Iphan e Prefeitura avançam na Deodoro

1comentário

A Prefeitura de São Luís iniciou, nesta quinta-feira (4), as obras de adequação do espaço contíguo ao Liceu Maranhense, para onde serão remanejados, provisoriamente, os vendedores ambulantes das praças Deodoro e Pantheon e avenidas Silva Maia e Gomes de Castro. A ação visa desocupar toda área do Complexo Deodoro, que está passando por obras de requalificação urbanística, executadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio do programa federal PAC Cidades Históricas.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Mádison Leonardo Andrade, o espaço para receber temporariamente os comerciantes foi escolhido em comum acordo com os vendedores ambulantes cadastrados na área. “O prefeito Edivaldo determinou que a remoção fosse feita de forma que comprometesse o mínimo possível o trabalho dos ambulantes e que eles tivessem um espaço adequado para realizar seu trabalho. E esse espaço foi considerado o melhor local, porque fica próximo ao setor onde estavam e também com movimentação de pessoas”, observou o secretário destacando que a obra de requalificação do Complexo Deodoro é necessária e importante para a cidade.

Para definir o espaço em comum acordo com os ambulantes, foram realizadas diversas reuniões e rodas de conversas com representantes da categoria. As conversações foram coordenadas pela Blitz Urbana, órgão ligado à Semurh . “Foi tudo democraticamente planejado e acordado com os profissionais envolvidos no processo de remoção para a área”, frisou o diretor geral da Blitz Urbana, Joaquim Azambuja.

As obras do projeto de adequação do espaço – localizado na lateral do Liceu Maranhense, onde funcionavam antigas paradas de ônibus – estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Os serviços no local contemplam a demolição total do piso atual para a colocação de novo revestimento e o nivelamento da área para uniformização do piso. Serão colocados, ainda, nova iluminação e banheiros químicos.

Conforme o projeto de adequação, o espaço comporta 357 barracas pequenas e duas grandes. Estão cadastrados para o remanejamento cerca de 300 vendedores ambulantes instalados em áreas do Complexo Deodoro, inclusive os que ocupam as alamedas Gomes de Castro e Silva Maia. Após o remanejamento, serão intensificadas as obras nas áreas desocupadas.

Foto: Maurício Alexandre

1 comentário para "Iphan e Prefeitura avançam na Deodoro"


  1. Francisco Gaglianone

    .e o Prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior, com o comando da Subprefeitura do Centro , na pessoa do Subprefeito Fábio Henrique Farias Carvalho dando continuidade à limpeza geral da Praça Deodoro. Como se diz na gíria “passando o rodo” naquela nojeira que se instalou ali durante anos de administração municipal irresponsável.
    Outra coisa, acho bom os vereadores e deputados não se meterem nisso e deixarem o Prefeito trabalhar. Esses vereadores e deputados que devem estar fazendo uma pressão terrível para que o trabalho seja interrompido, sao os mesmos que nunca tiveram compromisso com a qualidade de vida e limpeza da cidade, e só se preocupam com suas reeleições e para isso defendem invasão e a favelização da cidade.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: