Luis Fernando lança São João em Ribamar

0comentário

Os tambores já estão sendo aquecidos em São José de Ribamar. Na última quinta-feira (17), o prefeito Luis Fernando lançou o São João 2018 durante reunião realizada com representantes dos movimentos folclóricos da cidade.

Considerada uma das maiores festas populares do Estado, o São João ribamarense sai na frente mais uma vez e promete, a exemplo do ano passado, oferecer diversidade cultural além de segurança aos brincantes, população e visitantes.

Para esta edição, a festança junina ocorrerá de 23 à 29 de junho. Já o tradicional Lava Boi, que este ano completa 64 anos, será realizado nos dias 07 e 08 de Julho. No total, serão montados 12 circuitos, sendo 9 oficiais além de 03 fora de época e outros 04 que recebem o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura.

Durante o evento, o prefeito Luis Fernando, também detalhou o valor investido para a realização do evento deste ano, além do calendário antecipado do pagamento dos cachês das brincadeiras além do esquema de segurança que já está sendo montado para garantir a mesma tranquilidade oferecida aos visitantes na edição 2017.

“Muito embora estejamos atravessando problemas econômicos, não tenho como não realizar essa que é sem dúvida uma das mais importantes festas populares de todo o país. E aqui em Ribamar, não é diferente. Pelo contrário, os olhos do mundo inteiro se voltam a nossa cidade, que além de turística tem um forte apelo cultural”, disse o prefeito lembrando a consagração do município em âmbito internacional com a vitória da escola de samba paulistana Acadêmicos do Tatuapé que cantou a história da cidade.

Não é fácil, prosseguiu o prefeito, “mas vamos investir mais de 800 mil reais no pagamento dos cachês para as brincadeiras juninas, como forma de incentivo a nossa cultura, além é claro, de toda a estrutura, entre palco, som, iluminação, o que totaliza quase dois milhões”, detalhou.

O pagamento dos cachês deverá obedecer um calendário já estipulado para o repasse dos valores correspondentes para cada agremiação. A primeira parcela será liberada na próxima quinta-feira dia 24, sendo que as demais ocorrerão no dia 15 de junho e a última parcela no dia 20 de julho.

Para o presidente do Boi da Matinha, Léo Batista, a medida além de ajudar na organização financeira das brincadeiras, também estimula a cultura ribamarense. “De parabéns o prefeito Luis Fernando que sempre em todas as suas gestões, prioriza a cultura ribamarense com investimento e incentivo”, pontuou o brincante.

Do Maranhão para o Mundo

Após ganhar destaque internacional em razão do bicampeonato da escola de samba, Acadêmicos do Tatuapé, que cantou as belezas de São José de Ribamar e sua religiosidade, a cidade maranhense volta a ganhar a atenção mundial em razão de receber pela segunda vez, em novembro deste ano, o Festival Internacional do Folclore.

O evento é uma iniciativa da World Association of Performing Arts (WAPA) e Council Internacional Dance (CID), órgãos ligados à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), presentes em mais de 122 países, que se destacam na realização de festivais e encontros Internacionais de Folclore do mundo.

Além do festival, São José de Ribamar também será sede em Janeiro de 2019, de evento internacional voltado à cultura. Diversos países da América do Sul participam do encontro também organizado pela UNESCO.

Foto: Divulgação

Sem comentário para "Luis Fernando lança São João em Ribamar"


deixe seu comentário