Deputados cobram aumento do teto da saúde

0comentário
juscelinofilho
Deputados maranhenses cobram aumento do teto da MAC da saúde em reunião com ministro

Em reunião no Ministério da Saúde nesta terça-feira (9), parlamentares da bancada maranhense discutiram com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, os índices do Fundo Nacional da Saúde de Média e Alta Complexidade (MAC). Com a presença do secretário de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, os presentes compararam os índices maranhenses com o nacional, onde a diferença da per capita do Maranhão com a média nacional está em -38,24.

O principal ponto tratado foi o pedido de aumento da per capita na saúde maranhense. Segundo os gestores, ainda há uma discrepância muito grande entre os recursos destinados ao Maranhão e ainda de outros estados do Nordeste, como o Piauí e o Ceará.

Foi apresentado e entregue ao ministro, um estudo com a atualização para a recomposição deste fundo. “O Maranhão está sendo penalizado há muito tempo, está muito abaixo da média nacional. O ministro e o secretário nacional se comprometeram em a partir da semana que vem, realizar reuniões técnicas para nos próximos meses tentar equacionar esse índice, fazendo com o que o estado do Maranhão não seja mais tão penalizado como vem sendo” afirmou o deputado Juscelino Filho, coordenador da bancada federal maranhense.

A bancada também estava representada pelo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP) e o deputado Weverton Rocha (PDT). Também estiveram presentes o Secretário de Representação Institucional do Governo do Estado, Ricardo Capelli, os secretários de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, e de São Luís, Helena Duailibe, os deputados estaduais Levi Pontes (PCdoB), Stênio Rezende (DEM) e Antônio Pereira (DEM) que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa maranhense, e os secretários municipais Aíla Maria Freire Silva, de Paço do Lumiar, e de Caxias, Dr. Domingos Vinícius Santos, presidente do COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão).

Foto: Divulgação/ Assessoria

Sem comentário para "Deputados cobram aumento do teto da saúde"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: