Debate na TV Mirante marca campanha

6comentários
Mediador Tonico Ferreira com Eduardo Braide, Edivaldo Holanda Júnior, Fábio Câmara, Wellington do Curso e Eliziane Gama
Mediador Tonico Ferreira com Braide, Edivaldo, Câmara, Wellington e Eliziane na TV Mirante

O debate na TV Mirante é sempre o ápice das campanhas eleitorais no Maranhão e mais uma vez marcou o encerramento da campanha eleitoral para a Prefeitura de São Luís. Cinco dos nove candidatos participaram do debate ao vivo no estúdio da emissora.

Participaram os quatro candidatos de partidos com maior representação na Câmara dos Deputados: Edivaldo Holanda Júnior (PDT), Wellington do Curso (PP), Eliziane Gama (PPS), Fábio Câmara (PMDB) e Eduardo Braide (PMN) que foi convidado pela emissora por ter alcançado 5% das intenções de voto na pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira (28).

Foi um debate onde os candidatos se comportaram de forma respeitosa entre si. Com muitas críticas, mas sem agressões e que ensejou apenas um direito de resposta concedido ao candidato Eduardo Braide contra Wellington do Curso.

A surpresa foi o desempenho do candidato Fábio Câmara (PMDB) que demonstrou bastante serenidade e soube aproveitar bem o horário nobre da televisão para ir além da crítica e apresentar propostas ousadas até demais, afinal acredito que os debates servem para o confronto de ideias e comparação das propostas de cada candidato. E o “titio”Fábio fez isso muito bem.

Quem também se destacou foi o candidato Eduardo Braide (PMN). Mas faço umas observações. Ficou claro que o seu principal alvo foi o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, porém em alguns momentos parece ter exagerado na dose. Mesmo quando não debatia com o prefeito, utilizava uma tática para atingí-lo com perguntas a outros candidatos, o que é algo normal, afinal quem é o gestor atual é Edivaldo, mas essas táticas às vezes pode ter efeito contrário e de certa forma se voltar contra o candidato.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) sabia que seria o mais visado, mesmo assim não fugiu ao debate, porém, também aproveitou para mostrar o que fez neste primeiro mandato. Enfrentou as críticas com tranquilidade e diria que de maneira em geral conseguiu terminar o debate sem grandes arranhões. Um prefeito no cargo terá sempre dificuldade de convencer os adversários com suas respostas e isso ficou claro.

O candidato Wellington do Curso (PP) outra vez demonstrou que apesar do grande potencial que possui, ainda precisa trabalhar melhor as suas respostas e receber as criticas com mais tranquilidade. Em alguns momento parecia inseguro. Diria que precisa se preparar um pouco melhor para os debates para que possa melhorar o seu desempenho.

E por fim, teve Eliziane Gama. Bem, até parece que a deputada federal que foi a sensação na eleição de 2012 está desaprendendo. Sei que se trata de uma pessoa preparada e com bom discurso, mas a sua participação foi totalmente apática. Em determinados momentos a impressão que dava é que a candidata sequer tinha ido ao debate.

Quero deixar claro que essa é uma avaliação pessoal e sem nenhuma intenção de atingir este ou aquele candidato. Não quero aqui ser dono de verdade alguma, apenas estou relatando aquilo que vi durante 1h36 minutos em que a TV Mirante levou ao ar o debate com os candidatos a prefeito de São Luís.

Foto: Zeca Soares

6 comentários para "Debate na TV Mirante marca campanha"


  1. Nininha

    Infelizmente o Braide não tem uma coligação forte ao seu lado, que ao meu ver em nada influencia. Esse talvez seria um prefeito que faria a diferença nessa cidade abandonada. Agora, como a população tem memória curta e se deixa levar por meia dúzia de obras de péssima qualidade, aí fica muito complicado desejar uma São Luís melhor.

  2. Felipe

    “Um prefeito no cargo terá sempre dificuldade de convencer os adversários com suas respostas e isso ficou claro.”
    principalmente quando este prefeito se esconde de suas atribuições nos 03 primeiros anos de mandato.

  3. tony

    Esse WC 11 não bate bem .O melhor foi Braide e o segundo foi Edivaldo, tio Fábio aproveitou o momento violento de são luis e quer sequestrar o carbono das árvores e comprar um helicóptero rssss e Elisiane não foi para o debate, desse jeito colocaram a prefeitura no colo de Edivaldo por 4 anos novamente.

    • Cesar

      Tony você esta copiando e colando os cometários em todos os blogs. Fala de todos os candidatos criticando mas esqueceu do Eduardo Braide, que foi nota 10. Você não diz mas vai votar em Edivaldo que eu sei. kkkkkk

  4. Porto Motense

    Achei que o Braide se saiu melhor no debate, enquanto Welington estava perdido, Fabio atirando a esmo e Edvaldo desnorteado. Elisiane foi ao debate?

  5. Marquinho boliviano

    Esse teu candidato é uma lástima! Ed H é uma decepção! Votei nele em 2012 e na época já percebia seu despreparo, mas votei com intenção de tirar Caostelo da prefeitura. Ontem vi o quanto Ed H é despreparado, sem argumento técnicos e convincentes. Teve sorte que Flávio Dino deu uma boa ajuda repassando verbas, principalmente para os asfaltos. Infelizmente, em 2012 fez bastante promessa e não conseguiu cumpri-las e nem vai cumprir! Mesmo se passar mais 4 anos. Na minha opinião, reeleição é pra quem merece! Quem trabalha e que a população se sinta seguro na continuidade de um trabalho. Uma pessoa que trabalhou 6 meses não passa em confiança em ninguém, ou estou enganado? O bom do voto é a força da mudança. Infelizmente, Ed H já deu! E ontem não soube explicar o seu sumiço e o motivo de trabalhar apenas nos últimos 6 meses, além das promessas não concretizadas.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: