UFMA oferecerá disciplina sobre ‘golpe’

12comentários

A Universidade Federal do Maranhão resolveu adentrar na polêmica e também irá ofertar o curso “O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil”. A primeira universidade a disponibilizar o curso foi a UNB (Brasília-DF), depois foi seguida pela UNICAMP (Campinas-SP) e Universidades Federais da Bahia e Amazonas.

Entretanto, a iniciativa da UNB gerou uma reação quase instantânea do Ministério da Educação. O MEC, através do ministro Mendonça Filho (DEM), acionou a AGU (Advocacia Geral da União), o TCU (Tribunal de Contas da União) e o MPF (Ministério Público Federal), para saber se os criadores da disciplina não teriam cometido improbidade administrativa pelo fato de “promover uma disciplina que não tem base na ciência, é apenas promoção de uma tese de um partido político”.

A UFMA decidiu entrar na polêmica e confirmou, através do Programa de Pós-Graduação em História da UFMA (PPGHIS), que ofertará a disciplina “O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil”.

A ideia da UFMA é oferecer a disciplina ainda neste primeiro semestre e teria como objetivo discutir e refletir, do ponto de vista das Ciências Humanas e Sociais, as razões e as consequências dos acontecimentos que culminaram no impeachment da então presidente Dilma Roussef.

De acordo com o coordenador da disciplina, o professor Lyndon de Araújo, trazer a questão desse momento da política brasileira para a sala de aula é importante devido aos desdobramentos desse acontecimento, que são perceptíveis até os dias de hoje: “A importância de ter uma disciplina como essa no programa, está no fato de pensarmos em refletir de maneira crítica esse momento político que nós estamos vivendo hoje, e que é resultado direto do que nós consideramos como golpe parlamentar, jurídico e midiático que aconteceu em 2016”, pontuou.

A disciplina será ministrada por outros professores, Arleth Borges e Marcus Baccega. Apesar de ser em nível de mestrado, a disciplina será aberta ao público e tem carga horária de 30 horas. Com vagas limitadas, a matrícula poderá ser feita até o dia 19 de março e as aulas ocorrerão a cada 15 dias, todas as quartas, das 8h às 12h.

Blog do Jorge Aragão

12 comentários para "UFMA oferecerá disciplina sobre ‘golpe’"


  1. JOAQUIM

    PESSOAS COMO VC NÃO MERECEM RESPEITO…QUEM MERECE MEU RESPEITO SÃO OS TRABALHADORES DESTE PAÍS, O POVO NEGRO E POBRE QUE A CADA DIA PERDE DIREITOS E ESTA´SENDO MASSACRADO PELO GOVERNO ILEGÍTIMO APOIADO PELAS MAIS RETROGRADAS CLASSES POLITICAS DO PAÍS QUE SO VEEM O PODER PELO PODER…SE PENSAR ASSIM ME FAZ DE ESQUERDA, PODE ME CHAMAR DE ESQUERDA…LAMENTÁVEL ESSE TIPO DE GENTE. SERES HUMANOS DESPREZÍVEIS

  2. jeffersson

    O Golpe, foi um Governo perdulario que faliu o Estado brasileiro provocando a maior recessão da historia do Brasil levando o pais a ter 14 milhoes de desempregados, e nos 14 anos de dominio da quadrilha petista foi montado o maior esquema de corrupção da historia da humanidade, será esse o objeto de estudo???

  3. MÁRIO

    Tem muito idiota que não consegue ler uma matéria e interpretar o que está escrito. Essa disciplina está sendo implantada por militantes de esquerda e está sendo criticada fortemente no país inteiro. Não surgiu aqui, a UFMA apenas está seguindo a onda improba de usar a estrutura pública do ensino superior para fazer política da pior espécie. Isso não tem nenhuma ligação com os jornalistas que publicaram a matéria. O texto é um mero relato dos fatos que são verdadeiros e pervertidos. Vão estudar esquerdopatas!

    • Zeca Soares

      Simples assim.

      • Francisca Souza

        Verdade. Só vai ter Petista e Comunista nesse curso.
        Que golpe foi esse que não tiraram os direitos políticos da DILMA?

    • JOAQUIM

      NÃO SEI O QUE É MAIS PATÉTICO UM ANALFABETO MANDANDO ALGUEM ESTUDAR OU O PRÓPRIO COMENTÁRIO EM SI! SE É QUE ESTUDOU NA VIDA, A UNVERSIDADE PÚBLICA É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO AMPLA E PLURAL! NÃO SE DEVE FECHAR OS OLHOS PARA O QUE OCORREU NESTE PAÍS! INFELIZMENTE PESSOAS COMO MARIO NÃO TEM CAPACIDADE MENTAL DE ENTENDER O MUNDO A SUA VOLTA..MAS TB, NÃO O CULPO: MARIO NÃO DEVE LER, POR PREGUIÇA OU LIMITAÇÃO INTELECTUAL, FEZ CIENCIA POLITICA ASSISTINDO AO JORNAL NACIONAL E OUVINDO O PORGRAMA DO “PINGO NOS IS” DA RADIO JOVEM PAN….DEVE TER FREQUENTADO UMA DESSAS FACULS PARTICULARES DA VIDA…CEUMA OU ALGO ASSIM! MARIO E ESSE BLOGUEIRO SÃO PATÉTICOS! ANTES QUE ME AGRADEÇA PELO “IBOPE” NÃO SÓ EU MAS COMO TODA COMUNIDADE ACADÊMICA NÃO RECOMENDAREMOS ESSE FOLHETO SEQUER PARA INFORMAÇÃO, NEM PARA AS NOTÍCIAS DE ESPORTE….VC JA TEM SEU PÚBLICO: NEÓFITOS E ANALFABETOS POLÍTICOS.

  4. SARAIVA

    Só os golpistas são contra,FORA!!!

    • Fabíola

      Tu só pode está cagado com bosta alheia!! Tu és cego e burro, só pode!

    • Fabíola

      Mais um que está cagado com bosta alheia…. kkkkkk!! Cego e burro

      • SARAIVA

        Teus comentários não passam de esgoto sem tratamento.Na UFMA tu não aprendeu isso,respeite!!! Sabe de nada,inocente!

  5. JOAQUIM

    Ó DOUTO BLOGUEIRO TAL MANCHETE SO PODERIA PARTIR DE UM MERO BLOG PERTENCENTE A UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DOMINADO POR UM CORONEL…ANALFABETOS POLITICOS, NEOFITOS, COMO VC, QUESTIONAM E COLOCAM EM ASPAS O GOLPE DE ESTADO QUE OCORREU NESTE PÁIS PQ SABEM QUEM FORAM OS ATORES, A VELHA RAPOSA SARNEY APOIOU DIRETAMENTE O GOLPE E NÃO TENHA DUVIDA QUE ISTO TRARÁ REFLEXOS NAS ELEIÇÕES DESTE ANO, NÃO PENSE VC QUE O POVO ESQUECEU….

    • Zeca Soares

      Primeiro sou muito democrático, mas não sou obrigado a aceitar a sua agressão gratuita. Aprenda a discutir os assuntos sem agredir os outros, pois em momento nenhum sequer me referi a você. Se vc quer ser respeitado, respeite as pessoas.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: