Dino descumpre decisão, diz Sousa Neto

7comentários
Sousa Neto diz que Dino prejudica mais de 100 candidatos do concurso de agente penitenciário

O deputado estadual Sousa Neto (PROS) voltou a denunciar, nesta quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa, que o governador Flávio Dino (PCdoB) está descumprindo decisão judicial que determina que 112 candidatos refaçam a prova de redação do concurso público para Agente Penitenciário do Maranhão.

“O Governador Flavio Dino desobedece uma determinação judicial e vai endividar o Estado para pagar débito de multa judicial, quando esse dinheiro deveria estar sendo empregado em vários setores em benefício da população”, disparou Sousa.

No ano passado, ele já havia tratado do assunto na Tribuna, onde mostrou sua indignação com a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB). “Subi à tribuna, mais uma vez, para denunciar o abuso que aconteceu no concurso dos agentes penitenciários, realizado pela FUNCAB, que eliminou 112 do 448 aprovados na prova objetiva, argumentando que esses candidatos haviam fugido do tema da redação”.

Em seu pronunciamento, o parlamentar apresentou documento em que comprova o erro cometido pela empresa, contratada pela Secretaria de Estado da Administração (SEAP), para organizar o certame. “Essa fundação, antes de avaliar os candidatos, deveria ter avaliado sua própria conduta, quando contrariou o edital do concurso. Como eles poderiam fugir ao tema em uma prova discursiva sem tema? Trago aqui o enunciado da prova de redação em que faltou o tema, falha grave, cometida pela banca examinadora”.

O item 9.1.2 do Edital 001/2016/SEGEP/MA, que regia o processo seletivo, diz que ‘A prova discursiva consistirá em redação de texto dissertativo, sobre tema a ser enunciado no caderno de questões’. “Mesmo diante da minha cobrança e de ser consciente não ter cumprido com as normas do edital, a fundação preferiu manter o erro e deixar de fora os candidatos que foram ilegalmente eliminados do concurso”, pontuou a parlamentar.

Sousa foi procurado, pela segunda vez, por um grupo de candidatos. Eles alegam estarem sendo penalizados pelo governo Flávio Dino. “Um grupo de candidatos esteve em meu gabinete para buscar meu apoio, mais uma vez, para falar do caso, já que eles foram eliminados de maneira injusta do concurso, e conseguiram, judicialmente, o direito de fazer novamente a etapa da redação. A Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão também já se manifestou favorável aos proponentes”, informou.

Desde o ano passado, já são pelo menos três decisões favoráveis concedidas pela Vara da Fazenda Pública, e as multas aplicadas para o Estado estão crescendo a cada dia, podendo atingir valores exorbitantes. “A Justiça Maranhense reconheceu o erro cometido pela FUNCAB e determinou uma multa diária no valor de R$1 mil a R$ 1.500,00, caso não fosse refeita a prova para esses candidatos. E até agora, nada”, enfatizou.

O deputado deve solicitar informações ao governo para a contratação, por dispensa de licitação, da referida empresa.

Foto: Agência Assembleia

7 comentários para "Dino descumpre decisão, diz Sousa Neto"


  1. raquel

    passaram dias,meses e anos se preparando para o concurso…e eliminaram mais de 100 candidatos por um erro grotesco dessa instituição…mas acreditamos pela correçao desse erro..nao podemos ser crusificado pelo ERRO DA BANCA FUNCAB.AGRADEÇO ao deputado por ter visto a irresponsabilidade E O ERRO DESSA BANCA -FUNCAB

  2. raquel

    é uma vergonha…essa funcab e o governo estão fazendo para aqueles que passaram dias,meses e anos se preparando para o concurso…e eliminaram mais de 100 candidatos por um ERRO GROTESCO dessa instituição…mas acreditamos pela correçao desse erro..não podemos ser crucificados pelo ERRO DA BANCA FUNCAB. AGRADEÇO ao deputado por ter visto a irresponsabilidade E O ERRO DESSA BANCA -FUNCAB

  3. Sousa

    E isso aí deputado , gostei dá iniciativa e apoio ao pessoal que está na luta , maleus parabéns

  4. Ediuney

    É uma barbárie o que a banca Funcab e o governo do estado estão fazendo com nos candidatos que tanto nos preparamos e merecemos esta vaga, o erro está claro.

  5. Sousa

    E isso aí deputado , até que enfim alguém está vendo a nossa luta , meus parabéns pelo apoio

  6. Ediuney

    É uma barbárie o que a banca Funcab e o governo do Estado estão fazendo com nós candidatos que tanto nos preparamos e merecemos essa vaga, o erro está bem claro e fomos nitidamente prejudicados.

  7. Felippe

    Triste isso com quem estuda parabéns deputado por atender a demanda desse pessoal

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: