FMF e clubes cometem erro no Estadual

28comentários

A fórmula de disputa proposta pela FMF e aceita pelos clubes para o Campeonato Maranhense para 2018 não garante um princípio básico que é o da igualdade da disputa às equipes. Erram clubes e Federação neste momento. Ou erram masi uma vez clubes e FMF como queiram.

Com oito equipes jogando entre si, jamais seria possível garantir o número de jogos iguais em casa e fora a todos os participante. O correto é fazer turno e returno, assim todas as equipes jogariam sete partidas em casa e sete fora. Nem vou falar de uma tabela divulgada onde o Moto viaja três vezes e Sampaio e MAC, apenas duas.

A FMF alega que dispõe de apenas 13 datas, mas dois exemplos de estaduais no Ceará e em Pernambuco derrubam a tese da entidade que organiza a competição. São dois estaduais com maior número de equipes e mais datas. Como eles podem fazer isso e nós não? Basta uma simples busca no Google que vocês verão o que a maioria das Federações irão fazer.

No Ceará, serão 10 equipes que jogarão em turno único na primeira fase e seis fazem um hexagonal, depois semifinal e finais, totalizando 19 datas. No Piauí são seis equipes e 14 datas.

Em Pernambuco terá um turno único com onze equipe e depois oito classificados para as quartas-de-final e depois semifinais em jogos únicos. A decisão será em dois jogos. A Paraíba, por exemplo vai iniciar seu Estadual no início de janeiro.

A FMF pode solicitar à CBF a antecipação do início do estadual para o início de janeiro, uma vez que os clubes já terão cumprido o período de férias dos atletas. Basta pedir a antecipação.

Não sou nenhum PHD em tabelas, mas numa análise simples com 8 equipes é possível fazer um campeonato justo e que garanta o mesmo número de jogos às equipes.

A FMF pode fazer dois grupos com 4 equipes jogoando entre si em sistema de ida e volta. As duas primeiras de cada grupo disputaria um quadrangular de ida e volta de onde sairiam campeão e vice. As outras quatro equipes disputariam um quadrangular da morte para definir a equipe rebaixada para a 2ª divisão. Todas as equipes jogariam 12 partidas.

Ainda assim para se manter o equilíbrio poderiam fazer turno e returno com pontos corridos e prontos. E teríamos direto campeão e vice. Neste caso, confesso que sou defensor das competições em pontos corridos, pois estas garantem sempre as equipes mais equilibradas nas primeiras colocações.

Pronto. Simples assim e o equilíbrio garantido. Pensem um pouco e façam o correto.

28 comentários para "FMF e clubes cometem erro no Estadual"


  1. Frank Mir

    Coincidência ? novamente beneficio pra quem ?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    coisa feia , sem necessidade !
    abre o Olho papao!

  2. 100% LANTERNA

    ESSES DIRETORES DE COMPETIÇÕES FORAM “PRESIDENTES” DO MOTO ALIÁS ESSE AI ACABOU DE LEVANTAR DA CADEIRA NO MOTO ,MAS TE DIGO AMIGO (cachorro só e o melhor amigo do homem porque mão conhece DINHEIRO)PERDOE-ME SE ESTOU ENGANADO,O PRESIDENTE NÃO TIRA A CAMISA DO ÇAMPAIU PRA PRESIDIR A INSTITUIÇÃO. AÍ O TORCEDOR É SO ÓDIO.

  3. Boliviano triturador

    Zecao é uma comedia kkkkkkk fala, fala mais o intuito principal é buscar ajudinha pro falido kkkkk morto ano passado foi super beneficiado e não vi zecao fazer mayeria kkkkk quem conhece zecao sabe o que tou falando kkkkkkkk

  4. Porto Motense

    O Moto em vez de reclamar, tem mais é que fazer time pra ganhar tanto os jogos fora como os em casa. Time que ser campeão não escolhe nem adversário nem mando de campo, joga onde for e vence quem quer que seja. Agora se não tiver time, pode jogar todas em casa que não adianta nada, vai perder pra todo mundo

    • Zeca Soares

      Independentemente disso a tabela tem que estabelecer a igualdade a todas as equipes.

  5. Gomes

    Sampaio deveria entrar em.uma fase mais adiantada. Campeonato amador que só atrapalha o gigante Sampaio. Primeira fase muito deficitária. O grande Sampaio só tem prejuízo com esse torneio

  6. Gomes

    O Sampaio deveria entrar só na segunda fase. O time grande, de maior investimento e o único que dá visibilidade ao campeonato amador e vcs. Sampaio é gigante perto dos nanicos do Maranhão

  7. alex

    Parece até que o Moto tem que ser beneficiado em tudo em detrimento aos demais clubes. Se o Moto não for beneficiado na tabela e no regulamento o mundo vem abaixo. Por isso que o Moto a cada ano que passa regride mais, apesar de ter o controle absoluto na Federação e na imprensa esportiva local.

    • Zeca Soares

      Você está errado ninguém deve ser beneficiado. A tabela tem que estabelecer o princípio de igualdade entre todas as equipes. Sete jogos com nando de campo em casa e sete fora. Ida e volta. Você entendeu ou precisa que eu desenhe???? O resto é paixão e clubismo.

  8. Oswaldo

    NÃO É POSSÍVEL QUE NINGUÉM VAI PARAR PARA DISCUTIR MELHOR ISSO E DECIDIR POR UMA FÓRMULA QUE DE FATO MANTENHA UMA COMPETIÇÃO IGUAL E DISPUTADA DENTRO DE CAMPO.

  9. Sobre a tabela do Maranhense 2018, só criticar não vale – Siga João Ricardo

    […] Congresso Técnico, mas ainda tem tempo. Também acredito que pode ter fórmula melhor.   Uma proposta que considero interessante é a do Zeca Soares. Dois grupos de quatro, com 6 jogos na primeira fase (ida e volta mais justo). Depois semi e final […]

  10. Motense

    Quem diria um que se diz motense faz uma tabela para prejudicar o próprio Moto e ainda quer que a gente ache que é motense.

  11. alex

    Não tenho em mãos a tabela do campeonato maranhense deste ano de 2017 mas, se não me engano, o Moto jogou muito mais em São Luís do que o Sampaio e o MAC e ninguém reclamou disso.

    • Zeca Soares

      Esse argumento é inválido. A FMF está mudando o regulamento da competição. Como querer considerar algo que está mudando de fórmula?

  12. Marcos

    BANDO DE DIRIGENTES BURROS QUE SÓ FAZEM MERDA NO FUTEBOL.

  13. Boliviano

    Está mais do que na cara que a tabela foi feita para beneficiar exclusivamente o time do Imperatriz que joga com Moto e Sampaio em casa e paga os adversários mais frascos fora do Frei Epifânio D’Abadia. Só não vê quem não quer que a tabela beneficia eles e prejudica o Moto que terá que viajar mais do que as outras equipes da Capital.

    • Zeca Soares

      Isso parece óbvio.

  14. Samuel

    Federação e times de futebol são responsáveis pelo caos no futebol porque nem uma fórmula de disputa sabem fazer. Pobre futebol maranhense que não muda nunca.

  15. Br226

    Vamos ao fato, na tabela desse ano, o Sampaio fez três jogos seguida fora.. viajou a Imperatriz, depois jogou com o Santa Quitéria e jogou fora com o São José…ninguém disse nada! Sem falar que o Sampaio vinha do RS no jogo pela Copa do Brasil e depois jogaria em Juazeiro.. fato!! o Moto não saiu da ilha.

    Segundo, o Sampaio vai jogar bilhões de jogos fora pois vai disputar a Copa do Nordeste e Brasil. Fato!! Então não adianta dá uma de torcedor.

    • Zeca Soares

      Disse sim. Sempre falamos que está errado. Mas não se pode tratar um time diferente só porque ele disputa duas competições.

    • 100% LANTERNA

      BU22O

  16. Pedro

    Entra dirigente e sai dirigente e esses coveiros do futebol maranhense não aprendem a fazer um campeonato desses vão estudar e ver o que as outras Federações etão fazendo para ver se você aprendem alguma coisa.

  17. Antônio Prazeres

    Essa tabela feita por Hans Nina, só beneficia o Imperatriz do eterno parceiro Dada, está claro e ainda vem com esse papo pensando que o torcedor é besta

    • Zeca Soares

      Mas que eu saiba o Dadá não está no Imperatriz.

    • dionezio,

      IMPERATRIZ NUNCA FOI BENEFICIADO, E NEM QUEREMOS, QUEREMOS QUE FAÇAM AS COISAS CERTAS !!!

  18. Gabriel

    ESSA FEDERAÇÃO NÃO TEM JEITO NUNCA ACERTA FAZER UMA TABELA E UM REGULAMENTO SEQUER.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: