Ações contribuem na redução de casos de HIV

1comentário
Campanhas e ações contra o HIV promovidas pela Prefeitura têm contribuído para redução de casos
Campanhas contra o HIV promovidas pela Prefeitura têm contribuído para redução de casos

A saúde de São Luís tem um grande motivo para comemorar o 1º de dezembro. Devido aos avanços dos últimos quatro anos na área da prevenção e diagnóstico, em 2016 o município não notificou nenhum novo caso de criança com vírus HIV. A informação foi dada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), nesta quinta-feira (1º), durante as ações pelo Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, disse que a Prefeitura tem conquistado avanços na luta contra o HIV. “Hoje temos 72 unidades de saúde realizando o teste rápido para diagnóstico da AIDS, o que há três anos acontecia em apenas seis unidades no município. Comemoramos também a contaminação zero de crianças em 2016, pois agora a mãe realiza o teste rápido durante o pré-natal, e ao ser identificada com diagnóstico positivo, ela passa a ter o tratamento necessário e o resultado disso é a não transmissão do vírus ao recém-nascido”, destacou.

De acordo com a Semus, com mais locais fazendo a testagem rápida, a consequência é o crescimento das notificações, o que não significa maior incidência de casos. “Hoje a pessoa tem acesso ao diagnóstico de forma mais rápida, então temos notificado mais casos da doença, isso não quer dizer que houve um aumento no número de pessoas doentes, mas sim que agora temos o número real e assim podemos levar tratamento a mais pessoas”, disse o coordenador municipal do Programa de Combate à AIDS e Hepatites Virais, Wendell Alencar.

Ele ressaltou a necessidade de unir forças em ações de conscientização, principalmente entre os jovens, pois atualmente a faixa etária com maior incidência do vírus HIV é de 13 a 35 anos.

Foto: Maurício Alexandre

1 comentário para "Ações contribuem na redução de casos de HIV"


  1. KARLA

    Uma excelente iniciativa da prefeitura.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: