Prefeitura discute proteção aos animais

0comentário
Prefeitura se reúne com entidades para discutir ações de proteção aos animais
Helena Duailibe se reúne com entidades para discutir ações de proteção aos animais

A Prefeitura de São Luís se reuniu na tarde desta sexta-feira (25), com representes de entidades de proteção aos animais para apresentar e debater medidas de atendimento a animais em situação de abandono. Durante o encontro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), detalhou ainda as atividades da Unidade de Vigilância em Zoonoses do Município (UVZ), ligada Semus,e apresentou as principais ações de proteção aos animais realizadas pela gestão municipal.

A secretária de Saúde, Helena Duailibe, anunciou também que, por meio de um trabalho articulado com o Governo do Estado e o Ministério Público, serão reforçadas iniciativas para coibir maus tratos e o abandono de animais domésticos.

“Foi uma reunião bastante proveitosa, em que tivemos a oportunidade de estreitar as parcerias e detalhar as ações desenvolvidas pela atual gestão. Também debatemos novas estratégias, que serão sistematizadas pela equipe técnica da Secretaria e por uma comissão com representantes da Prefeitura e das entidades”, explicou a secretária de Saúde, Helena Duailibe.

Uma das ações definidas a partir da parceria entre a Prefeitura de São Luís e as entidades protetoras dos animais será a castração ou eutanásia dos animais encaminhados pelas entidades, a ser realizada pela UVZ. O presidente da Associação Maranhense em Defesa dos Animais (Amada), Leandro Alvin, ficou satisfeito com os encaminhamentos dados na reunião. “Nós tivemos uma visão proativa do funcionamento da UVZ. Para a gente, é gratificante saber que poderemos compartilhar, contribuir e usar o que é disponibilizado à população”, disse.

Gisele Oliveira, que também participou da reunião como representante do Mutirão de Doação de Ração, também avaliou o encontro como positivo. “Foram discutidos temas importantes como o controle do mosquito que transmite o calazar, castração dos animais e eutanásia.” disse.

Com a nova estrutura da UVZ, o serviço de vacinação em domicílio e o controle de zoonoses como a raiva e calazar foram intensificados. As equipes da unidade de vigilância promovem ainda ações educativas informando as comunidades sobre procedimentos básicos de cuidados com o animal; orientando sobre prevenção e tratamentos em caso de suspeita de doenças que possam ser transmitidas ao homem.

Foto: Maurício Alexandre

Sem comentário para "Prefeitura discute proteção aos animais"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: