Os atletas e a tocha olímpica

5comentários
China
China participou da Olimpíada de Atlanta

Por China

O Maranhão estado que tem mais de 6 milhões de habitantes e onde somente 10 atletas participaram das olimpíadas e onde tivemos mais de 140 pessoas conduzindo a tocha olímpica, não convidar esses 10 atletas que foram, que já suaram e que são exemplos a ser seguidos para o esporte, afinal de contas estamos falando de olimpíadas e paraolimpíadas, é um contra-senso total.

Não adianta os mal informados ou defensores virem dizer que foi porque patrocinador X, Y ou Z tiveram a maior parcela e indicou a grande maioria. Isso é desculpa de quem quer defender dirigente ou secretário, prefeito ou governador.

Não sou contra a participação de pessoas que tenham história de vida exemplar, de superação etc., até porque a função do esporte é de justamente integrar e mesclar pessoas, culturas, credos etc., mas não colocar 10 atletas olímpicos foi digno de quem não sabe realmente o que é o espírito olímpico.

Pelo menos vimos alguns, pena que estando todos os 10 atletas maranhenses vivos, não participaram da festa que um dia ajudaram a construir e literalmente com muito suor.

Um deles pra mim representaria todos, Ary Façanha, ele foi às olimpíadas de Helsinque, na Finlândia em 1952 e de 1956 em Melbourne, na Austrália, representando o atletismo.

Foi um dos idealizadores dos Jogos Escolares Brasileiros.

Hoje, nosso desbravador olímpico está com 88 anos e não conduziu a tocha olímpica em sua terra natal.

*China do Handebol é atleta olímpico em 1996 em Atlanta e campeão dos jogos pan-americanos em 2003 com a seleção Brasileira de handebol

Foto: Paulo de Tarso Jr.

5 comentários para "Os atletas e a tocha olímpica"


  1. Laercio Elias Pereira

    China, a gente poderia fazer uma solenidade, mesmo virtual, com os 10 atletas olímpicos do Maranhão, como a que o Joaquim Cruz fez com os olímpicos se-tocha de Brasilia: http://cev.org.br/biblioteca/eu-sou-um-atleta-olimpico/

  2. Camila CAstro

    Um atleta olimpico sendo esquecido mas enquanto isso uma ThaynaraOG acendendo a pira,onde estamos?????????????

  3. Zé claudio

    Lamentável! Mas não me surpreendo; esse governo não tem compromisso com o esporte; e respeito com o passado glorioso dos atletas mencionados. Nosso repúdio ao secretário municipal e do estado; eles não tem passado no nosso desporto.

  4. Jorge Luis / Sul do Pará

    Concordo com você China, uma injustiça irreparável com os verdadeiros atletas. Penso que primeiro deveria ser os atletas olímpicos, depois pessoas ligadas ao esporte.

  5. jose carlos silva

    Zeca, o CHINA não participou carregando a tocha por um único motivo: sua ligação familiar co o Ricardo Murad. O resto é balela.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: