Projeto de Dino é uma afronta à cultura

5comentários

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) fez um alerta na Assembleia Legislativa para o que ele considerou um golpe contra a cultura do Maranhão, referindo-se ao Projeto de Lei nº 114/2017, de autoria do governo Flávio Dino (PCdoB), que teve pedido de tramitação de urgência aprovado em plenário, com voto contrário de Adriano, nesta terça-feira (5) e pode ir à votação na próxima sessão (dia 6).

Se for aprovado, o PL pode prejudicar o custeio e incentivo de importantes manifestações tradicionais como bumba meu boi, cacuriá e blocos carnavalescos, além de projetos de música, dança e teatro, entre outros.

“Isto é uma afronta à cultura do Maranhão. Com esse PL, o Governo quer revogar o parágrafo segundo do artigo sexto da Lei nº 8.912/2008, que trata do sistema de gestão e incentivo à cultura do Maranhão. Caso seja aprovado, o dispositivo vai facultar ao Executivo utilizar 100% dos recursos do Fundo Estadual de Cultura do Maranhão (FUNDECMA) em projetos culturais oriundos do poder público, desobrigando-o de aplicar uma parte em grupos e manifestações populares e independentes de folclore”, explicou Adriano.

De acordo com o deputado, esse projeto deveria ser discutido de forma ampla com todo o setor cultural do Maranhão e não deveria tramitar em regime de urgência na Assembleia, tendo em vista que o Governo vem utilizando recursos públicos para pagar apresentações de cantores e artistas de outros estados, alguns deles membros do PCdoB (partido do governador), a exemplo da festa de Réveillon deste ano, conforme divulgação do próprio governo.

5 comentários para "Projeto de Dino é uma afronta à cultura"


  1. Joaquim

    Atentado?? Os governos de vcs só atendia cabo eleitoral. Kkkkkkk fala sério, fala algo novo.

    • Zeca Soares

      Govrno de vocês? Eu mesmo nunca trabalhei no governo.

  2. Luis Henrique

    E qual era a postura que a ex-governadora Roseana Sarney tinha pela cultura maranhense quando estava no poder?
    Não vejo nada de errado neste caso!

    • Zeca Soares

      Questionar Roseana quanto à cultura é o mesmo que dar tiro no pé.

  3. Thiago

    A postura do governo comunista demonstra o tamanho da alergia que ele tem pela Cultura do nosso estado. Dino faz questão de acabar com a alegria do povo, pra satisfazer o seu desejo de ódio e vingança.

deixe seu comentário