Edivaldo fortalece apoio às crianças com deficiência

0comentário

“Ser beneficiada pelo atendimento do Centro-Dia Infantil foi a melhor coisa que nos aconteceu, pois aqui conseguimos ter toda a orientação que necessitamos para saber como cuidar da nossa filha, a lidar com sua deficiência e fazer valer os seus direitos sociais”, relata a dona de casa Maria do Rosário Pereira, mãe da pequena Lays Vitória, 2 anos, uma das crianças com microcefalia atendidas pelo Centro-Dia Infantil – Serviço Especializado da Assistência Social para Criança com Deficiência, inaugurado há pouco mais de dois meses pelo prefeito Edivaldo.

A ação, da Prefeitura de São Luís, se configura como uma das mais importantes políticas de inclusão social das crianças com deficiência e de fortalecimento de vínculos familiares, desenvolvidas pelo município, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

A família de Lays Vitória e de outras dezenas de crianças com deficiências, têm encontrado no Centro-Dia Infantil suporte necessário para garantir o acesso dos pequeninos às políticas públicas de assistência social a que têm direito. O serviço é voltado para o apoio às famílias com crianças com microcefalia e outras deficiências. Trabalha na perspectiva de ampliar a rede de cuidados, atendimentos especializados e organizar ofertas próprias, com vistas, a acessibilidade, inclusão e participação social.

Instituído na gestão do prefeito Edivaldo, o Centro-Dia Infantil vem exatamente com esse viés: proporcionar às famílias o conhecimento sobre o problema. O equipamento é voltado ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos com deficiência, prestando atendimento na área da assistência social, prioritariamente aos pequeninos nascidos com microcefalia e outras deficiências associadas, como o autismo, por exemplo.

O Centro tem capacidade para atender até 150 usuários do serviço, entre crianças e suas famílias. O serviço é fruto de convênio celebrado entre a Prefeitura e o Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e o Centro Educacional e Social São José Operário, onde funciona o Centro-Dia Infantil, na Cidade Operária.

Segundo a titular da Semcas, Andréia Lauande, a ação, que segue orientação do prefeito Edivaldo, tem garantido às crianças beneficiárias do serviço e suas famílias a proteção social especial que necessitam, assim como também o suporte necessário nos cuidados que precisam ter com suas crianças acometidas pela microcefalia e outras deficiências.

“São sempre atividades de caráter preventivo no âmbito da assistência social, que venham a suprir uma lacuna que existia com relação ao atendimento social dessas crianças, buscando o fortalecimento de vínculos entre a família e a criança e, ainda, a garantia de seus direitos na sociedade”, observou a secretária, acrescentando ainda que São Luís tem cerca de 60 casos registrados de microcefalia.

Foto: Maurício Alexandre

Sem comentário para "Edivaldo fortalece apoio às crianças com deficiência"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: