Penha prestigia encontro de grêmios estudantis

0comentário

O vereador Raimundo Penha (PDT) participou nesta última quinta-feira (14), na Escola Cintra, em São Luís, da última etapa regional do Emaranhando Sonhos – I Encontro de Grêmios Estudantis – projeto realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e outros órgãos estaduais, que visa estimular a formação de grêmios estudantis, o protagonismo juvenil e a participação na gestão escolar.

As 19 etapas, nas unidades regionais, mobilizaram mais de cinco mil estudantes de escolas públicas da rede estadual de ensino. Na capital, cerca de 650 estudantes representantes de grêmios, de 116 escolas da Unidade Regional de São Luís (URE São Luís), participaram do encontro.

Oriundo do movimento estudantil – onde iniciou sua militância no CE Escola Nerval Lebre, no bairro da Camboa, no ano 2000 — e defensor da organização dos estudantes através dos grêmios, o parlamentar elogiou a iniciativa promovida pelo governador Flávio Dino, com o auxílio do secretário estadual Felipe Camarão (Educação).

“Trata-se de uma iniciativa importante porque mostrou que o governo está conclamando os estudantes a discutirem e se organizarem por meio dos grêmios estudantis. Portanto, quando se constata que o governador está estimulando a classe estudantil a se mobilizar, percebe-se que há uma inversão da lógica e confirma-se que o Flávio Dino, a exemplo do que acontece em outros setores, incentiva a participação popular”, afirmou o vereador.

Raimundo Penha é autor do projeto de lei, já aprovado pela Câmara Municipal de São Luís, que visa estimular estudantes da rede municipal de ensino e da rede privada a se organizarem através dos grêmios estudantis.

Pelo projeto aprovado, os estabelecimentos de ensino sempre que necessário os estabelecimentos de ensino colaborarão com os estudantes na formação de suas organizações, apoiando suas atividades, facilitando a divulgação das reuniões eleições.

As escolas ainda estão obrigadas a destinar espaço físico, estrutura e mobiliário adequado para o funcionamento dos grêmios, bem como garantir a participação dos seus representantes nos conselhos, comitês escolares ou órgão equivalente que existam ou venham existir.

O projeto seguiu para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Porém, retornou para Câmara e aguarda promulgação por parte da presidência da Casa.

Foto: Divulgação

Sem comentário para "Penha prestigia encontro de grêmios estudantis"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: