Falta estrutura e apoio ao futebol no MA

10comentários

Não é apenas dinheiro que falta para os nossos dois representantes no Campeonato Brasileiro Série C. Falta estrutura de time de futebol para que Sampaio e Moto possam fazer boas campanhas nas competições nacionais.

O que vimos na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil é um sinal do que pode acontecer mais adiante. Ou Sampaio e Moto se estruturam ou vão continuar dando vexames nacionais. O mesmo vale para MAC e Cordino que vão disputar a Série D.

Nossas equipes não tem apoio da iniciativa privada, ninguém gosta de patrocinar os times de futebol e a ajuda que recebem do poder público ainda é bem pequena. Até mesmo quando o Sampaio esteve na Série B, com estádio superlotado, os empresários da iniciativa privada não viram a excelente oportunidade de negócio.

Os recursos oriundos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ajudam no pagamento da folha, mas não são suficientes para grandes investimentos. Até porque os clubes que estão nas Séries C e D são os únicos que não recebem ajuda financeira da CBF. E para piorar a situação, mesmo com pouco recursos, os clubes ainda erram demais nas contratações.

Sem dinheiro, os clubes não podem se antecipar e iniciar uma temporada ainda no ano anterior e buscar os melhores jogadores no mercado. Assim, acabam vindo para cá aqueles que estão desempregados ou os que se preocupam apenas com o calendário cheio e que não demonstram qualquer compromisso com o projeto do clube. Daí alguns acabam até sendo dispensados sem jogar.

Outra fonte de receita poderia ser o sócio torcedor, mas é pequena o número de adesões. O torcedor pouco participa. Infelizmente eles ainda não entenderam que quanto maior for o número de torcedores sócios, melhor será para as equipes que não ficarão mendigando ajuda.

A venda de material esportivo que poderia ser uma outra fonte de arrecadação também é pequena. As arrecadações nos jogos é mínima até porque o valor do ingresso é baixo e temos jogos todos os dias.

O fato é que os clubes só podem contar com as grandes arrecadações quando estão bem dentro de campo e para tudo esteja bem é preciso investimento para formar um bom time.

Fora dos gramados, a representatividade do futebol e do esporte é pequena na Assembleia Legislativa e na Câmara de São Luís inexiste. Poucos são os parlamentares que olham pelo esporte. No Município e Estado, o esporte não está e nunca esteve e acredito que nunca estará entre as prioridades.

Do jeito que está é fácil atirar pedra e criticar as nossas equipes. Não estou aqui defendendo dirigente algum e muito menos ignorando os erros cometidos por eles todos os dias.

Estou falando da nossa falta de estrutura no futebol que nos remete a momentos de incerteza como este que estamos atravessando. É necessário pensar o futebol como negócio e como agente capaz de gerar emprego e renda também. E para isso é necessário a participação de todos, juntos como se fosse uma torcida só.

Só assim, acredito que o futebol aqui possa evoluir e cpmeçar a deixar de andar com pires na mão.

10 comentários para "Falta estrutura e apoio ao futebol no MA"


  1. Paulo Pereira

    Parabéns,Zeca você falou da realidade do nosso futebol,falta Dirigentes que tenha humildade para conhecer suas limitações a frente de um grande clube,como Mac,Moto,Sampaio e outros pois quando aparece alguém com novas proposta e idéias eles não aceitam com medo de perder o domínio dos citados clubes e não dão oportunidade,pois nossos times de futebol ainda tem donos e donos amadores que não aparecem e ficam por trás mandando em tudo certo.Outro fato interessante é o comportamento do torcedor Maranhense torcem contra os times da casa quando joga times do Rio ou São .Acho que temos sim que torcer pela grandeza do nosso futebol.

  2. Joimar Franco

    Isto e muito fácil de ser resolvido tanto o Governo Municipal com o Estadual que andam com um bom relacionamento chamariam as grandes empresa que estão trabalhando no território do Estado do Maranhão e bateria o martelo para serem patrocinadores dos times que estão disputando algum campeonato da CBF. Mais para isso estes times teriam que estar com seus encargos sociais limpo.

  3. PAULO

    zeca , e os mais de 2 milhoes que o sampaio recebeu esse ano, da copa do Brasil , copa do nordeste, governo, socio torcedor etc

    • Zeca Soares

      Quando fala de contratações erradas e mal gerenciamento estou falando de que? O dinheiro só chegou após a montagem do time e agora é necessário fazer tudo novamente. Daí dinheiro jogado fora, até porque se não tinham dinheiro antes como é que iriam contratar jogadores mais caros?

  4. Joaquim

    Quero apenas acrescentar o AMADORISMO “barroco” também a própria torcida que alimenta o complexo de “vira latas”. Exemplo: entre outras coisas ainda torce em primeiro e até único plano, para os times do sul do país. (clientes da globo).

  5. carlos

    Parabéns pela matéria, retratou com objetividade e clareza a penosa realidade do futebol maranhense. Sou torcedor do Sampaio, mas torço pelo futebol do nosso Estado como um todo e me recuso a acreditar que somente os outros Estados da Federação tem capacidade organizacional e de investimento nos times de futebol. É preciso uma visão dos empresários locais para o nosso futebol, primeiro pq gera renda e lucro para as empresas e de outro modo é fator de identificação do cidadão com sua cidade, seu Estado, colaborando com a estima das pessoas. Necessário, a meu sentir, uma maior clareza/transparência dos projetos dos clubes, de planos de investimentos, tando para as eventuais empresas interessadas, quanto para os sócios torcedores. Assim, acredito que com essa soma de fatores possamos vislumbrar uma realidade mais confortável e viável para o futebol do Maranhão e deixarmos de ser espectadores dos times do eixo sudeste-sul, salvo alguns times do nordeste que conseguem ter visibilidade nacional e maior consistência estrutural e técnica, notadamente Sport, Bahia, Vitória, Ceará, Náutico, Fortaleza, Santa Cruz

  6. jeffersson

    Zeca, alguém ja perguntou aos empresarios locais por que eles não investem nos clubes de futebol profissional? Por que os torcedores não participam financeiramente apoiando seus times?O problemas é falta de gestão, visão de futuro e transparencia no uso de recursos financeiros, ninguem vai colocar seu dinheiro onde não há transparencia. Vamos usar meu Sampaio como exemplo, alguem sabe quanto arrecada e qual são as despesas do Clube? Há divulgação de Balanço?Eu era socio torcedor mas cancelei por que não sei para onde vai meu suado dinheiro. o terreno da Sede foi vendido as escondidas e se não tivesse havido a invasão por aproveitadores até hoje ninguem saberia dessa situação de dilapidação do patrimonio. Hoje saiu na imprensa que o Moto recebeu R$ 300.000,00 da Copa do Brasil e o Sampaio 1.4 milhao, qual destino desse recurso no Sampaio? São perguntas que explicam o afastamento de patrocinadores e torecedores. ETICA, TRANSPARENCIA CREDIBILIDADE dos Dirigentes isso que FALTA. E a imprensa desportiva tem muita culpa nessa situação pois faz vistas grossas aos desmandos de dirigentes.

  7. A corda Acorda

    O problema do nosso futebol são as dívidas dos clubes com os atletas e com o leão que inviabiliza aquisição de recursos tanto público quanto privado devido a documentação que nao passa na elaboração por exemplo de projetos.

  8. Rafael Serra

    Concordo com 90%. Mas os dirigente e federaçao tmb culpados. Parte da inprensa tmb.
    Quanto a inicio de treino, Sampaio comecou em dezembro. moto inicio de janeiro.

  9. Willians Dourado

    EXCELENTE MATÉRIA. ESTA É A REALIDADE DO NOSSO FUTEBOL. NÃO SE PODE FAZER FUTEBOL SEM ESTRUTURA E SEM DINHEIRO. PARABÉNS ZECA PELA VISIBILIDADE.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: