Prefeitura combate Aedes aegypti

2comentários
Prefeitura de São Luís vistoria mais de um milhão de imóveis com ações de combate ao Aedes aegypti
Prefeitura vistoria mais de um milhão de imóveis com ações de combate ao Aedes aegypti

Para manter o mosquito longe e evitar a proliferação de doenças, a Prefeitura de São Luís mantém o programa de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica vírus. Somente em 2016 mais de 1,2 milhões de imóveis receberam visita de agentes municipais de endemias. No mesmo período, foram realizadas 665 ações educativas, 17 mutirões e campanha de mobilização social, beneficiando todos distritos da cidade.

Atuam no programa 441 pessoas envolidas diretamente em ações que vão desde a visita de agentes de endemias que pecorrem casas e outros imóveis, passando pela desinfecção de reservatórios e orientação às comunidades até o monitoramento de locais com potencial para abrigar o mosquito.

Segundo explicou a secretaria municipal de Saúde, Helena Duailibe, a Prefeitura reforçou e ampliou as ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças para combater a incidência de casos das doenças causadas pelo mosquito. “Por orientação do prefeito Edivaldo a Semus investiu na atenção básica e prevenção, além de fortalecer a rede assistencial para aumentar a capacidade de produção de resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população”, disse a titular da Semus.

As ações de combate ao mosquito resultaram na contenção de focos, desinfecção de reservatórios e orientação às comunidades. O conjunto de medidas desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís mobilizou agentes, população e órgãos do poder público municipal no controle dos casos.

Foram realizados Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) com visita domiciliar e tratamento de focos em mais de 1,2 milhões de imóveis na capital. O método é determinado pelo Ministério da Saúde e dever ser seguido no planejamento de combate ao mosquito. Com isto, a gestão cumpriu a totalidade do que é determinado pelo Ministério no cumprimento do LIRAa. Ainda na estatística somaram cinco ciclos com 20 inspeções e 10 tratamentos em pontos estratégicos, alcançando mais de 228 mil depósitos.

Foto: A. Baêta

2 comentários para "Prefeitura combate Aedes aegypti"


  1. CABETO

    e a matéria do JN sobre o vlt ? não vai dizer nada

    • Zeca Soares

      A matéria está no blog.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: