Luis Fernando autoriza obra da UBS da Vila Kiola

0comentário

O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, entregou na tarde desta quarta-feira (2), a sede provisória para o funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Kiola. No mesmo ato, o gestor ainda assinou a autorização do início da construção da sede definitiva, que deverá beneficiar milhares de moradores da região.

A sede provisória, que hoje passa a abrigar e oferecer os serviços essenciais voltados à Atenção Básica, nos últimos anos funcionava em endereço totalmente insalubre. Sem condições de atendimento digno à população. O prefeito Luis Fernando determinou, como um de seus primeiros atos, medidas para a mudança de sede, até que as obras da nova e definitiva unidade, fossem iniciadas e concluídas.

“Em minha primeira gestão, deixei um Centro de Saúde funcionando, porém, ao invés de retornar à Kiola para iniciar a obra de um hospital, por exemplo, volto para reconstruir a UBS, que além de sucateada, funcionava em sede inapropriada”, detalhou o prefeito, ao lado do vice-prefeito Eudes Sampaio.

Ele disse que foram mais de 400 mil reais gastos, mas que ninguém sabe onde foram empregados. “Dinheiro do Governo Federal que não vamos mais reaver, mas que já foi representado ao Ministério Público e hoje, após licitação e com recursos próprios, vamos devolver a unidade da Vila Kiola”, garantiu o prefeito, que finalizou: “uma administração que destrói a saúde, não quer o cidadão vivo”.

O secretário de saúde, Tiago Fernandes, acrescentou que acabou a era do chamado “jeitinho brasileiro”, no qual os interesses particulares eram postos acima da necessidade da população. Isso já não compõe a realidade da Vila Kiola e nem mesmo da saúde ribamarense. “Estamos saindo de uma unidade provisória, que funcionava precariamente, e passando para uma sede digna com a garantia de que logo logo mudaremos para o prédio definitivo”, garantiu.

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Manoel do Nascimento, relembrou que a atual gestão encontrou 10 UBS’s fechadas. Mas aos poucos o prefeito Luis Fernando, com garra e trabalho, vem mostrando que é possível reconstruir e mudar a realidade da saúde encontrada em Ribamar.

Também presentes no evento, os deputados Carlinhos Florêncio e Bira do Pindaré parabenizaram o trabalho que o prefeito vem fazendo à frente da gestão e reafirmaram o empenho em destinar recursos para a reconstrução do município. “Me sinto honrado e feliz em perceber o trabalho que vem sendo feito pelo prefeito, que não apenas reconstrói a infraestrutura mas devolve a dignidade aos ribamarenses”, disse Carlinhos Florêncio.

Já Bira do Pindaré garantiu que vai seguir a luta pelo trabalho de ampliação do SUS. “O SUS é um serviço do povo que atende a atenção básica e precisamos ampliar e fortalecer essa base para termos um atendimento de qualidade”, disse ele, antecipando que disponibilizou emenda voltada a Saúde do município.

Também participaram da cerimônia os vereadores Professor Sales, Professor Cristiano, Nádia Barbosa, Valdo Coelho, Paulo Alencar, além de secretários e líderes comunitários.

UBS da Vila Kiola

A sede provisória vai oferecer consultas vacinação, curativos além de programas voltados para a Atenção Básica, como Controle da Tuberculose, Hanseaniase, Pré-Natal, testes de Diabetes, HIV, Hepatites Virais, Glicemia, Imunização, e o Programa Saúde na Escola.

As consultas serão ofertadas para áreas médicas estratégicas, enfermagem, e odontologia referenciada. No total a expectativa é oferecer mais de 100 atendimentos por dia.

Foto: Divulgação

Sem comentário para "Luis Fernando autoriza obra da UBS da Vila Kiola"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: