Alunos  fazem ‘vaquinha’ para participar de torneio

1comentário

Um grupo de estudantes do Instituto Federal do Maranhão, do Campus Monte Castelo, em São Luís, realiza uma ‘vaquinha online’ para arrecadar recursos e custear as despesas de uma viagem para participar do Torneio Internacional de Robôs (ITR), que será realizado de 6 a 9 de junho em São Paulo, na Universidade ENIAC.

O evento é a principal competição da área e conta com participações de estudantes de todo o mundo. A equipe maranhense vai se apresentar em duas modalidades: sumô e viagem ao centro da terra. O torneio é um evento dedicado para difusão da Robótica no ambiente escolar da Educação Básica até a Educação Superior.

Composta por três alunos do curso Sistemas de Informação do IFMA – Alan Jucá, Kelly Ribeiro, Yasmim Araújo – a equipe é uma das classificadas na final nacional do TJR Torneio Juvenil de Robótica de 2017, ou seja, uma das melhores colocadas por nível em cada desafio conforme constam nos resultados publicados, e demais equipes oriundas de outros países.

No entanto, para ir até São Paulo, mostrar e defender os resultados de suas pesquisas, o grupo precisa arrecadar R$ 3 mil. A ‘vaquinha’ servirá para pagar passagens aéreas, além de auxiliar com parte do custo de hospedagem e alimentação de todos os membros da equipe durante os quatro dias do torneio.

“A gente quer ir à competição não só para competir. Queremos apresentar nosso trabalho e mostrar nosso potencial. Pedimos a ajuda de vocês. Quem não puder doar, pode compartilhar e mandar para conhecidos, o que já nos ajuda bastante também”, explica o integrante da equipe Alan Jucá, de 20 anos.

Modalidades

A equipe maranhense do IFMA vai participar da competição de robótica em duas modalidades. Sumô e viagem ao centro da terra. A primeira consiste em programar um robô para tirar o adversário do ringue. Já na categoria ‘viagem ao centro da terra’, o robô é programado para seguir um percurso, resgatar uma “vítima” e voltar, tudo isso seguindo uma linha.

“Estamos ansiosos e felizes em participar de um dos maiores eventos de robótica do mundo. Mostrar para todos que também temos conhecimento sobre tecnologia e ciência e que a cada dia estamos avançando nesta área de conhecimento”, disse a estudante Yasmin.

De acordo com o professor e coordenador da equipe, Santiago Sinézio Andrade Filho, a participação dos estudantes nestas duas competições mundiais possibilita uma interação com novas tecnologias, culturas diferenciadas e uma experiência única.

Faça a sua contribuição aqui

1 comentário para "Alunos  fazem ‘vaquinha’ para participar de torneio"


  1. Reynaldo Aragão Pinto Filho

    A direção da instituição deveria se sensibilizar em ajudar esses guerreiros e futuros doutores que elevarão o nome da escola a nível nacional e do nosso estado. Simplesmente cortem por um mês as gratificações e diárias do gabinete da direção do IFMA e ajudem nesse projeto dos alunos.Só DEUS na Causa.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: