Falta apoio aos atletas no Brasil

2comentários
De joelhos, Caio Bonfim comemora o quarto lugar nos 20km da marcha atlética
De joelhos, Caio Bonfim comemora o quarto lugar nos 20km da marcha atlética

A declaração do marchador brasileiro Caio Bonfim merece a reflexão de todos. Tenho visto muita gente criticar os resultados do Brasil na Olimpíada, mas são poucos aqueles que se preocupam em saber como é o dia-a-dia de um atleta neste país.

Vejam só o desabafo de Caio que foi o quarto colocado na Marcha Atlética e que por alguns segundos não levou um bronze.

“Não teve nem um dia que saí na rua e não fui xingado por fazer marcha atlética. Falam: “Vira homem”, “para de rebolar”, “viado”, “vai para casa trabalhar, vagabundo”. Todos os dias! São nove anos de marcha. Mas também não teve um dia que não fui apoiado em casa. Foi “paitrocínio” mesmo. Dinheiro, investimento, choro… Não tem como não se emocionar. Eles que me trouxeram aqui. Não foi meu país, meus patrocinadores. Não devo para ninguém. Na minha casa, eu devo”, disse.

Assim como Caio Bonfim, as atletas Joana Maranhão (natação) e até a campeã olímpica Rafaela Silva (judô) já foram alvo de comentários intolerantes. Infelizmente nossos atletas tem sido alvo de xingamentos e críticas injustas nas ruas e redes sociais.

Hoje, se a goleira Bárbara não tivesse defendido dois pênaltis, a nossa Marta seria massacrada por ter perdido um pênalti.

Além do massacre e assédio que sofrem, a verdade é que em nosso país não existe política para o esporte. Os resultados alcançados são fruto do puro talento e da vontade de vencer dos nossos atletas, infelizmente sem reconhecimento algum.

Exceto no futebol, onde os jogadores ganham milhões em salários, nas demais modalidades os atletas enfrentam dificuldade de todos os tipos para treinar e até competir. A grande maioria tem apenas “paitrocínio”.

Temos que nos sentir orgulhosos dos nossos atletas que mesmo sem as mínimas condições ainda conseguem brilhar e que a Olimpíada possa servir também para que possamos discutirmos a políticade esporte em nosso país.

Foto: Ryan Pierse/Getty Images

2 comentários para "Falta apoio aos atletas no Brasil"


  1. Raimundo Mesquita

    Ora meus amigos, eles podem não ter os milhões do futebol, mas não vivem a míngua. Temos a Lei Piva que apoia as Confederações e que por sua vez tem programas de apoio aos seus atletas Olimpicos e temos a Caixa como patrocinadora Oficial do atletismo. Estes apoios e que possibilitam a participação deles em competições internacionais e em campings de treinamento pelo mundo a fora.

  2. Francisco Gaglianone

    Falta apoio??? Novidade!!! Essa Lei que deu dois milhões ao Sampaio e seiscentos mil ao Moto é Lei de Incentivo ao Esporte, e não ao futebol profissional, mas ninguém denuncia esse desvio de finalidade do dinheiro.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: