Andrea Murad defende a UEMASUL

0comentário
Deputada estadual Andrea Murad (PMDB)
Deputada estadual Andrea Murad (PMDB)

A deputada Andrea Murad (PMDB), titular na Comissão de Orçamento, apresentou duas emendas ao Projeto de Lei 181/2016 que foram rejeitadas. A parlamentar defendeu que as emendas faziam correções ao texto do projeto e, principalmente, protegia o orçamento atual da UEMA. Para Andrea Murad, o projeto aprovado que criou a UEMASUL vai prejudicar o orçamento da Universidade Estadual do Maranhão.

“Votei a favor do projeto mesmo com as ressalvas e críticas que fiz aqui, assim como muitos outros deputados que compartilham da mesma preocupação. Mas entendo que a região de Imperatriz, a região sul do Maranhão merece toda a atenção, de todos nós, como forma de reparar as condições de abandono que esta região passa nesta área do ensino superior. Aprovei pela população do sul do Maranhão e é por ela que irei cobrar do Governo, fiscalizar todos os passos que a UEMASUL tomar daqui por diante, lutar pela autonomia da Universidade, lutar por recursos adicionais para que ela seja instalada e funcione dentro de todos os critérios exigidos pelas leis estadual e federal. Porque só assim, nenhum graduando será prejudicado”, avaliou.

Em todos os discursos de defesa às emendas, a deputada Andrea levantou a demanda orçamentária da Universidade Estadual do Maranhão que, neste ano de 2016, sofreu corte de mais de R$ 50 Milhões no orçamento e apenas a metade do total programado foi realmente empenhado para a UEMA [Fonte: Portal da Transparência]. Para a deputada, os precários recursos da UEMA agora serão divididos com a UEMASUL que já nasce carecendo de um orçamento mínimo para um ideal funcionamento.

“As minhas únicas observações são essas. Que possa abranger de fato toda a região sul, mas, principalmente, garantir que o orçamento da UEMA seja preservado e se aloque outro orçamento para a criação da UEMASUL. Apenas isso. O Governador é incapaz de fazer isso? O que ele vai fazer? Tirar o pouco que se tem da UEMA, dividir com a UEMASUL, isso vai ser uma negação. Fora todas as considerações muito bem feitas pelos deputados César Pires e Max Barros. Essas perguntas estão na cabeça de todos e digo até dos deputados do Governo, que lógico não podem se manifestar, mas são preocupações completamente cabíveis que devem ser pensadas. Então realmente eu gostaria que os nobres deputados, alguma vez na vida, agissem com a consciência e esquecessem que quem fala aqui é a deputada de oposição, Andréa Murad, e pensassem no futuro acadêmico e garantissem que o orçamento da UEMA atual fosse preservado, que o governador coloque outro orçamento para a UEMASUL. É apenas isso. Eu sou totalmente a favor da criação da UEMA do Sul para o povo de Imperatriz e para toda a região do sul”, destacou Andrea Murad.

Foto: Nestor Bezerra

Sem comentário para "Andrea Murad defende a UEMASUL"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: