Obras reduzem áreas de alagamentos em SL

0comentário

As obras realizadas pela Prefeitura de São Luís em áreas de alagamento e inundações contribuíram para reduzir estas ocorrências na cidade neste período de chuvas. A constatação foi apresentada durante reunião nesta terça-feira (30), convocada pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), para discutir e atualizar o Plano de Contingência com representantes dos órgãos do poder público, instituições e sociedade civil envolvidos. Ações preventivas seguem determinação do prefeito Edivaldo que tem investido na melhoria da infraestrutura de bairros da capital, sobretudo daqueles que há anos não recebiam melhorias.

O plano define as estratégias de respostas a serem utilizadas para combate e prevenção de sinistros causados por intempéries. São alagamentos e deslizamentos de terras que ocorrem em áreas de encostas ou próximas a canais e rio, colocando em risco vidas humanas e perda de bens materiais. Além de mapear as áreas de vulnerabilidade de risco e preparar respostas, o Plano de Contingência elaborado pela Prefeitura de São Luís prevê a reconstrução dos cenários de desastres em situação normal.

De acordo com explanação do secretário de Segurança com Cidadania de São Luís, Breno Galdino, houve redução significativa de categoria em algumas destas áreas de risco e exclusão de outras que antes registravam ocorrências frequentes de alagamento durante o período de chuvas. Em alguns casos, estes riscos foram minimizados, passando a escala de baixíssima ocorrência e perigo de sinistro.

“Em algumas áreas onde a Prefeitura de São Luís realizou obras de drenagem superficial e profunda, que vêm sendo intesificadas pelo prefeito Edivaldo, foram eliminados os alagamentos e inundações. A atuação da própria comunidade por meio dos núcleos comunitários de defesa civil que tem instruído os moradores destas áreas a evitar obstrução de bueiros, colocação de lixo em local inadequado e desmatamento, tudo isso tem contribuído para que tenhamos essa redução”, explicou o secretário de Segurança com Cidadania, Breno Galdino.

Além dos representantes das secretarias municipais envolvidas no plano, participaram da reunião representantes da Cruz Vermelha, Legião da Boa Vontade, Polícia Militar do Estado do Maranhão, Capitania dos Portos, Vale e do Grupo de Prevenção e Resgate Voluntário, Organização Não Governamental (ONG) formada por profissionais da área de saúde e segurança.

Foto: Maurício Alexandre

Sem comentário para "Obras reduzem áreas de alagamentos em SL"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: