PV denuncia governo Flávio Dino por Fake News

11comentários

O deputado estadual Adriano Sarney, presidente do Partido Verde no Maranhão (PV-MA), informa que o partido ingressou nesta quarta-feira (23) com uma denúncia junto à Superintendência da Polícia Federal no Maranhão (SPF-MA) e à Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) contra o secretário de Comunicação do governo Flávio Dino (PCdoB), Edinaldo Neves, para que seja apurada a divulgação de Fake News (notícia falsa em tradução livre do inglês). Constam ainda na denúncia os nomes de Antonio Fabrício Oliveira Silva e Uberlandes Alves.

A ação, que é também chamada “notícia de fato” no jargão jurídico, foi encaminhada à PF e à PRE após a divulgação de uma imagem adulterada, em um grupo de Whatsapp, no qual foi postado uma foto do evento ocorrido no início desta semana, em que a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) havia confirmado a sua pré-candidatura ao Palácio dos Leões, ao lado de diversas autoridades e políticos aliados.

De acordo com a documentação, este tipo de ato ilícito pode ser enquadrado como calúnia, injúria e difamação. Do ponto de vista político, a Fake News pode ter o intento de manipular a opinião pública; desestabilizar a disputa eleitoral; influenciar no resultado eleição de 2018; e prejudicar adversários políticos.

Neste caso há também como enquadrar o fato a crimes tipificados no §1º e no §2º do art. 57-H, da Lei das Eleições, que tratam da “contratação direta ou indireta de grupo de pessoas com a finalidade específica de emitir mensagens ou comentários na Internet para ofender a honra ou denegrir a imagem de candidato, partido ou coligação”, sendo igualmente consideradas criminosas as pessoas contratadas.

Foto: Agência Assembleia

11 comentários para "PV denuncia governo Flávio Dino por Fake News"


  1. alex

    Se aparecer a montagem de uma foto do governador junto com os ditadores Maduro da Venezuela e o homem/míssil da Coreia do Norte o que os comentaristas/jagunços do governo irão dizer?

    • Zeca Soares

      A situação é a mesma. É crime também e que os responsáveis sejam punidos. O caso em questão quem teria espalhado seduno o deputado foi o secretário de Comunicação, Edinaldo Neves o que é ainda mais grave.

  2. Thiago

    É por esse tipo de gente que o Maranhão é governado: MENTIROSOS! Precisamos dar um basta nisso derrotando esses comunistas nestas eleições.

  3. Carlos

    Só mais uma… PV denuncia governo Flávio Dino por Fake News? Pq o nome do Governador tá na noticia? Ele tambem participou disso? Mandou alguem fazer? Hummmmm… Calma ai, Zeca. Assim fica complicado

    • Zeca Soares

      Quanta inocência…..

  4. Carlos

    Outra coisa, não deveria ter sido Roseana a fazer a denuncia, já que se sentiu ofendida em aparecer ao lado do Presidente? Ou mesmo o MDB, que é o partido da Senhora? Porque o PV, ficou tão ofendido?

    • Zeca Soares

      Qualquer um pode fazer a denúncia.

  5. Carlos

    Zeca, Roseana não é aliada de Michel Temer? Qual o problema em aparecer ao lado dele? Isso realmente é motivo de denuncia ou estão querendo pegar qualquer coisa pra fazer barulho? Calma ai… A gente vê isso todos os dias na net… A gretchen mesmo, todos os dias tem memes e alterações em sua imagem vinculadas na net… Affffff… Assim perde a graça!!!!

    • Zeca Soares

      Isso é um grave crime eleitoral. Se fabrica isso, se fabrica números, enfim…. Assim é o Maranhão.

  6. carlos

    Zeca, Temer não é do partido de Roseana? Pq ela não quer aparecer com ele? E o que o Governador tem haver com essa foto? Gretchen passa por isso (foto manipulada, memes…) todo dia e não tem problema algum…
    Há, não se pode mais brincar?

    • Zeca Soares

      Você acha normal manipulação, fraude…. Entendi.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: