Prefeitura realiza ação de combate ao Aedes aegypti

0comentário

A Prefeitura de São Luís realizou, neste sábado (5), mais uma grande ação de combate à proliferação do inseto Aedes aegypti, na região do bairro Vinhais. A iniciativa segue a determinação do prefeito Edivaldo e se constitui em um grande mutirão de limpeza e ações integradas de conscientização da população sobre o assunto. A culminância aconteceu dessa vez no Planalto Vinhais I e II, onde foram realizados serviços de limpezas de terrenos para retirada de mato, lixo e utensílios que servem de criadouros do mosquito; visitas domiciliares, atividades educativas, vistorias em estabelecimentos, nebulização espacial, entre outras ações.

O Vinhais foi o primeiro bairro a receber as ações de combate ao Aedes aegypti, nessa grande mobilização realizada pela Prefeitura de São Luís e que se estenderá por outros bairros da capital. A ação está sendo articulada com a participação de diversas secretarias e órgãos municipais, que estão desenvolvendo atividades integradas voltadas ao combate do mosquito , visando à redução dos casos de dengue, febre chikungunya e zika vírus na capital.

Presente ao mutirão, a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou a importância da colaboração dos moradores na manutenção da limpeza do bairro. “Hoje nós estamos com uma ação concentrada de diversos serviços da Prefeitura por orientação do prefeito Edivaldo. No que tange à limpeza urbana é muito importante que os moradores respeitem os dias e horários da coleta domiciliar no bairro, descartando seu lixo doméstico apenas nos dias de passagem do caminhão de coleta, evitando, assim, a exposição por tempo desnecessário do seu resíduo, pois isto traz uma série de problemas, inclusive, de saúde pública”, observou.

As atividades começaram a ser executadas desde o início da semana e tiveram o sábado como Dia D dos trabalhos. Agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizaram visitas domiciliares, orientando sobre as condutas preventivas e inspecionando os imóveis, com atenção especial aos recipientes que acumulam água; identificação de criadouros do mosquito e aplicação de larvicidas para eliminação dos focos do inseto. A ação realizou, ainda, a nebulização espacial feita pelo carro fumacê.

Foto: Honório Moreira

Sem comentário para "Prefeitura realiza ação de combate ao Aedes aegypti"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: