Tomaram posse neste domingo (1º) de janeiro, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o vice-prefeito Júlio Pinheiro, para gestão da Prefeitura de São Luís no quadriênio 2017-2020. A cerimônia de posse aconteceu no auditório Alberto Abdalla, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). A chapa foi reeleita pela coligação ‘Pra seguir em frente’ (PDT, PCdoB, DEM, PROS, PTB, PSC, PRB, PTC, PEN, PR, PT e PSL) com 285.242 votos . Na ocasião tomaram posse também os 31 vereadores eleitos e os suplentes, além de ser eleita a mesa diretora da câmara para o biênio 2017-2018, que será conduzida pelo vereador Astro De Ogum.
Emocionado, na solenidade, o prefeito Edivaldo reafirmou seu compromisso com a população que o reconduziu mais uma vez ao cargo. “Em primeiro lugar agradeço a Deus por mais esta oportunidade de conduzir, ao lado com companheiro Júlio Pinheiro, a minha amada São Luís. Durante os próximos quatro anos vamos continuar a executar o trabalho de desenvolvimento da cidade com transparência, moralidade e planejamento, priorizando aqueles que mais precisam”, disse o prefeito Edivaldo.
Edivaldo anunciou ainda mudanças na nova gestão, para equilíbrio das contas públicas como uso consciente de água e energia elétrica, redução de contratos de aluguel, entre outros.
O vice-prefeito, Júlio Pinheiro destacou que os próximos anos serão de desafios e de trabalhos para supera-los. “Vamos ter um ano de dificuldades, mas em nada comparado ao que a gestão encontrou há quatro anos. Com muita determinação e planejamento, vamos avançar muito mais nas políticas públicas em favor da nossa cidade, buscando parcerias institucionais e contato com o apoio da nossa população”, disse Júlio Pinheiro.
O governador Flávio Dino também cumprimentou o prefeito Edivaldo e reforçou a importância da parceria entre o Executivo Estadual e a administração da capital maranhense. “O prefeito Edivaldo tem um amigo no governo do Estado. A parceria e a união vão continuar para resolver os problemas que a nossa cidade enfrenta”, disse Flávio Dino.
Durante campanha, Edivaldo e Júlio Pinheiro se comprometeram em prosseguir com o trabalho executado na cidade durante os quatro primeiros anos de gestão e continuar olhando para a população mais carente da cidade, além de contornar com planejamento, os desafios que surgirão diante da crise econômica e política no país.
A primeira gestão de Edivaldo à frente da Prefeitura de São Luís contabiliza diversos destaques em nível nacional. Edivaldo recebeu em 2016 o reconhecimento pleno como Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq; o título de Prefeito Empreendedor 2015, vencendo a fase regional da premiação que destaca iniciativas de desenvolvimento e incentivo aos pequenos empreendimentos. Outro destaque da administração foi na área de transparência: em 2015, a Prefeitura de São Luís obteve a segunda melhor nota entre as capitais brasileiras na Escala Brasil Transparente, que avalia o cumprimento da Lei de Acesso à Informação entre os municípios brasileiros.
Em nível local, a administração Edivaldo se notabilizou por avanços históricos para a cidade, a exemplo da licitação dos transportes; urbanização de mais de duas mil ruas em cerca de 100 bairros. A desativação do aterro da Ribeira e a implantação dos Ecopontos. Em parceria com o governo do Estado, implantou as vias Interbairros que oferecem rotas alternativas de tráfego, desafogando o trânsito dos principais corredores urbanos.
Foram dobrados ainda o número de leitos de UTI na capital, reformadas mais de 30 Unidades Básicas de Saúde. Edivaldo reestruturou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que ganhou uma nova sede e uma base descentralizada. São Luís ganhou ainda um núcleo especializado em Saúde do Homem, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), do Filipinho, e uma Unidade de Saúde 24h na zona rural – a primeira do tipo na região.
Na educação municipal, valorizou a categoria dos professores concedendo aumento de 39,08% no acumulado dos quatro anos, além de ter executado um dos maiores programas de implantação de direitos aos educadores da história do Estatuto do Magistério: foram mais de 8 mil direitos implantados em três anos – entre progressões, titulações e gratificações – além de mais de 400 professores aposentados, dando celeridade há processos que estavam parados há vários anos. A valorização dos educadores, somada à requalificação das estruturas físicas das escolas, garantiu a retomada da curva de crescimento do Ideb: este ano, São Luís conquistou a terceira maior nota no indicador entre as capitais do Nordeste, para as séries finais do Ensino Fundamental.
Edivaldo incentivou também o lazer e a convivência social nos bairros com a construção e reforma de mais de 30 praças; reativou o Circo Escola e implantou outros espaços de atendimento, como a Casa do Bairro e o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Vila Luizão. A Prefeitura de São Luís beneficiou, desde 2013, mais de 40 mil pessoas com a entrega de 11 mil unidades habitacionais do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Fotos: Honório Moreira
Agora é continuar com o trabalho realizado em São Luis e começar novos e melhores , porque nossa São Luis ja está de cara nova e muito melhor do que em outros tempos.
Parabéns pelo novo mandato!! Tenho certeza que será sensacional!
São Luís não vai existir no final do governo desse senhor. Vim passar o final do ano com meus pais e trouxe um amigo de MG para conhecer a cidade. Fiquei com vergonha alheia do que encontrei aqui. A cidade está imunda, cheio de lixo nos canteiros da cidade. Além disso, todos os meios fios das avenidas estão completamente destruídos, até em avenidas de bairros mais ricos, como a daniel de la touche. Como sempre, quando fazem algo, só mandam capinar, ao invés de concretar tudo pra evitar esse mato e terra que tem em toda são luís. Na primeira chuva que cai, a cidade toda fica só terra.
Por fim, o que falar do asfalto? Como disse meu amigo, a gente anda de carro, mas parece que tá andando de cavalo de tão irregular que é o asfalto, além dos buracos que existem há anos e bueiros meio metro abaixo da pista.