Repercussão da morte de Ferreira Gullar

0comentário
Ferreira Gullar: Veja repercussão da morte do escritor
Ferreira Gullar: Veja repercussão da morte do morte do poeta, escritor e teatrólogo

A morte do poeta, escritor e teatrólogo Ferreira Gullar neste domingo (4) foi repercutida por políticos e artistas. Um dos maiores autores brasileiros do século 20 e eleito “imortal” da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2014, ocupando a cadeira nº 37, Gullar estava internado no hospital Copa D’Or, na Zona Sul do Rio.

Veja abaixo a repercussão:

Michel Temer, presidente do Brasil
“Ferreira Gullar deixa um vazio imenso na literatura nacional. Perdemos um poeta de primeira grandeza. Um abraço fraterno à família e aos amigos nesta hora triste”.

José Sarney, ex-presidente do Brasil
“É um grande poeta, um grande intelectual que marcou o início de minha vida intelectual, chefiando com os irmãos Haroldo Campos, o Movimento Concretista. Pessoalmente perco um grande amigo e o Brasil o seu maior poeta”.

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo
“‘A arte existe porque a vida não basta’, disse certa vez o poeta maranhense Ferreira Gullar, que nos deixa um legado múltiplo de beleza e invenção. Gullar foi também um refinado tradutor e ensaísta, um polemista vigoroso e, mais que um crítico, um pensador das artes plásticas. Com igual talento e generosidade, dedicou-se a pensar a realidade política e social do país que, hoje, lamenta muito a sua morte. Aos seus familiares e amigos, nossos sentimentos”.

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro
“O Brasil e o mundo choram hoje a perda do imortal poeta Ferreira Gullar. Mas, na cidade que ele escolheu para viver, a dívida de gratidão com esse gênio das palavras é ainda maior. Meu amigo Gullar foi um dos 150 representantes da intelectualidade e da sociedade carioca que desde 2012 participam do Conselho da Cidade, colaborando com sua mente brilhante para ajudar a transformar o Rio. Por isso, além da saudade que ficará desse carioca de coração, deixo aqui o meu ‘muito obrigado” para este amigo em nome de todos os apaixonados pela Cidade Maravilhosa. Meus sentimentos para toda a família e para os admiradores de Ferreira Gullar. Que sua poesia continue imortal para a cidade do Rio de Janeiro”.

Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras
“Ele é um dos maiores poetas, não só maranhense, mas de todo o Brasil. Ferreira Gullar é, talvez, hoje, uma das maiores figuras da poesia brasileira. O Brasil perde um grande intelectual. Um homem que tinha uma grande expressão dentro do quadro da cultura brasileira. O Maranhão não pode deixar de lamentar a morte dele, porque a literatura do Maranhão e do Brasil estão fragilizadas”.

Luis Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro
“Perdemos hoje um dos principais personagens da literatura no Brasil. Ferreira Gullar nos deixou, mas marcou sua presença nesse mundo com grandes obras e feitos. Na poesia, participou de grandes momentos e foi um dos responsáveis pela criação do neoconcretismo. Imortal da Academia Brasileira de Letras, o poeta venceu inúmeros prêmios, incluindo o Jabuti pelas obras ‘Resmungos’ e ‘Em alguma parte alguma’. Sua trajetória de vida era refletida em sua obra que nos tocava profundamente. Para sempre essa obra viverá no coração e em livros que eternizam na impressão de suas palavras, os pensamentos de um dos maiores poetas brasileiros”.

Lobão, músico
“Morre Ferreira Gullar. R.I.P poeta”.

Xico Sá, jornalista e escritor
“Viva o poeta Ferreira Gullar. Viva o poema Sujo, viva Dentro da Noite Veloz”.

Foto: Otávio Magalhães/Estadão Conteúdo/AE

Sem comentário para "Repercussão da morte de Ferreira Gullar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: