Os futuros vereadores de São Luís

4comentários
Joaquim Haickel é ed-deputado estadual
Joaquim Haickel é ed-deputado estadual

Por Joaquim Haickel

Muita gente tem cobrado minhas análises sobre a eleição de vereadores de nossa capital, coisa que fiz pelo menos nas últimas cinco eleições, uma vez que era deputado, estava envolvido na campanha eleitoral e tinha informações seguras e confiáveis sobre o desempenho dos partidos, das coligações formadas por eles e muitas vezes, até sobre os desempenhos individuais de alguns candidatos, fatos que me davam garantia de um percentual muito alto de acerto, tanto na quantidade de parlamentares eleitos por partido ou coligações e até mesmo, em muitos casos, dos nomes dos eleitos naquele pleito.

O fato de estar afastado da política partidária e eleitoral dificulta muito a realização de um levantamento confiável, portanto nesta eleição não farei esse estudo.

No entanto, estive observando a lista de candidatos a vereador de São Luís e posso assegurar que 80% dos nomes que nela constam são completamente irrelevantes, tanto do ponto de vista político quanto do ponto de vista eleitoral.

Dos 639 candidatos que eu encontrei na lista do TRE (não sei se todos continuam candidatos) imagino que apenas uns 20% deles, ou seja, algo em torno de 124 poderiam realmente ser citados como candidatos, e destes, acredito que apenas 10% do total, ou seja, 62, que eu relaciono abaixo, realmente poderiam estar em verdadeiras condições de disputar uma das 31 vagas à Câmara Municipal de São Luís.

Afonso Manoel, Aldir Junior, Aldo Rogério, Alan Ramalho, Alencar Gomes, Armando Costa, Astro de Ogum, Bárbara Soeiro, Barbosa Lages, Basileu, Batista Matos, Beto Castro, Carioca, Chaguinhas, Chico Carvalho, Concita Pinto, Cristovam, Coronel Ivaldo, Dr. Fernando Lima, Dr. Gutemberg, Edmílson Jansen, Eidimar Gomes, Estevão Aragão, Evan de Andrade, Gutemberg Braga, Hans Nina, Honorato Fernandes, Israel Ferreira, Ivaldo Rodrigues, Ivan Sarney, Josué Pinheiro, Kátia Lobão, Luciana Mendes, Manoel Rêgo, Marcelo Duailibe, Marcelo Poeta, Marcial Lima, Marco Aurélio, Marília Mendonça, Marlon Garcia, Marquinhos, Miguel Pinheiro, Nato, Nelsinho, Osmar Filho, Paulo Luiz, Pavão Filho, Pé no Chão, Pedro Lucas, Pedrosa, Pereirinha, Pintinho Itamaraty, Prof. Oduvaldo, Professor Lisboa, Raimundo Penha, Ricardo Diniz, Rômulo Franco, Sebastião Albuquerque, Sebastião Uchôa, Silvino Abreu, Umbelino Junior, Vieira Lima e Zé Raimundo Rodrigues são os nomes que reputo serem os mais aptos a vencer a eleição, tanto do ponto de vista político quanto do ponto de vista eleitoral.

Posso ter me esquecido de incluir nesta lista um ou outro candidato e posso inclusive desconhecer a situação eleitoral de algum que venha surpreender no dia da eleição, mas isso acontece.

Devo ressaltar algumas coisas interessantes desse pleito como a ausência de quatro dos melhores vereadores de nossa cidade nessa disputa, dois deles, candidatos a prefeito, Rose Sales e Fábio Câmara e outros dois, Roberto Rocha Junior e José Joaquim Ramos, candidatos a vice-prefeito. Logo são quatro vagas certas que se abrem.

O fato de candidatos de alto nível não colocarem seus nomes na disputa como é o caso de Bentivi, empobrece o pleito.

Existem, no entanto, nomes consagrados como o dos ex-deputados estaduais Pavão Filho, Afonso Manoel e Zé Raimundo Rodrigues e de vereadores veteranos de diversos mandatos como é o caso de Chico Carvalho, Astro de Ogum, Ivan Sarney, Pereirinha, Dr. Gutemberg e Sebastião Albuquerque que garantem um alto nível entre os que realmente disputam uma vaga na Casa de Simão Estácio da Silveira.

Na lista acima existem jovens que se eleitos, poderiam fazer muito por nossa cidade. É o caso de Nelsinho, Marcelo Duailibe, Hans Nina e Gutemberg Braga.

Há entre os citados um nome excelente que muito possivelmente não se elegerá, pois será muito difícil que seu partido faça o número necessário de legendas para eleger pelo menos um candidato. Falo do Pedrosa.

Por fim, devo declarar o nome daquele que em minha opinião e na de muitas outras pessoas, é um dos candidatos mais bem preparados para defender os interesses de nossa cidade e do povo que nela vive.

É pessoa de grande dedicação às causas humanitárias, sociais, culturais, esportivas e em defesa do meio ambiente. Experiente, tendo sido vereador anteriormente por três mandatos quando honrou as prerrogativas que lhe foram outorgadas pelo povo de São Luís, é autor de diversas e importantes leis que melhoraram a vida de nossa população.

Trata-se de Ivan Sarney, candidato em quem vou votar e a quem confio a missão de conclamar a todos, vereadores e a população de São Luís, a amar nossa cidade e a trabalhar para fazer dela um lugar melhor.

4 comentários para "Os futuros vereadores de São Luís"


  1. Ailton Alves

    Esse Joaquim é muito pretensioso, em querer dá nome aos bois…

  2. Joaquim Haickel

    Sou ferrenho defensor do direito de todos terem e poderem expressar e defenderem suas próprias opiniões, inclusive eu!

    • Zeca Soares

      Joaquim, tem coisas que devemos ignorar.

  3. Raimundo Nonato Lima Moraes

    As pessoas não tem condições de ter sua opinião própria.Que coisa desconfortável!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: