Comunismo em queda no Maranhão

7comentários
Deputado estadual Adriano Sarney (PV)
Deputado estadual Adriano Sarney (PV)

Por Adriano Sarney

Os comunistas perderam as eleições municipais. Primeiro, porque, mesmo utilizando-se da força da máquina pública, foram derrotados em cidades importantes do interior e, na capital, não conseguiram levar em primeiro turno. Segundo, disputaram em 103 prefeituras e não tiveram êxito na grande maioria delas. Terceiro, fazem a política de sempre, conquistaram as pequenas cidades com os mesmos grupos, compostos por famílias históricas que se revezam no poder.

Nas eleições deste ano, o governo foi desaprovado nos maiores colégios eleitorais do Maranhão. Em Imperatriz, onde Flavio Dino obteve a maioria dos votos em 2014, o povo revoltou-se com a arbitrariedade dos Leões que acabou levando um major da polícia à prisão. Resultado, deu o PMDB do competente Delegado Assis. Caxias elegeu Fábio Gentil contra três poderes: Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Prefeitura. Porto Franco preferiu o Dr. Nelson ao invés de um grupo ligado ao governo. Em Barreirinhas, Alberico Filho, sobrinho de José Sarney, ganhou. Em Bacabal, a opção foi Roberto Costa, afilhado de João Alberto. Em Lago da Pedra, mesmo o governo tendo enviado ao seu aliado mais de R$ 2 milhões em convênio duvidoso, triunfou o grupo de Maura Jorge, símbolo da oposição naquela região do Estado. Em Grajaú o povo escolheu Mercial Arruda contra uma protegida do governador. E assim como esses municípios, poderia listar outros.

Das 103 prefeituras almejadas por neocomunistas, apenas 46 foram conquistadas, menos da metade. Dos prefeitos comunistas, 40 são homens e apenas 6 são mulheres. Contudo, levando-se em conta esses números (e números não mentem), o discurso governista torna-se frágil, pois, historicamente, no Maranhão, os partidos que chegam ao poder conseguem eleger em média 50 prefeitos, chamo esse fenômeno de Partido dos Leões. Em 2008, o PDT, do então governador Jackson Lago, era o Partido dos Leões e elegeu 66 prefeitos. Em 2012, período da então governadora Roseana Sarney, o PMDB elegeu 48 prefeitos. O PCdoB, no mesmo período, lançou candidaturas em 25 municípios e conseguiu eleger apenas cinco prefeitos.

O Palácio começou a atuar em favor do PCdoB e de outros partidos próximos ao comunismo ainda na pré-campanha. A ordem era forçar prefeitos eleitos de partidos de oposição como o PMDB e o PV a trocarem de legenda e engordar os partidos da base. O prefeito era chamado por pessoas influentes do governo. O mensageiro prometia recompensas em forma de convênios e influencias no Palácio caso o gestor mudasse de legenda. Esse método de cooptação deixava os gestores coagidos e muitos, infelizmente, foram praticamente obrigados a mudar de partido. Com efeito, dos 20 prefeitos que o PV tinha no começo de 2015, os Leões conseguiram levar 12. Contudo, o PV conseguiu eleger neste ano 7 prefeitos, sendo a maioria mulheres, 4, com a força do voto consciente. O mesmo aconteceu com o PMDB que teve parte de seu quadro cooptado para partidos da base comunista mas, mesmo assim, fez 22 prefeitos este ano. Quando o PCdoB estava fora do Palácio, conseguiu eleger apenas 5 prefeitos.

O governo também diz que seus aliados ganharam em outras 100 prefeituras. A conta não fecha. Não podem levar em consideração todas as eleições ganhas por partidos independentes ou que tenham disputas internas. Considero o PP (que conquistou 15 prefeituras) e o PSB (13), por exemplo, partidos rachados. Quem comanda o PP é o Deputado Federal André Fufuca que é independente, apesar do Deputado Waldir Maranhão, aliado do Flavio Dino, estar no partido, embora de saída. Luciano Leitoa comanda o PSB, no entanto, o Senador Roberto Rocha parece independente das amarras do governo estadual. O PRB (que fez 14) do Deputado Federal Kleber Verde é aparentemente um partido independente, apoiou e deu legenda ao Fabio Gentil de Caxias.

Bastou um ciclo eleitoral para comprovar a queda do comunismo no Maranhão. Fica a clara mensagem do povo contra o estilo perseguidor de governar, aliado a falsas propagandas e a desculpas esfarrapadas. Tudo que vai mal é culpa da “oligarquia.” O Maranhão não quer competir com a China em números de prefeituras como o governador tenta passar para a imprensa nacional. As prefeituras do PCdoB são do Partido dos Leões, seus prefeitos não conhecem, não são e nunca foram de esquerda. As mudanças que foram tão bem “vendidas” nas propagandas eleitorais em 2014 se tornaram ilusões recheadas de desculpas. O resto é retórica.

7 comentários para "Comunismo em queda no Maranhão"


  1. João Carlos

    O deputado está correto. Não interessa o tamanho do partido ou sua tradição nacional quando se fala em eleições no interior. Nenhum eleitor de cidades pequenas vota considerando esta ou aquela sigla, mas o faz ou deixa de fazê-lo levando em conta o cacique político local ou estadual. A maioria das pessoas humildes não faz a menor ideia de como associar um determinado número de um candidato a um partido. Desse modo, não adianta esse argumento de “minúsculo partido de Dino”. Ele é comandante da máquina, tem as chaves do cofre e é isso que pesa no interior. Desse modo, é possível sim afirmar que Dino sofreu um revés nestas eleições.

  2. Dolores Gonzalez

    Desse jeito a democracia ops!DinoCracia, ops!Comunismo vai fazer um excelente governo. Ops!Pra ele e para o aprendiz de comunista.

  3. Dolores Gonzalez

    O DinoDitador sabe bem como fazer uso da máquina pra trazer “aliados”.COM ELE É ASSIM,SE NAO VAI POR AMOR, VAI PELA DOR!!!

  4. Thiago

    Altamente esclarecedor este artigo. Colocando cadaum no seu lugar! Deputado Adriano Sarney não dê importância ao que a turma do Jerry fala. Isso é despeito, inveja e desespero porque o projeto de poder que eles planejaram não será concluído. Siga em frente. Seja firme e forte como tem sido durante esses últimos anos em defesa dos maranhenses que confiaram e acreditaram em sua capacidade e competência de bem representá-los. O senhor é o nosso futuro! A nossa esperança por um Maranhão melhor.

  5. Amadeu

    O fim está próximo desse (des)governo. O cara tinha tudo pra fazer uma boa gestão e se consolidar na politica maranhense, mas ele prefere pegar o caminho da perseguição e da opressão. Atitudes que não condizem com a índole de um líder do executivo, mas de um ditador, fazendo-nos crer que estamos vivendo em uma Cuba, Venezuela ou até mesmo a Coreia do Norte. O povo do Maranhão não merece esse tipo de (des)governo. Independente de quem seja a oposição em 2018, esse terá nosso apoio incondicional para que possamos dar um fim nessa era que tanto desagrada nosso povo. (vide Caxias e Imperatriz 02/10).

  6. CINDY MACEDO

    AO ACREDITAR QUE O GOVERNADOR PERDEU A ELEIÇÃO , O REIZINHO DEMONSTRA , ALÉ DE IMATURIDADE , UMA IGNORÂNCIA SEM TAMANHO , DEMONSTRA TAMBÉM QUE NÃO APRENDEU A LIÇÃO COM A DERROTA DA TITIA DELE . NA VERDADE, DINO E SEU GRUPO FORAM OS GRANDES VENCEDORES , ATÉ PORQUE, CAMPANHA ELEITORAL SE GANHA É COM GRUPO, NÃO ISOLADAMENTE , COMO ACONTECIA COM SUA FAMILIAR . ACORDA REIZINHO SEM TRONO!!

    • Dolores Gonzales

      ACEITAR DERROTA É PARA OS FRACOS! QUE GRUPO VENCEDOR DE DINO É ESSE? UM GRUPO QUE ESTÁ SE DIVIDINDO, POIS OS INTERESSES DO #DINODITADOR É DIRECIONADO SÓ À ELE, E NÃO À QUEM COME FORA DO SEU CACO.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: