Roseana comemora crescimento do IDH

0comentário

RoseanaSarney

Dados do Atlas do Desenvolvimento do Brasil mostram que o Maranhão subiu duas posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 2014 em comparação com o ano de 2013. A melhoria dos indicadores sociais foi possível graças às ações desenvolvidas pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) durante a sua última gestão à frente do executivo estadual.

Conforme mostram os dados presentes no relatório, o Maranhão, no ano de 2013, era o penúltimo em todas as unidades da federação com um IDHM de 0,665, ficando à frente apenas do estado de Alagoas, cujo índice era de 0,653.

Já no ano de 2014, o IDHM do Maranhão subiu para 0,678, ficando à frente de estado do Pará (0,675) e, novamente, Alagoas (0,667). Ainda no ano de 2014, o IDHM do Maranhão empatou com o do Piauí, que também era de 0,678.

Ao fazer-se uma comparação no período de 2011 à 2014, anos em que Roseana Sarney estava à frente do Executivo estadual, o IDHM do Maranhão subiu cerca de 4%, passando de 0,649 em 2011 para 0,678 no ano de 2014. Os dados mostram também que no ano de 2012 o IDHM do Maranhão era de 0,650 e, no ano de 2013, subiu para 0,665.

Avaliação

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano de uma unidade federativa, município ou região metropolitana.

O IDHM brasileiro considera as mesmas três dimensões do IDH Global – longevidade, educação e renda, mas vai além: adequa a metodologia global ao contexto brasileiro e à disponibilidade de indicadores nacionais. Embora meçam os mesmos fenômenos, os indicadores levados em conta no IDHM são mais adequados para avaliar o desenvolvimento dos municípios e regiões metropolitanas brasileiras.

De acordo com a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), a elevação do índice no Maranhão foi possível em razão dos esforços em melhorar a qualidade de vida da população maranhense. “Esses dados só reforçam o compromisso que tivemos ao logo do meu mandato para melhorar a vida das pessoas. Os avanços registrados no IDH são, na grande maioria das vezes, mais lentos do que os resultados que conseguimos levar de imediato em diversos setores, como é exemplo da saúde, onde, em curtíssimo prazo, o meu governo fez o maior programa de melhoria no atendimento já realizado em todo o Maranhão”, destacou.

Ela afirmou também os números representam um reflexo das ações que foram desenvolvidas pelo governo. “Fico muito feliz por hoje ver, nesses novos números, que valeu a pena todo o esforço que fizemos. Construímos, geramos emprego e renda, atraímos dezenas de empresas e capacitamos cerca de 500 mil pessoas no programa Maranhão Profissional. É incontestável! Demos oportunidade de verdade, e é disso que o Maranhão precisa”, frisou.

Foto: Bié Morais

O Estado

Sem comentário para "Roseana comemora crescimento do IDH"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: