Cães e gatos são vacinados em São Luís

5comentários
Caovacina
Ca~es e gatos serão vacinados nesta sexta-feira (18), no Bequimão e bairros próximos

Os bairros Bequimão e adjacentes serão alvos da campanha de vacinação antirrábica promovida pela Prefeitura de São Luís. As equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ-São Luís) vão de casa em casa para imunizar os animais e garantir que a Raiva continue controlada na capital. A vacinação na área ocorre nos dias 18, 19 e 25 de novembro, a partir das 7h e a expectativa é imunizar 18 mil cães e gatos nos bairros que compõem o distrito de Bequimão.

A campanha iniciou este mês e tem como meta alcançar 160 mil animais e manter a capital sem registro da doença – desde 2013 não há qualquer caso de Raiva em São Luís. Com as campanhas realizadas anualmente, a capital tem conseguido a meta.

E a população pode ajudar, recebendo os vacinadores para que imunizem os animais. “Nas duas primeiras etapas sentimos grande adesão da população à campanha e esperamos que essa resposta positiva continue. Na atual gestão municipal não tivemos um só caso de raiva e isso se deve ao rigoroso controle epidemiológico que temos mantido com as coberturas vacinais”, pontuou a secretária municipal de Saúde (Semus), Helena Duailibe.

São vacinados animais a partir dos três meses de idade e que estejam no penúltimo mês de gestação. A secretária de Saúde explica que a vacina não é prejudicial ao animal prenhe, mas, o contato no momento de imobilizá-lo para vacinar pode ser traumático e ocasionar aborto, por isso, não são vacinados animais no último mês de gestação.

O trabalho da campanha será reforçado com ações educativas de saúde promovidas por técnicos da UVZ, que visitam a comunidade e orientam sobre as condutas para o bem-estar animal. A campanha vai cobrir toda a capital cumprindo meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A campanha de vacinação antirrábica é realizada sempre às sextas-feiras, das 13h às 17h; e aos sábados, das 7h às 13h. As próximas etapas serão no Distrito Cohab, dias 26 e 27 deste mês; em dezembro, a cobertura finaliza na área do Tirirical, dias 3,9,10,16 e 17; e para janeiro do próximo ano, irá aos distritos Vila Esperança e Itaqui-Bacanga. O trabalho conta com equipes de 230 agentes de saúde devidamente fardados.

Caso a casa esteja fechada na ocasião da vacinação, o responsável deve procurar a sede da UVZ, na Estrada de Ribamar, onde os cães e gatos poderão ser vacinados, pois não haverá retorno das equipes de vacinação. A campanha vai cobrir 22 bairros da região central de São Luís.

Além das campanhas anuais, a UVZ realiza vacinação de rotina em postos fixos na sua sede; no Centro de Saúde Salomão Fiquene, localizado no Cohatrac; e no Centro de Saúde Yves Parga, na Vila Maranhão.

5 comentários para "Cães e gatos são vacinados em São Luís"


  1. Jorge

    Uma grande iniciativa para melhorar a vida dos nossos bichinhos.

  2. Julio

    Muito bom ter nossos pequenos animais saudáveis livres de doenças!! Essa campanha de vacinação é muito importante!

  3. Ravena

    Muito bom cuidar dos nossos bichos de estimacao.

  4. Karla

    Todos devemos vacinar os nossos bichinhos. É para o bem deles. A prefeitura ta de parabéns pela ação e pela conscientização das pessoas para essa causa.

  5. Joao Pedro

    TORCER, Para que desta vez venham pelo Jardim America e vacinem nossos animais.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: