Um novo PT para São Luís

2comentários
Vereador Honorato vai encabeçar uma chapa na disputa  do Diretório Municipal do PT

O PT de São Luís pode ter um novo rumo depois das eleições do seu diretório municipal, que acontece no próximo dia 9 de abril deste ano. Apesar das turbulências que o partido vive nacionalmente e os escândalos contra seus dirigentes, na capital maranhense o Partido dos Trabalhadores está disposto a fazer um realinhamento às suas origens, retornando sua diretriz para a luta do mais necessitados e a defesa do trabalhador.

Nesse sentido é que o vereador de São Luís, Honorato Fernandes pretende, com sua candidatura à presidente do PT da capital, aglutinar tendências e pensamentos da legenda no intuito de apontar um novo caminho à agremiação, a ser traçado com a ajuda de todos os petistas, independente de correntes.

De acordo com Honorato, a chapa ‘Unidade para Renovar’, encabeçada por ele, tem conseguido agregar apoios importantes que vão além de uma tendência, pois as disputas internas, na avaliação de muitos, têm feito com que o PT não cresça em São Luís.

“Trata-se de um esforço coletivo de vários militantes petistas que têm buscado o exercício da unidade e, como resultado, surge uma chapa plural em que se reconhece erros e se busca valorizar os acertos. A nossa proposta é resgatar militantes históricos que sonham um novo momento para o partido, apesar das dificuldades conjunturais, dispondo-se a repactuar novas relações e caminhos em defesa da sociedade”, afirmou Honorato Fernandes.

O vereador disse que a ‘Unidade para Renovar’ tem o apoio das tendências CNB, Reage e MS, ligada ao deputado Bira do Pindaré, e ainda de membros históricos como Francimar Melo, Secretário Estadual de Organização do Maranhão e do vice-presidente estadual do PT, Augusto Lobato. Honorato ressaltou ainda que defende a manutenção da aliança com o prefeito Edivaldo e o governador Flávio Dino.

Meu nome é Honorato Fernandes e sou natural de São Luís. Filho da professora Ieda Batista, uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores no Maranhão, posso dizer que, meus primeiros passos na trajetória política e de militância social, ainda que de modo não oficial, foram dados desde menino, quando pude acompanhar a luta de minha mãe pelos direitos sociais, bem como sua trajetória incansável na luta pelos direitos das mulheres. Sempre referenciado nela, o desejo de contribuir para a transformação da realidade dos mais pobres, excluídos e vulneráveis sempre foi algo pulsante em mim e motivo principal que impulsionou minha candidatura a vereador em 2012, quando, oficialmente, iniciei minha caminhada política.

Logo no início do primeiro mandato foi convidado para ser o líder do governo na Câmara, convite este que muito me honrou e que trabalhei sempre numa linha de defesa dos projetos estruturados pelo executivo municipal. Após sair da liderança me dediquei integralmente às causas populares, como o movimento em defesa dos direitos do trabalhadores e trabalhadoras agrícolas ao lado da Fetraf, me posicionei contra a maioridade penal e trouxe para o debate, junto com Sindsep, a questão da PEC da Terceirização. Também lutei ao lado população por um transporte público de qualidade e juntos buscamos meios para combater a violência.

Ao iniciar este segundo mandato, tendo a honra de ser o primeiro vereador reeleito do PT na história da capital e após uma reeleição com um coeficiente de votos de 30% acima da última eleição, assumo o segundo posto mais importante na linha de comando da Câmara Municipal, na qualidade de 1º Secretário da Casa.

Em toda minha trajetória sempre procurei pautar minha atuação parlamentar na defesa dos direitos dos mais pobres e da classe trabalhadora. Princípios e ideais que fundamentaram, desde 1980, o surgimento do nosso partido e continuam justificando a sua existência, por mais incômoda que esta venha sendo, nessa conjuntura pós-golpe.

Professora Ieda Batista uma das fundadoras do PT e mãe do vereador Honorato Fernandes

Quando do golpe à nossa presidenta Dilma, sempre me posicionei contra o processo de impeachment, tanto no parlamento, quanto nos atos que realizamos percorrendo as ruas em defesa da democracia, ratificando que a nossa luta contra o processo se justificava na garantia de direitos conquistados pelas classes populares ao longo dos anos nas gestões petistas. Repudiei de forma veemente a onda de ataque, que tem sido promovida no intuito de desmoralizar a classe política, sobretudo o Partido dos Trabalhadores.

Nessa caminhada enquanto parlamentar, sempre alinhada com os movimentos sociais e entidades sindicais, venho desenvolvendo um trabalho junto às comunidades e em defesa dos direitos do trabalhador e da trabalhadora. Dessa forma, consegui levar ao poder público reivindicações de várias categorias, intermediei reuniões, a exemplo das técnicas de enfermagem e a Secretaria de Saúde, dos trabalhadores do transporte alternativo e a SMTT.

Integrei ainda a frente de luta pela consolidação dos direitos dos trabalhadores da construção civil pesada. No início do ano de 2016, durante a última greve deflagrada pelos professores da rede municipal de ensino, propus também a formação de uma frente parlamentar que intermediou a negociação entre a categoria e a prefeitura. Cerrei ainda fileiras em ações como a defesa da conquista e manutenção dos direitos dos trabalhadores da Zona Rural, professores, motoristas e a população de maneira geral.

2 comentários para "Um novo PT para São Luís"


  1. Heitor

    Vamos aguardar o resultado. e que contribuam com o melhor para sao luis.

  2. Rosa

    Importante é que quem for eleito, continue ao lado do Prefeito Edivaldo contribuindo para o desenvolvimento de São Luís, como tem ocorrido até agora.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: