Expoema é cancelada por falta de local

0comentário
Expoema
Governo pediu a devolução do Parque Independência à Associação dos Criadores do Maranhão

A decisão do Governo do Estado em pedir a devolução do Parque Independência levou a Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) a cancelar a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), que seria uma grande festa em comemoração aos 60 anos deste que é o maior evento agropecuário do Norte e Nordeste do país.

A Expoema, que tradicionalmente acontece no mês de setembro, começou a ser ameaçada por volta de 30 de março, quando o Governo do Estado manifestara sua intenção de retomar o Parque Independência, que é administrado pela Ascem em forma de comodato, desde 2009 e cuja vigência vai até 2026.

Desde então, a Associação vinha tentando dialogar com o governo, sem avanços. Dia 2 deste mês, recebeu ofício da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep) informando que a entidade deveria entregar as chaves do Parque Independência em 24 horas a contar da hora do recebimento da comunicação.

Sem a garantia do espaço, segundo o presidente da Ascem, José Assub Neto, não há como realizar a Expoema, que este ano seria emblemática por estar na sua 60ª edição. “Infelizmente não temos condições de realizar a exposição, que todos os anos gera milhões de reais em negócios, movimentando a economia local”, declarou.

O ex-presidente da Ascem, o pecuarista Cláudio Azevedo, classificou como lamentável a decisão do Governo do Estado em retomar o Parque Independência, resultando no cancelamento da Expoema. “É uma decisão impensável do governo, que vai de encontro ao desenvolvimento do Maranhão, posto que a Expoema fomenta essa importante atividade econômica que é a agropecuária”. Disse.

Cláudio Azevedo lembrou que ao longo dos anos a Expoema contribuiu fortemente para o melhoramento genético do rebanho maranhense – bovinos, eqüinos, ovinos e caprinos, por meio da realização de provas, julgamento de animais e leilões.

Foto: Flora Dolores/ O Esatdo

O Estado

Sem comentário para "Expoema é cancelada por falta de local"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: