Sarau abre festa dos 405 anos de São Luís

0comentário

Inaugurações de importantes obras na educação e infraestrutura, ações de assistência social e programação cultural e de lazer com exposições, sarau, roda de conversas e shows compõem a lista de eventos organizados pela Prefeitura em comemoração aos 405 anos de São Luís. As comemorações começam nesta sexta-feira (1º), com uma edição especial do Sarau Histórico, na praça Benedito Leite às 19h, e se estende até o fim do mês fazendo valer o slogan das festividades “São Luís 405 anos, presente todos os dias”.

Os shows “Glórias”, “Terra de Adoração” e “Louvação à São Luís”, que acontece, respectivamente, nos dias 8 e 9 na Praça Maria Aragão são os pontos altos da programação cultural que conta ainda com rodas de conversas sobre temas da cultura e história da cidade; exposições de artes visuais; sarau, passeios e outras atrações para todos os públicos.

O prefeito Edivaldo enfatizou a data como um momento muito significativo para todos os ludovicenses e para a cidade. “Vamos entregar à população obras importantes. Será também a oportunidade de mostrarmos as melhorias que a gestão vem promovendo por uma educação mais digna, mais mobilidade urbana, saúde, na implantação de políticas públicas que atendam as demandas das comunidades, por acesso à cultura e ao lazer. Parabenizamos nossa cidade e nossa população por estas vitórias e avanços”, destacou o prefeito.

Sarau Histórico brinda a população com uma edição comemorativa na Praça Benedito Leite, nesta sexta-feira (1º) de setembro. São atores e atrizes representando nomes marcantes da política, música e poesia, abrindo a programação cultural da semana de aniversário. O sarau é gratuito e começa às 19h. “Essa cidade deve ser apreciada em todos os seus detalhes. Nesta noite, vamos contemplar a história de São Luís e, por meio da música e da poesia, aprender mais sobre a fundação de um Patrimônio Cultural da Humanidade”, ressaltou a titular da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo.

Dentro da proposta de valorização da cultura e arte local a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realizará rodas de conversas onde serão trabalhados temas referentes à cultura e arte local, a exemplo dos tambores de São Luís e mestres da cultura popular. A exposição “Acervo”, na Galeria Trapiche, destaca autores maranhenses que retratam aspectos da cidade. Já a mostra de artes visuais “São Luís Ao Vivo” traz curtas-metragens abordando o ponto de vista histórico e cultural da cidade.

“Estamos trabalhando entorno da temática da cidade como Patrimônio da Humanidade e mostrando um pouco de tudo que São Luís tem de riqueza cultural e que merece ser celebrado nestes 405 anos. Vamos abranger todos os seguimentos, para que todos se sintam parte desta grande festa”, pontuou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

No dia 6, o projeto Rufô Tambô marca o Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus brincantes. Grupos espalhados por todo o Centro Histórico vão celebrar a data instituída pela Lei 4.349 de 21 de junho de 2014.

Atrações com nomes da música religiosa católica vão abrilhantar a festa de aniversário de São Luís, dia 8, a partir das 17h, com o show “Glórias”, tendo como atrações o padre Cleidimar Moreira e Clay Viana. Às 19h, o show “Terra de Adoração”, com nomes da música evangélica, entre estes, os cantores nacionais Bruna Karla e Maurício Paes; e locais, Thiago Lucas e Carlos Alfredo. A expectativa de público para os dois shows é de 20 mil pessoas.

O tradicional show “Louvação a São Luís”, acontece a partir das 19h, com vários cantores maranhenses que apresentam a cidade em verso e canção. Ente os artistas, Grupo 1,2,3 formado por Camila Boueri, Mila Camões e Tássia Campos; os cantores César Teixeira, dupla Criolina, Flávia Bittencourt e Rosa Reis, entre outros.

Viva bem

Atividades esportivas para trabalhar o corpo e a mente no programa “Viva Bem”, que acontece dia 3, na Avenida Litorânea, das 7h às 11h também está inserida na programação de aniversário da cidade. Podem participar pessoas de todas as idades. O evento será iniciado com a prática de hapikidô e taekwondô, onde simpatizantes e praticantes poderão participar de um momento de integração e prática esportiva. Logo depois, diversos professores de zumba, acompanhados de um mini-trio, coordenarão um aulão.

“Nossa expectativa é que o dia do ‘Viva Bem’ ultrapasse todos os nossos números até hoje, pois se trata de um evento maior. Quem comparecer ao local poderá usufruir de tudo que for oferecido no local. Nosso intuito é promover atividades esportivas e de lazer à população ludovicense”, destacou o secretário municipal de Desporto e Lazer, Rommeo Amin.

Educação

Dando prosseguimento ao plano de reestruturação das unidades escolares, o prefeito Edivaldo vai entregar escolas totalmente revitalizadas à comunidade estudantil. As unidades receberam melhorias na estrutura e algumas também foram equipadas com novo mobiliário. As unidades serão inauguradas ao longo do período comemorativo.

Já foram entregues pela Prefeitura de São Luís, apenas este ano, dezenas de escolas totalmente reformadas. Entre as escolas que serão inauguradas estão as unidades Alberto Pinheiro, Henrique de La Roque, Bandeira Tribuzi e Rio Grande.

Na infraestrutura, o prefeito entrega a praça dos Ipês, no Angelim e assina ordem de serviço para construção de uma praça no Parque Shalom. Serão inaugurados dois Ecopontos: um no Renascença e outro no Cantinho do Céu. Com estes, somam sete os já construídos pela Prefeitura, que tem como objetivo estimular a coleta seletiva e o descarte adequado de resíduos.

Na programação consta ainda, no domingo, 10, edição especial da Feirinha São Luís, a partir das 7h, na Praça Benedito Leite e às 17h, programação para a criançada com o projeto ‘Kids’, na Lagoa da Jansen. Dia 18, passeio náutico pela Baía de São Marcos, com jornalistas e profissionais da web mídia; e dia 20, a partir das 19h, edição especial do Passeio Serenata pelas ruas do Centro Histórico.

Foto: A. Baeta

Sem comentário para "Sarau abre festa dos 405 anos de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: