Prefeitura e Iphan iniciam requalificação da Pedro II

3comentários

Resultado de parceria entre a Prefeitura de São Luís e a Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as obras de requalificação urbanística da Praça D. Pedro II, localizada em frente à Igreja da Sé, foram iniciadas nesta semana. A obra inclui modificação de canteiros, do piso de pedras portuguesa, a colocação de bancos de concreto e madeira, e rampa de acesso ao Palácio Episcopal, Igreja da Sé e Museu de Arte Sacra. Um novo projeto de iluminação vai realçar ainda mais a riqueza arquitetônica dos monumentos no entorno da praça.

O início da obra materializa o Termo de Compromisso assinado em dezembro do ano passado pelo prefeito Edivaldo e a direção do Iphan, representada pela presidente nacional, Kátia Bogéa e pelo superintendente regional, Maurício Itapary. A obra sucede a última restauração do logradouro, ocorrida há dez anos. Com o investimento, a Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico, um dos mais significativos espaços públicos da capital, será totalmente requalificada, com restauração do antigo piso de pedra portuguesa, novo paisagismo e iluminação especial com foco artístico nos monumentos.

O prefeito Edivaldo destaca que a obra contempla um espaço de grande significado para a população, no aspecto histórico e turístico. “A praça é um espaço de referência do nosso patrimônio e está localizada em um dos lugares mais visitados pelos maranhenses e turistas que percorrem o Centro Histórico de São Luís”, reconhece o gestor municipal.

Na opinião do superintendente regional do Iphan, Maurício Itapary, a reforma da praça D. Pedro II devolve o esplendor de um dos cartões postais da cidade e que confere à cidade uma grandiosidade ímpar, reconhecida pela Unesco pelo título de Patrimônio da Humanidade. Segundo informou Maurício Itapary, nos locais não pavimentados com pedras portuguesa será colocado concreto resistente. Além da praça, a obra compreende todo o passeio da avenida que se estende em direção à Beira-Mar.

“É uma área fundamental para a cidade. A obra vai devolver, em condições de excelência, um equipamento urbano de grande relevância para São Luís. Além da parte estrutural, será restaurada as instalações hidráulica e elétrica para que a fonte apresente as características originais”, ressalta o superintendente.

Foto: A. Baeta

3 comentários para "Prefeitura e Iphan iniciam requalificação da Pedro II"


  1. André

    Tem que procurar é tapar os buracos da cidade que tem é muito.

  2. Paulo Henrique

    Ponto para o prefeito Edivaldo que consegue revitalizar esta praça importante em parceria com o Iphan, mas a pergunta que faço é a seguinte: você sabe dizer se a Mãe D’Água vai ser colocada de volta no lugar de onde nunca deveria ter sido retirada?

    • Zeca Soares

      Eu, acredito que retorne com a reforma.

deixe seu comentário