Cultura e Turismo em foco

0comentário
Gestores estaduais e municipais discutem políticas públicas para cultura e turismo do Maranhão

Estado e municípios juntos discutiram nesta terça-feira (17), durante o 1º Encontro de Gestores Municipais de Cultura e Turismo do Maranhão, assuntos como democratização do acesso à cultura, valorização da diversidade cultural e turística maranhense e interiorização das políticas públicas. O evento, aberto pelo Secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, reuniu gestores de cultura e turismo de todos municípios do Maranhão.

Realizado na Casa do Maranhão, centro histórico de São Luís, o encontro foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). O objetivo foi aprofundar o diálogo com os municípios e compartilhar informações e ferramentas para a implantação das políticas culturais e de turismo no Maranhão.

“A Sectur está abrindo as portas para os gestores municipais, e a participação de todos aqui é importante não apenas para criar novos canais de relacionamento mas sobretudo para efetivar parcerias que favoreçam a formulação e execução dos projetos de cultura e turismo do Maranhão”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Foram realizadas palestras abordando assuntos relacionados aos programas Mais Cultura e Turismo, Lei de Incentivo à Cultura, credenciamento cultural, Farois dos Saberes, Programa Artesanato do Maranhão, mapeamento turístico, Cinema da Cidade, Maranhão Musical entre outros.

O balcão de informações, montado durante o evento especialmente para que os gestores municipais pudessem tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre cada programa estadual, foi muito procurado. Os gestores de programas da Sectur atenderam cada município dentro da área de interesse deles e puderam apresentar todas as informações demandadas.

Para Irlene da Silva Marinho, Secretária de Cultura, Juventude e Turismo de São João do Paraiso (localizada no sul do Maranhão), o encontro é bom principalmente para os municípios pequenos e que neste ano iniciam nova gestão. “Queremos implementar projetos na área de cultura e turismo que gerem renda para a região, me chamou a atenção a Lei de Incentivo à Cultura e os programas de turismo”, destacou.

O secretário de Cultura de Morros, Márcio Gonçalves, disse que a realização do evento mostra que o Governo do Estado acredita no potencial de cada município. “Temos que ser parceiros, temos que conhecer o nosso potencial. Em Morros temos grandes atrativos não só turísticos mas uma das mais fortes tradições ligadas a cultura popular, e encontros como esse são de suma importância para que possamos realizar nossos projetos”, afirmou.

Durante o evento os gestores municipais também tiveram a oportunidade de conhecer as casas de cultura Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Casa de Nhozinho, Centro de Pesquisa Natural e Arqueologia e Casa do Maranhão, por meio de visita guiada.

Foto: Divulgação

Sem comentário para "Cultura e Turismo em foco"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: