Centro Histórico de São Luís será revitalizado

5comentários
Assinatura de Operação de crédito externo entre Prefeitura de São Luís MA e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Assinatura de acordo entre Prefeitura de São Luís e Banco Interamericano de Desenvolvimento

A Prefeitura de São Luís assinou nesta terça-feira (29), em Brasília, acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimento em revitalização do Centro Histórico de São Luís. O programa prevê a requalificação de logradouros públicos, elaboração de um plano de habitação para o local, requalificação da Fonte do Bispo, urbanização do Canal do Portinho e obras no Parque do Bom Menino e Diamante.

O acordo foi assinado pelo secretário municipal de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques, que representou o prefeito Edivaldo; pela representante do Ministério da Fazenda, Ana Lúcia Gatto, e pelo representante do BID, Hugo Florez. Acompanharam o secretário no ato o presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade; a secretária municipal de Articulação Institucional (Semai), Ana Paula Rodrigues; e a chefe da Unidade de Captação de Recursos da Secretaria de Planejamento (Seplan), Regina Carvalho.

Gustavo Marques destacou que o prefeito Edivaldo tem se empenhado em buscar recursos para viabilizar a execução de programas importantes para São Luís, com impacto positivo na melhoria da qualidade de vida da população, crescimento da economia e valorização do patrimônio histórico e cultural da capital. “Nós temos que destacar a importância deste acordo para a cidade, uma vez que o Centro Histórico é uma das identidades mais expressivas de São Luís”, enfatizou o secretário.

Ele explicou que o próximo passo será a vinda de uma missão inicial do programa que deve acontecer até fevereiro para, em seguida, ser dado início à execução das obras.

O presidente da Fumph, Aquiles Andrade, contou que o programa prevê, ainda, a execução de um entreposto pesqueiro para beneficiamento e comercialização dos pescados na área do Portinho, bem como ações de fortalecimento institucional com a capacitação de técnicos da Prefeitura para o Programa de Revitalização e melhoria de equipamentos institucionais.

“Importante é que as ações são realizadas com o apoio institucional do BID, tendo como objetivo a melhoria dos indicadores da área do Centro Histórico dinamizando este trecho da cidade, considerando as suas peculiaridades de Patrimônio Cultural”, destacou Aquiles Andrade, que informou ainda que já há projetos elaborados para serem licitados no início do ano.

Foto: Divulgação

5 comentários para "Centro Histórico de São Luís será revitalizado"


  1. Jorge Franco

    Planejamento muito bom, só que depois que estiver tudo pronto para os ludoviscenses e os turistas tanto o Governo Municipal quanto o Estadual botar uma guarda permanente para cuidar dos vândalos e a segurança das pessoas que iram visitar estes pontos turístico.

  2. DENISE

    Muito bom preservar nosso passado historico, afinal de contas temos uma historia rica e bela.

  3. Gabriel

    O Centro histórico é nosso patricmônio cultural! Sempre é om mantê-lo preservado!

  4. Edmilson

    Muito bom ver que tem propostas e projetos para o centro histórico de Sao Luis. Tem muita historia ali e merece toda a atencao e respeito dos governantes.

  5. Thiago

    Nosso patrimônio histórico merece toda atenção. Vai ficar ainda mais bonito. Os ludoviscenses e os turistas agradecem.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: