Penha recebe certificado ‘Amigo do 1º BPM

2comentários

O vereador de São Luís, Raimundo Penha (PDT), foi condecorado com o certificado “Amigo do Primeiro Batalhão de Polícia Militar”, durante solenidade de mudança de comando no órgão. Ele destinou R$ 50 mil reais para que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) adquira mais um veículo que dê suporte aos trabalhos da Ronda Escolar desenvolvido pelo 1º BPM.

Durante o evento, o vereador ressaltou a ação importante do 1º BPM na prevenção ao crime e segurança para estudantes por meio da Ronda Escolar. “O trabalho garante mais tranquilidade aos professores e alunos e só merece elogios. Tenho uma emenda que está tramitando, no município, e que apoia a estrutura dessa atividade imprescindível, visando à aquisição de mais uma viatura”, ressaltou.

A Ronda  Escolar atende 33 unidades de ensino, incluído escolas municipais, estaduais e particulares, a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), o  Sesi e o Ifma (Instituto Federal do Maranhão). O trabalho inclui escolas da área Itaqui Bacanga até a Vila Nova e uma parte da Zona Rural até a Vila Maranhão, beneficiando em torno de 15 mil estudantes em São Luís.

No Primeiro Batalhão, hoje há apenas uma viatura para todo esse trabalho de atendimento por chamado e preventivo. E quando o veículo vai para o conserto, a ronda corre o risco de parar as atividades.

Segundo o vereador Raimundo Penha, a emenda, de sua autoria, proporciona uma parceria do município com o Primeiro Batalhão de Polícia Militar com uma uma nova viatura para as atividades.

A solenidade de troca de comando aconteceu  no Parque Botânico da Vale, na região do Anjo da Gurda.  Tomou posse o comandante major,  Cláudio André, em substituição ao ex-comandante, o tenente-coronel Edivaldo dos Santos, este que participará do projeto Pacto Pela Paz.

A Ronda Escolar é um tipo de policiamento específico que, além de atuar na prevenção e repressão da violência e do tráfico de entorpecentes no ambiente escolar, realiza palestras e eventos de interação entre policiais, alunos, professores e diretores. Os policiais militares também são chamados para conversar com alunos em situação vulnerável, indisciplinados ou que apresentam desvio de comportamento.

Foto: Divulgação

2 comentários para "Penha recebe certificado ‘Amigo do 1º BPM"


  1. MARIA HELENA

    louvável a atitude de Penha, mas uma viatura que passa esporadicamente nas escolas está longe de coibir os roubos, assaltos e violências que ocorrem nos arredores e até dentro da própria escola, o primeiro problema, eu já reclamei em outro post, é a facilidade de se entrar numa escola, os “porteiros’ não têm um treinamento que os habilite a perceber um possível suspeito, digo porque trabalho em escola, eu vejo um lugar de muita vulnerabilidade, no caso do município contratou uma empresa de portaria ano passado que por sua vez contratou funcionários sem habilitação para o cargo e agora já contratou outra que irá, “reaproveitar’ essa mão de obra e ao que tudo indica não fará sequer um curso de defesa pessoal ou um treinamento, por mais que o prof. Moacir se enfureça com meus comentários ele sabe que é verdade, depois do que aconteceu com as crianças de Janaúba, mas do que nunca há de se ter o cuidado ao contratar qualquer que seja o funcionário para trabalhar em escolas, há muitas mulheres nas portarias das escolas de bairros que são violentos, eu pergunto que tipo de segurança essas pessoas podem oferecer a comunidade escolar? as viaturas de ronda escolar deveriam passar todos os dias não garante a segurança, mas pelo menos dará a sensação de que se está seguro.

  2. Roberval Santos Lopes

    Esse vereador está em todas kkkkkkkkk esse é sabido, por isso que tem alguns leitores do blog que escrevem que o Raimundo Penha será prefeito de São Luís ou melhor pré-candidato isso se o seu patrão Weverton Rocha quiser kkkkkk esse é outro que é sabido. Mas uma hora a casa pode cair e aí vai ser ruim de levantar.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: