Jornalismo nas eleições em São Luís

10comentários

UrnaA campanha eleitoral chega à reta final na próxima semana, mas aproveito para abordar um tema bastante oportuno que é o papel da imprensa nesta reta final da eleição para a Prefeitura de São Luís.

Não vou aqui criticar a conduta de nenhum veículo ou colega de profissão e muito menos condenar quem quer que seja por conta de qualquer episódio ocorrido.

O julgamento deve ficar a critério de leitores, ouvintes e telespectadores. E diria que também para os candidatos que reclamaram bastante nos últimos dias. Mas para isso existe a Justiça Eleitoral, que infelizmente, assiste a muita coisa sem nada fazer.

Com 30 anos na profissão e várias coberturas de eleições diria que alguns se superaram negativamente até aqui, mas prefiro abordar os aspectos positivos neste momento tão delicado.

Os episódios negativos de certa forma “mancharam” o trabalho da nossa imprensa, mas não podemos generalizar. No jornalismo como em toda profissão existem os bons e os maus profissionais. Existem aqueles que trabalham para um e para o outro candidato.

Diria que os melhores foram aqueles que, como os árbitros numa partida de futebol passam despercebidos em grandes decisões. E mais uma vez, sem citar nomes, tivemos alguns.

É claro que toda campanha política é uma espécie de “jogo de interesses”, mas esses não devem nunca interferir num processo em que somente o eleitor deve opinar e deve fazê-lo apenas nas urnas.

Os excessos, os crimes, as ofensas, as brigas, enfim tudo que ferem a democracia nas eleições devem ser esquecidos e nunca mais repetidos. Merecem destaques aqueles que respeitaram as regras do jogo democrático e que todos nós conhecemos. Aqueles que mesmo sem saber qual, respeitam a vontade e a verdade popular que sairão das urnas.

Da minha parte tentarei sempre respeitar o processo eleitoral e deixarei que o eleitor escolha de fato quem ele quer que administre a nossa cidade, sem nenhum tipo de interferência, porém não abrirei mão do meu direito de opinar aqui, afinal é para este propósito que existe um blog, mas sempre procurando exercer o bom jornalismo e dando voz e espaços iguais a todos.

10 comentários para "Jornalismo nas eleições em São Luís"


  1. F5 nas eleições em São Luís – Zeca Soares

    […] Como disse na semana passada, a atuação de elementos externos na tentativa de influenciar nas eleições é totalmente condenável. Certamente, posturas como essas trarão aos seus agentes marcas que ficarão por muito tempo. […]

  2. Gabriel

    Parabéns pela análise lúcida Zeca Soares e pelo trabalho imparcial que vicê desempenha.

    • Zeca Soares

      Obrigado, Gabriel.

  3. Nininha

    O povo se preocupa tanto com Sarney que às vezes chega até ser ridículo. Também acho que como político influente que é, deveria fazer muito mais pelo Maranhão, o que no meu ponto de vista não fez. Mas, não vejo nem um político desse estado fazendo nada de diferente, ou seja, nada melhor para justificar tanto repúdio.

  4. Cadeia neles

    Falam até do japonês da federal, mais do chefão não pode…. kkkkkkkkkkk ohhhh cambada

    • Zeca Soares

      Nãop se preocupe que no dia que prenderem vou divulgar….. Por enquanto tenha seus orgasmos com o nome Sarney.

  5. Cadeia neles

    Estamos esperando uma publicação, sobre a citação do nome sarney na nova operação da lava jato…. lembrei, não pode né, é o chefinho, ou melhor o poderoso chefão.

    • Zeca Soares

      Eu acho que vocês tem orgasmo com isso. Esse Sarney é muito forte.

  6. Jornalismo nas eleições em São Luís | Robert Lobato

    […] por Zeca Soares […]

  7. rafael

    ZECA CONCORDO COM VC,NUNCA VI NA VIDA ISSO,TANTOS JORNALISTAS ENVOLVIDOS DIRETAMENTES E AO VIVO NA POLITICAS,SABEMOS QUE AQUELA VELHAS HISTORIAS DE EMISSORAS E TUDO MAIS,MAIS A TAL DA DIFUSORA QUE TANTO CRITICAVA A MIRANTE DE SARNEY E TUDO MAIS,SE REVELOU PQ SE NOS OLHARMOS NOS DEBATES SENTIMOS DIFERENÇA EM ENTREVISTAS COM OS DOIS CANDIDATO.PODE ATE PENSAR QUE ESTOU PRA DEFENDER A E B,MAIS ANTES ERA UMA COISA DISCRETA SABE,AGORA NAO,O JEISAEL E UM OTIMO PROFISSIONAL,MAIS ELE SURPREENDEU A MIM COMO ADMIRADOR DO SEU TRABALHO,NA ULTIMA SABATINA TUDO QUE OS OUTROS PERGUNTAVA,ELA PROCURAVA LOGO NO TABLET O OPOSTO DA RESPOSTA,ACHO QUE ANTES QUE VC PARTICIPE DO DEBATE,TEM QUE ESTUDO E ELABORAR PERGUNTAS SOBRE O TEM A OFERECER PARA A CIDADE,ELE SO FALTOU VESTIR A CAMISA 12 PQ TAVA NA CARA.E TANTO BLOGUEIROS SE OFENDENDO SEM NECESSIDADE,FALANDO DO VOTO DO OUTROS.
    TA DEMAIS VIU..

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: