Alcântara realiza combate a hanseníase

0comentário

A cidade de Alcântara, na Região Metropolitana de São Luís vai receber nesta quarta-feira (30), a Carreta da Saúde no combate a hanseníase. A ação vai acontecer das 8h as 17h, na Praça do Galo, no centro da cidade.

Ao longo do dia, a população poderá realizar gratuitamente consultas, exames e tirar dúvidas sobre métodos de prevenção e controle da hanseníase e demais serviços, como: avaliação dermatológica, avaliação de manchas, consulta médica, aferição da pressão arterial e glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C, exame citopatológico (preventivo), vacinas e assistência odontológica

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. A doença, que deveria estar erradicada, registrou cerca de 30 mil novos casos em um ano no país. De acordo com o Ministério da Saúde, o Maranhão é o terceiro estado do país com mais casos de hanseníase e o primeiro do Nordeste.

Desde 2009, a Carreta da Saúde, um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório percorre todo o Brasil no combate à hanseníase e vai estacionar em Alcântara.

Uma parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) busca a erradicação da doença até 2020. Os tratamentos medicamentosos para a hanseníase são doados pela Novartis à Organização Mundial da Saúde.

Foto: Francisco Campos

Sem comentário para "Alcântara realiza combate a hanseníase"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: