Indicadores apontam avanço na saúde em Ribamar

0comentário

O município de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), alcança hoje números representativos e que configuram avanços significativos na oferta de atendimento, serviços e qualidade, tripé que vem destacando a saúde ribamarense.

Para se ter uma ideia, a cobertura de atenção básica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) atendeu só em 2017, mais de 12 mil exames citopatológicos do colo do útero voltados para mulheres entre 25 e 64 anos, enquanto que em 2016, foram realizados pouco mais de 4 mil atendimentos. O número representa mais de 300% de aumento em relação ao ano anterior. Já o número de mamografias entre mulheres 50 a 69 anos, alcançou 2.183 procedimentos.

A maternidade municipal, que foi encontrada destruída, praticamente parada, sem oferta de atendimento, em razão das péssimas condições do local, fechou o ano de 2017 com o registro de 1.087 partos.

As amostras de água para consumo humano, quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez, saltou de 67 para 265, número quase quatro vezes maior em relação a 2016. Os testes rápidos de HIV e Sífilis representam um dos principais números em atendimento, saindo de 5.434 para 11.923.

Dados que segundo o prefeito Luis Fernando revelam não apenas meros indicadores como também o registro de resultados e metas propostas que não foram apenas alcançados como ultrapassados. “Assumimos uma responsabilidade constitucional com as necessidades e direitos dos usuários do serviço de saúde. A política que empreendemos no município busca centrar no cidadão, na gestão do cuidado com a humanização, acolhimento, produção de vínculo e participação da comunidade em geral”, avaliou o prefeito.

Luis Fernando disse ainda que os indicadores de saúde servem para “orientar o desenvolvimento de ações articuladas”, num processo contínuo de avaliação, apontando avanços e falhas no tocante à organização dos serviços e das práticas de trabalho.

“O município de Ribamar saiu de 36 e conta hoje com 47 Equipes de Saúde da Família distribuídas em 32 unidades, tendo como objetivo organizar a rede de cuidado progressivo do sistema e garantir à população o acesso aos serviços básicos, como também aos especializados e a assistência hospitalar”, completou.

Serviços, que segundo o secretário de saúde, Tiago Fernandes, são essenciais na reconstrução da saúde ribamarense. “Encontramos uma saúde destruída onde o usuário era maltratado sem a menor atenção. A Prefeitura trabalha na oferta de atendimento digno a população, na melhoria dos serviços, na construção de Unidades de Saúde e na aquisição de equipamentos novos e de qualidade”, detalhou.

Investimentos

Só em 2017, a Prefeitura de São José de Ribamar reconstruiu 09 Unidades de Saúde Básica, UBS. Para 2018, além das duas UBS’s já reconstruídas e devolvidas a população, à exemplo da UBS de Panaquatira e da Kiola, foram assinadas Ordens de Serviços autorizando a construção das unidades que deverão beneficiar as áreas da Vila Operária, Flamengo, Matinha, Mata, Parque Jair e Kiola.

Já estão em andamento as obras para serem entregues no segundo semestre de 2018, das UBS’s do J.Câmara, Pindaí, e Sarney Filho II.

Sem comentário para "Indicadores apontam avanço na saúde em Ribamar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: