Moto vai a Justiça para garantir vantagem

22comentários
Moto entende que como foi primeiro no grupo deve ter vantagem na semifinal contra o Sampaio

O Moto Club deu entrada no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MA) com um mandado de garantia pedindo que seja assegurado ao clube a vantagem na fase semifinal do segundo turno contra o Sampaio.

Nada deve muda, mas a diretoria do Moto fez a sua parte e tenta garantir o que entende ser um direito conquistado ao terminar a fase de classificação como primeiro do Grupo B.

O Moto quer que o presidente do Tribunal, Roberto Feitosa decida de forma monocrática em favor do clube ou que suspenda a realização da partida até a decisão do mérito pelo pleno do TJD.

O departamento jurídico do Moto alega que foi o primeiro colocado em seu grupo e por isso deve ter a vantagem na semifinal, mas o regulamento da competição determina que a vantagem é do clube com maior índice técnico, independentemente do grupo.

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) repetiu o mesmo regulamento do ano passado e em situação semelhante na temporada 2016 deu a vantagem aos vencedores dos grupos.

Em reunião na segunda-feira, a FMF admitiu que errou e que não repetiria o mesmo erro este ano. E bateu o martelo garantindo a vantagem ao Sampaio.

A partida entre Sampaio e Moto está marcada para esta quinta-feira (20), às 20h15, no Estádio Castelão.

Foto: Welliandrei Campelo

22 comentários para "Moto vai a Justiça para garantir vantagem"


  1. Kelson

    Vão me dizer agora que somente o Moto não atentou para a natureza desse artigo?! Parem de ser ignorantes! Essa interpretaćão é dessa semana. E,foi de acordo, com a vontade da federação imunda daqui. Mas esperar o que de um orgão que oferece um troféu de disputa de botão, a um ganhador de turno?!

  2. renato

    TRISTE!!MUITO TRISTE!!
    Os clubes combinam uma coisa e depois, com o alarde surgido de um diretor da FMF, Interpretam de outra forma só porque é para beneficiar o SAMPAIO, se fosse o contrário seria assim? se a vantagem fosse para o Moto ou para o Imperatriz?seria Assim??.O Artigo 11 não é especifico do segundo turno,ele apenas repete a formula do 1° Turmo. e se for para interpretar podemos fazê-la de varias formas,inclusive considerar a primeira fase do 1 turno como critério para o indice técnico e aí o SAMPAIO só ganha do americano…

  3. Rafael Serra

    Zeca, é comum o campeao de um turno e o campeao de outro turno fazerem a final do campeonato, correto? Porem no Carioca desse ano flu ou vasco ficarão de fora da final, pois se enfretam na semi geral.
    É comum um campeonato ter 3 jogos na semi final? Nao. Mas o Cearense desse ano tem.
    E algum time desses campeonatos esta recorrendo ao TJD? Nao pois respeitam os regulamentos.
    O moto com esse papo que “td campeonato é o primeiro do grupo com vantagem”, q conquistou a vaga no campo, parece choro e desculpa antecipada.
    O regulamento preve isso e ponto. O resto é historinha.

  4. BOLIVIANO ASSUMIDO

    ZECA, EM MEIO A TANTOS COMENTÁRIOS, QUERIA AQUI DIZER QUE SOU APAIXONADO POR VC! SEMPRE TE ACHEI UM GATO! AS VEZES ENTRO AQUI NO BLOG SO PARA FICAR VENDO TUA FOTO!

  5. Willians Dourado

    Eu ja vi isso no Campeonato Maranhense de 2007.
    Contra a FMF, a imprensa local e o TJD-MA, que dava como vice-campeão por ponto ponto corrido.
    Nós fomos ganhar no STJD, que declarou o IMPERATRIZ vice-campeão e com direito a participar da Copa do Brasil e jogou contra o Sport de Recife.
    Por isso, eu digo que o Moto está correto na sua pretensão.
    Que o Moto vá até o STJD se for preciso.

    • Willians Dourado

      Eu ja vi isso no Campeonato Maranhense de 2007.
      Contra a FMF, a imprensa local e o TJD-MA, que dava como vice-campeão o Bacabal por pontos ganhos.
      Nós fomos ganhar no STJD, que declarou o IMPERATRIZ vice-campeão e com direito a participar da Copa do Brasil e jogou contra o Sport de Recife.
      Por isso, eu digo que o Moto está correto na sua pretensão.
      Que o Moto vá até o STJD se for preciso.

  6. Alfredo

    Impressionante QUANTA IGNORÂNCIA PARA NÃ DIZER BURRICE RESUMINDO, artigo 10 determina os dois primeiro colocados de cada grupo para cruzamento.
    artigo 11º determina que tem melhor indice tecnico ( mais pontos ) para ter o mando de campo e vantagem de empate.
    PARA ESSES BURROS CHOREM A VONTADE, EU IMAGINO COMO FOI DOLORIDO PARA ANTONIO HENRIQUE ( EX PRESIDENTE DO MORTÂO ) ADMITIR QUE O SAMPAIO TINHA RAZÃO, PERDERAM EM CAMPO IRA PERDER NO TRIBUNAL, VAMOS EMPURRAR A CHIBATA EM VCS DE NOVO QUINTA AGUARDE SEUS SOFREDORES BI REBAIXADOS FUJONAS DE CAMPO.

  7. Luiz Carlos Loiola. São Paulo SP

    Boa tarde Zeca! Amigo eu sou torcedor do SAMPAIO CORRÊA FUTEBOL CLUBE! Mais conciente: O Moto tá “certo” porque foi de fato primeiro colocado do seu grupo. Mas ao mesmo tempo “errado” porque “aceitou” este regulamento. Agora não adianta chorar o leite derramado; Se tá no regulamento? Tem que cumpri-se para não bagunçar o campeonato. Da-lhe SAMPAIO 2X1 morto cru.

  8. MARCELO BRANDÃO DOS SANTOS

    A interpretação do Sr. WILLIANS DOURADO tem valia , se vai aferir por indice técnico , então que classifique os times e: 1º lugar o Santa Quitéria com 9 pontos; em 2º lugar o Sampaio Correa com 8 pontos; em 3º lugar o São José com 7 pontos; em 4º lugar o Imperatriz com 7 pontos
    É bem contraditório mesmo se o Sampaio levar a vantagem sendo São José e Imperatriz tem indice técnicos superior ao Moto e o Cordino

  9. paulo cesar

    MEUS AMIGOS, ESTOU ACOMPANHANDO ESTA POLEMICA SOBRE QUEM JOGA PELA VANTAGEM SE SAMPAIO E MOTO, ORA O REGULAMENTO É BEM CLARO SEM DUVIDAS, NO SEGUNDO TURNO AS SEMIFINAIS SERÃO DISPUTADAS COM O CRUZAMENTO DO PRIMEIRO COLOCADO DE CADA GRUPO JOGA COM O SEGUNDO COLOCADO DO OUTRO GRUPO SENDO QUE, ENTRE OS DOIS QUEM TIVER MELHOR ÍNDICE TÉCNICO TERÁ A VANTAGEM DE JOGAR PELO EMPATE E MANDO DE CAMPO, PORTANTO NA MINHA OPINIÃO TODA A IMPRENSA DESPORTIVA LOCAL ESTA AGINDO DE FORMA IRRESPONSÁVEL EM SEMEAR DUVIDAS AONDE NÃO EXISTE. A FMF ESTÁ CORRETA EM MANTER É LOGICO O QUE DIZ O REGULAMENTO.

  10. nego,neguinho,negada

    Assina sem Lê da nisso, hahahahaha

  11. Willians Dourado

    Zeca,

    Eu só Te pergunto uma coisa:

    ESSE ÍNDICE TÉCNICO É POR PONTUAÇÃO DENTRO DOS GRUPOS “A” E “B” QUE COMPÕEM A PRIMEIRA FASE OU POR PONTUAÇÃO ENTRE TODAS AS EQUIPES QUE PARTICIPAM DA PRIMEIRA FASE.

    A norma não diz que a pontuação é entre todas as equipes que participam do campeonato. Onde está isto na norma. Não Existe.

    Mas, existe sim, que a interpretação correta que o índice técnico é aferido entre as equipes dentro do seu Grupo porque classifica as equipes em Primeiros e Segundos Colocados, isto dento de cada Grupo.

    Entendeu?

    Esta interpretação de dar vantagem ao Sampaio Correa é diabólica da FMF.

    • Rafael Serra

      Pra que regulamento ia dizer q seria indice tecnico de todos? Isso éobvio. Dentro do grupo sempre o indice tecnico sera o primeiro . Pra especificar indice tecnico logico q entre todos

    • Henrique

      Caro Dourado. Você está no direito de defender de acordo com suas convicções, mas se fosse esse o raciocínio, conforme explicado por você, não haveria necessidade de elaborara o art. 11, pois, seria óbvio que o 1ª colocado dentro de seu grupo teria mais pontos, isso é muito claro. Desse modo não haveria razão para editar o art. 11. O art. 11 foi formulado para diferenciar o que venha a ser o 1º e o 2º de cada grupo e o que é melhor índice técnico. Se o melhor índice técnico fosse apurado isoladamente por grupo, não precisaria do art. 11.

  12. Willians Dourado

    O MOTO QUE TEM A VANTAGEM DO MANDO DE CAMPO E DE JOGAR PELO EMPATE CONTRA O SAMPAIO.
    Esse direito está estabelecido no artigo 11 do Regulamento do Campeonato, abaixo citado:
    “Art. 11 – Na disputa na fase Semifinal as associações que obtiveram o melhor índice técnico, na soma dos pontos ganhos na Primeira Fase, realizarão as suas partidas na condição de mandantes, com a vantagem de jogarem pelo empate.”
    Verifica-se, nesse dispositivo, que o mesmo é totalmente omisso porque não estabelece o critério para aferir o melhor índice técnico das equipes, ou seja, se é feito por pontuação das equipes dentro dos Grupos A e B que compõe a Primeira Fase ou por pontuação geral adquiridas pelas equipes participantes do certame.
    Se se interpretar que é por pontuação das equipes dentro dos Grupos A e B que compõem a Primeira fase, a vantagem do mando de campo e de jogar pelo empate é do Moto Clube, entretanto, se for por pontuação geral adquirida pelas equipes participantes do certame, a vantagem passa ser do Sampaio Correa.
    Agora, vamos analisar essas duas interpretações:
    Quanto ao critério de pontuação da equipes dentro dos Grupos A e B que compõem a Primeira Fase, uma leitura atenta em todo regulamento, tem-se que esse índice técnico se refere a pontuação de cada equipe dentro dos Grupos A e B que compõe a Primeira Fase, uma vez que, esse índice técnico é que classifica as equipes em Primeiros e Segundos Colocados, e estabelece a ordem dos jogos entre os Primeiros Colocados contra os Segundos Colocados de cada Grupo, com vantagem dos Primeiro Colocados ao mando de campo e de jogar pelo empate, como conta na Tabela do Campeonato.
    Quanto ao critério de pontuação geral das equipes participantes do campeonato na Primeira Fase, no caso concreto, independentemente, da pontuação das equipes em seu Grupo, que não é este o caso da norma em comento, tem-se, repete-se, segundo esse critério: em 1º lugar o Santa Quitéria com 9 pontos; em 2º lugar o Sampaio Correa com 8 pontos; em 3º lugar o São José com 7 pontos; em 4º lugar o Imperatriz com 7 pontos; em 5º lugar o Moto com 6 pontos; em 6º lugar o Cordino com 4 pontos; em 7º lugar o MAC com 3 pontos e 8º lugar o Americano com 1 ponto. Assim sendo, por este critério, estariam classificados para Semifinais o Santa Quitéria, Sampaio, São José e Imperatriz. O Moto Clube e o Cordino estariam foras da Semifinal do 2º Turno, por obterem a 5º e a 6º colocação por esse critério de pontuação geral na Primeira Fase.
    Assim sendo, o critério do índice técnico deve ser aferido por pontuação entre as equipes que formam os Grupos A e B da Primeira Fase, pois, segundo a própria FMF-MA, classificou em Primeiros Colados: Santa Quitéria (Grupo A) e Moto Clube (Grupo B), e Segundos Colocados: Sampaio Correa (Grupo B) e Cordino (Grupo B), e ainda, a Tabela do Campeonato estabelece a ordem dos jogos entre Santa Quitéria (Primeiro Colocado do Grupo A) contra o Cordino (Segundo Colocado do Grupo B) e Moto Clube (Primeiro Colocado do Grupo B) contra o Sampaio Correa (Segundo Colocado do Grupo B), decidindo a Semifinal.
    Acrescenta-se, ainda, como se pode ver que a norma desse artigo 11, em comento, não diz que o índice técnico é aferido entre as equipes de Grupos diferentes, mas sim, entre as equipes dentro do Grupo A e B que compõem a Primeira Fase, disputando entre si a Primeira e Segunda Colocação dentro de cada Grupo da Primeira Fase para as Semifinais.
    Para finalizar, é do Moto Clube (Primeiro Colocado do Grupo A) o direito da vantagem do mando de campo e de jogar pelo empate contra o Sampaio Correa (Segundo Colocado do Grupo B) Salvo melhor juízo este é o meu entendimento.
    Como o Primeiro Colocado pode jogar com o Segundo Colocado, com vantagem do Segundo Colocado? Isso só acontece no Maranhão.
    É uma vergonha essa interpretação diabólica da FMF!
    É o que entendo.
    S.M.J.

    • renato

      Muito Boa Explicação AMIGO. Parabéns, Pena que boa parte da IMPRENSA BOLIVIANA nem quer saber disso!!! e se fosse o contrário??? ou se fosse um Time do Interior??será que iam dar a vantagem como deram pro SAMPANHA??por essas que a partir de hoje, NAO VOU MAIS A JOGOS DO CAMPEONATO MARANHENSE!!

  13. Conde maximu’s del reis

    Recorrer ao TJD-Ma, é um direito que tem o moto, agora correr atrás de um regulamento por culpa de não ter mostrado em campo capacidade de vencer o seu rival que lutava em meio a combinação de resultados para se classificar e até um empate o moto se classificaria, é querer ter o que não mereceu, que lute, vença e justifique-se perante a sua fiel torcida nesta quinta feira é o melhor que pode fazer.

  14. JORGE LUIS/SUL DO PARÁ

    Esse regulamento hoje contestado foi aprovado pelos clubes, inclusive pelo Moto Clube? Ou vai dizer que não foi lido?

    • Kelson

      Como vocês podem cobrar desatenção do Moto, quando da assinatura do regulamento, se somente agora, dia 16/04/2017 fora dada uma nova interpretaćão por parte da fmf para o artigo em destaque?! Parem de ser ignorantes! Em caso semlhante o entendimento foi outro ano passado. Senhor Zeca Soares, jornalista a qual estimo muito, o senhor deveria atentar a este fato. Como multiplicador de conhecimento, a discussão deve ser levada a desorganização da federação e não a postura de omissão por um dos seus filiados. Isso é simples demais. Só botar o cérebro pra raciocinar
      .

  15. Jorge Carvalho

    Olha o que cai cai entra com uma apelação contra um regulamento onde o mesmo esta dando a mão a palmatória dizendo que sabia do regulamento só que desconhecia este paragrafo. Cadê o setor jurídico desta coisa que ignorava o tal regulamento.

  16. Rafael Serra

    Para lisar campeonato? Voltamos a decada de 80? Que que é isso? Regulamento é claro: posicao no grupo determina classificacao. Mais pontos define vantagem. Querer parar o campeonato é lastimavel. Como publico e patrocinadores acreditam num futebol assim?

  17. Acorda a corda!

    Amador, completamente ama dor, FMI, clubes e principalmente todos os dirigentes. É por isso que estão des desenterrado geografia, daqui a pouco Lambau entre outros…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: