Governo revitalizará escolas indígenas

0comentário
18 escolas de educação integral entrarão em funcionamento no próximo ano
Governo do Estado iniciará processo de revitalização de escolas indígenas do Maranhão

O Governo do Estado iniciará o processo de revitalização de escolas indígenas do Maranhão. Logo em fevereiro de 2017, serão revitalizadas 10 escolas indígenas, localizadas em 10 aldeias dos municípios de Bom Jardim, Santa Luzia do Paruá, Amarante, Bom Jesus das Selvas, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras, beneficiando aproximadamente 2 mil alunos indígenas.

As escolas foram definidas após levantamento feito por equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que apurou a situação das escolas indígenas no Maranhão. De acordo com o secretário da Educação, Felipe Camarão, a revitalização das escolas indígenas é determinação do governador Flávio Dino que, ao longo de dois anos, tem desempenhado um importante papel de recuperação da rede física escolar em todo o Estado.

“Primeiramente os serviços serão executados nestas 10 escolas, por serem as que necessitam de reparos mais imediatos, conforme o levantamento nos apontou”, ressaltou Felipe Camarão. O secretário também destacou que, posteriormente, será possível estender o trabalho para outras aldeias, pois o investimento na infraestrutura dos espaços escolares também irá refletir na melhoria da aprendizagem e na autoestima de toda comunidade escolar. Camarão observou que o governador Flávio Dino está focado em transformar a educação maranhense e, dia após dia,  avança, conforme seu direcionamento.

O secretário Adjunto de Suporte ao Sistema Educacional da Seduc, Anderson Lindoso, destaca que a ampliação do diálogo com as comunidades indígenas, tem possibilitado à Seduc conhecer melhor a realidade de cada aldeia. “Seguindo as diretrizes do governador Flávio Dino, a Seduc desenvolve um trabalho amplo de valorização e recuperação do ambiente escolar. Com as comunidades indígenas não poderia ser diferente”, disse.

Lindoso destacou ainda que, com a ampliação do diálogo, foi possível conhecer mais de perto a realidade de cada aldeia e atender da melhor forma as demandas dos povos indígenas. “Assim como na alimentação escolar, que em 2016 foi completamente realizada, em 2017 trabalharemos com a infraestrutura das escolas garantindo uma escola digna para o processo de ensino aprendizagem”, observou.

“A melhoria da infraestrutura das escolas indígenas faz parte do conjunto de ações para que todas as etapas e modalidades da Educação Básica alcancem a qualidade e transforme a vida dos maranhenses, respeitando as diversidades e considerando as especificidades de cada comunidade escolar. Esse é o caminho para garantirmos a melhor atuação dos docentes e desempenho satisfatório do(as) estudantes”, afirmou a secretária Adjunta de Ensino da Seduc, Nádya Dutra.

Confira as Escolas indígenas que serão revitalizadas no início de 2017

Bom Jardim
EI ZEMUE E HAW TAKWAR TYW (Aldeia Tabocal)

Santa Luzia do Paruá
CEI YWYTUHU (Aldeia Ximborenda)

Amarante
CEI GIANNI SARTORI (Aldeia Juçaral)
EI TAWINE (Aldeia Guaruhu)
EI CAPITAO SUPRIANO (Aldeia Canudal)

Bom Jesus das Selvas
EI BOM JESUS (Aldeia Barreiro)

Grajaú
CEI YRIKARAMIRI (Aldeia Bananal)
EI COCAL GRANDE (Aldeia Cocal Grande)

Itaipava Grajaú
EI GUAJAJARA (Aldeia Urucu)

Jenipapo dos Vieiras
EI TENENA GURUPI GUAJAJARA (Aldeia Lagoa Comprida II)

Foto: Lauro Vasconcelos

Sem comentário para "Governo revitalizará escolas indígenas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: