Feirinha exalta Dia da Consciência Negra

1comentário

Para celebrar as conquistas sociais do povo negro e a luta por inclusão em políticas públicas, nesse domingo (19), a Feirinha São Luís comemorou o Dia da Consciência Negra, que acontece nessa segunda-feira (20). A Feirinha é uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que nessa edição teve a parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Para o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, a Feirinha, além de expor a diversidade cultural da cidade, fomenta a agricultura familiar e a economia; trata de assuntos importantes como a luta dos negros por equidade. “Temos a comercialização de produtos da agricultura familiar da cidade, além de criar também um espaço de diálogo e conscientização sobre temas importantes como nessa edição especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, trazendo diversos blocos afros, mostrando ao grande público mais sobre a cultura de raiz africana, tão presente em nossa capital”, destacou o secretário.

Durante a 24° edição da Feirinha São Luís, os blocos afros, Abiyèyè Maylo, Oficina Afro, Abibimã, Gdam e Jureme, se apresentaram em uma programação cultural que contou ainda com show de Clay Viana, bloco tradicional Os Foliões, e banda Soul Reggae.

“Nessa edição em alusão ao Dia da Consciência Negra, temos mais um momento de fortalecimento e reafirmação da luta histórica do nosso povo, a cultura e nossa identidade enquanto afrodescendentes”, explicou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

Ainda dando continuidade ao trabalho social da campanha Novembro Azul, continua o estande coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que nessa edição trabalhou com a temática “População Negra e Saúde do Homem”. Na ocasião foram oferecidas orientações sobre as doenças como diabetes, anemia falciforme e hipertensão, além de serviços como distribuição de preservativos, vacinação contra HPV para meninos, aferição de pressão, teste de glicemia e testes rápidos.

Outra ação que movimenta a Feirinha São Luís este mês é a campanha “Natal sem Fome”, por iniciativa da ONG Ação da Cidadania, que visa a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados a famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é contribuir para amenizar a fome dos excluídos, na noite de Natal. Os alimentos podem ser entregues no estande de arrecadação, na Feirinha São Luís, próximo à praça de alimentação dos foodtrucks, todos os domingos deste mês.

Foto: Renato Carvalho

1 comentário para "Feirinha exalta Dia da Consciência Negra"


  1. Manoel

    O secretário Ivaldo rodrigues é disparadamente o melhor secretário da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior o homem é trabalhador 24 horas.

deixe seu comentário