador

    Cara vc v la fora algum torcedor do eixo torcendo pelo sampaio ou moto ? Que torçam para quem quizerem, nao vou agredir ninguem por causa disso, agora achar normal e coisa de gente que sempre trata o futebol maranhense em segundo plano, sempre o nosso estado foi massacrado pela midia sulista com eses times de fora somos tidos como o estado mais misto do brasil, que torçam para o moto, Maranhão, imperatriz ai sim teram o apoio necessario, agora torcer pafa time de fora é a treva

  55. Jorge Luis / Sul do Pará

    De fato todos temos a liberdade para torcer, mas isto mostra a falta de sentimento de pertencimento, a falta de identidade com os nossos valores, com aquilo que é nosso. Quando era pequeno, morava no interior, não sabia dos times de nosso Estado, pois a televisão só falava sobre os times de fora, não tinha opção. Após algum tempo, vim morar em São Luis e comecei a ir ao Estádio, então certo dia, para conhecer os times daqui. Desde então, comecei a torcer pelo Sampaio Correa, meu time de coração do qual sou sócio torcedor, em dias com o pagamento. Quando vou a São Luis, vou ao Estadio e ao CT. Espero que os outros times sem divisão tenham ~exito, pois isso é bom para o nosso futebol. Isto é sentimento de pertencimento, de valorizar o que é nosso.

  56. Jeorge almeida

    Como esta torcida fraca, sem graça ,com esta camisa horrível pode reclamar de alguma coisa, na verdade a maioria com certeza foi ver o show do nenê e Riascos e está renda vai ajudar a pagar a folha de pagamento, pois se juntar todos os patrocínios e cota de televisão não dá o que foi arrecadado, apesar de que a maior parte vai para o bolso do dirigente .

    • Cesar Bolivão Original e Verdadeiro

      Tú é muito é abestado isso sim camisa feia é do teu Morto Clube isso sim rapaz !

  57. Victor

    Fala sério, Zeca. Respeito sua opinião, mas respeite, também, a liberdade de expressão das pessoas. Dizer que essa discussão é tola é, no mínimo, incoerente de sua parte.

    Quer dizer que não podemos utilizar dos meios disponíveis e legais para tentar conscientizar as pessoas a valorizarem os times daqui? Não é isso que tu fazes no teu blog, no esporte/cultura?

    Tu és quase um paladino em defesa do futebol maranhense. Diz que a torcida, o sócio-torcedor, é fundamental para a ascensão de nossos times, mas faz uma campanha dessas?

    Incoerência, meu amigo, na minha humilde opinião. Vejo a faixa, simplesmente, como uma maneira de tentar conscientizar os “cariocas” de São Luís. Não é um direito nosso também?

    Eu torço pro Sampaio, pro Moto, pro MAC, pro Imperatriz, contra qualquer time do Brasil. Ninguém quer obrigar torcedor algum a torcer pro Sampaio, especificamente.

    Atitudes assim que fortaleceram o futebol de Pernambuco, Ceará, Bahia. Atitudes assim tiraram a venda dos olhos dos torcedores “paraíbas”, reféns dos padrões impostos pela mídia sulista.

    Nem entrarei no mérito de que você é vascaíno e, sobretudo, motense roxo, o que faz, querendo ou não, suas postagens sobre o Sampaio serem, sempre, tomadas pela paixão de torcedor.

    Por isso, os demais comentários sobre a torcida do maior do Maranhão…

    • Zeca Soares

      A escolha é livre das pessoas. Apenas isso responde.

  58. Leo

    O Maranhense tem que valorizar os times locais, seja Sampaio, Moto ou MAC. Como foi bom ver uns 30 mil torcedores do Sampaio, vestindo a camisa e apoiando. Infelizmente o time não ajudou e desmotivou o torcedor. Sobre os que foram torcer para o Vasco, vão passar o resto do ano torcendo pela TV, aos cariocas presentes parabéns, já os maranhenses, que procurem valorizar nossos times.

    • Zeca Soares

      É um direito dos outros.

  59. Laura

    Eu sou torcedora do Sampaio e fui ao estádio com o meu marido, mas não me importo com torcida de time nenhum e muito menos Vasco porque eu torço é para o Sampaio.

  60. JUNIOR MOTENSE

    ZECA DISCORDO DE VC, REALMENTE ISTO TEM QUE MUDAR MESMO! TEMOS TIME PARA TORCER AQUI! POR CAUSA DE TEXTOS COMO O SEU QUE O SAMPAIO E O MOTO NÃO SÃO CONHECIDOS NO INTERIOR DO NOSSO PROPRIO ESTADO. PARA A GRANDE MÍDIA, ESPECIALMENTE A GLOBO, NÃO É INTERESSANTE QUE TORCEMOS PARA OS NOSSOS TIMES LOCAIS! PARA ELES É MELHOR TORCERMOS PARA TIMES DE FORA…RECONHEÇO SUA IMPARCIALIDADE, MAS VC NÃO FOI FELIZ AO REDIGIR ESSE TEXTO…ESPERO QUE O SAMPAIO SUBA PARA SERIE A E MOTO PARA SERIE C..

    • Zeca Soares

      Quantos jogadores maranhenses tinham no Sampaio? A minoria. Então vamos ter que fazer times só com jogadores daqui também?
      O torcedor é lire, a escolha é livre. O que você fala é IMPOSIÇÃO.

    • Wescley Warwick

      Muito bem, Júnior Motense. Sou boliviano e fui a vários jogos do Moto Club na série D de 2014 e jamais torci contra clubes do meu estado. Não torço contra o futebol do Maranhão.

  61. Jehan Saraiva

    Parabéns pelo Texto Zeca, eu também fico me perguntando que “cobrança” é essa, que colocam 32 mil em um “jogo grande” e menos de 5 em um “jogo normal”

    • Zeca Soares

      Ai querem se preocupar com torcedor do Vasco??? Ora, ora….

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: