Adriano discute preservação do Rio Balsas

2comentários

AdrianoSarney
O deputado Adriano Sarney participou, na manhã de hoje (11), de uma reunião com vereadores de Balsas e representantes da ONG Iderber (Instituto de Defesa do Rio Balsas). A reunião serviu para tratar da conscientização e preservação do Rio Balsas.

Durante a reunião, um dos membros do Iderber, Miranda Neto, explicitou a situação alarmante na qual que se encontra o Rio Balsas, constatada em setembro de 2016, na segunda expedição realizada pelos membros da ONG.

Alguns vereadores também externaram preocupação com o tema. O presidente da Câmara municipal de Balsas, vereador Sebastião Saraiva, denunciou que as áreas das nascentes preservadas por Lei foram invadidas por produtores agrícolas. O vereador Gilson Pereira defendeu que as áreas de preservação ambiental, ao longo do Rio, sejam transformadas em parques ambientais.

A Consultora Legislativa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Luzenice Macedo, esclareceu algumas questões levantadas na reunião. Sobre as áreas de preservação estarem nas mãos de produtores, ela afirmou que a licença para uso e ocupação do solo no município é dada pela prefeitura. “O gestor tem que reconhecer o seu papel de proteção do solo de seu município e tudo que nele está”, explicou.

Após denúncias e relatos sobre a situação das nascentes do Rio Balsas, o deputado Adriano Sarney propôs um pacto pelo desenvolvimento sustentável. Para tanto, como primeira medida, o parlamentar irá solicitar, através da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, as licenças ambientais de quatro propriedades que estão localizadas nas nascentes do Rio Balsas.

“Vamos verificar se essas fazendas no entorno da APA têm os licenciamentos ambientais e se existe uma área de amortecimento. Se o desmatamento estiver sendo feito dentro da APA é muita irresponsabilidade”, ressaltou.

Adriano Sarney também pediu aos vereadores que solicitassem da prefeitura municipal a autorização de uso e ocupação do solo das propriedade em questão. Além de sugerir a criação de um Conselho do Meio Ambiente.

“Faremos as cobranças necessárias e tomaremos atitudes corretas. Vamos tomar a responsabilidade para os legislativos Estadual e Municipal. E levar a problemática para o Congresso Nacional juntando esforços com nossos deputados federais e senadores porque os rios do Maranhão estão morrendo”, finalizou Adriano.

2 comentários para "Adriano discute preservação do Rio Balsas"


  1. Celia

    São políticos como o deputado Adriano Sarney que precisamos estimular e apoiar! Que realmente trabalha e com ações voltadas para o interesse da coletividade! Sua atuação é constante e com bons resultados. Deus lhe abençoe e lhe ajude na sua caminhada.

    ADRIANO SARNEY GOVERNADOR!

  2. Thiago

    Sou um grande admirador do deputado Adriano Sarney. Um político sério e íntegro, bem como pela sua forte atuação na Assembléia Legislativa reconhecida pelos maranhenses e também pelos ludovicenses. Fazendo uma oposição a este governo comunista que persegue todos os maranhenses. Atuando de forma responsável e equilibrada contribuindo através de proposições e ações que visam beneficiar diretamente a vida das pessoas.

    #adrianomerepresenta

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: