Abertas inscrições para concurso literário

0comentário

Estão abertas as inscrições para o Concurso Artístico e Literário Josué Montello: Vida e Obra, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). O objetivo é incentivar produções artísticas e literárias de estudantes, a partir da vida e obra do autor maranhense Josué Montello.

Os estudantes podem inscrever produções artísticas e literárias nas modalidades: redação, poesia, desenho e fotografia. As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de novembro, por meio do envio dos documentos previstos no edital (www.educacao.ma.gov.br/concurso-artistico-e-literario-josue-montello/), junto com o formulário de inscrição específico por modalidade, para o e-mail [email protected].gov.br.

As três produções melhores colocadas de cada modalidade serão premiadas com mil reais e livro, e as escolas cujos estudantes forem premiados receberão um prêmio de R$ 4 mil, recurso que deverá ser utilizado para a qualificação do espaço e acervo da biblioteca escolar, bem como para a realização de atividades artísticas e culturais na escola com foco na leitura, letramento e produção artística.


Josué Montello

O jornalista, professor, romancista, cronista, ensaísta, historiador, orador, teatrólogo e memorialista maranhense Josué Montello nasceu em São Luís do Maranhão, em 21 de agosto de 1917, onde passou sua infância e juventude. Filho de Antônio Bernardo Montello, de origem italiana, e de Mância de Souza Montello, de origem portuguesa.

Foi agraciado com 12 prêmios literários, um Fardão de Imortal da Academia Brasileira de Letras, no dia 4 de julho de 1955, ocupando a cadeira nº. 29, fundada por Arthur Azevedo e que tem como patrono Martins Pena.  Membro da Academia Maranhense de Letras desde 1948 e sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Acumulou uma coleção de títulos e funções entre eles o de Reitor da Universidade Federal do Maranhão. Foi considerado um clássico de nossa literatura com muitos livros traduzidos no exterior, bem como versões cinematográficas de duas de suas novelas.

A obra literária de Josué Montello eleva-se a 160 títulos em vários gêneros, entre eles: romances, ensaios, crônicas, história, história literária, discursos, antologias, educação, novelas, teatro, biblioteconomia, literatura infantil e juvenil, memórias, prefácios, edições para cegos e cinema. Faleceu em 15 de março de 2006, aos 88 anos no Rio de Janeiro, onde vivia. Seu corpo está enterrado no cemitério São João Batista, naquela capital.

Sem comentário para "Abertas inscrições para concurso literário"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: