Prefeitura intensifica combate ao Aedes aegypti

0comentário

A Prefeitura de São Luís está realizando ações de combate ao Aedes aegypti no Cohafuma e bairros adjacentes como Recanto dos Vinhais e Vila Progresso. O trabalho na área consiste em limpeza, com capina, roçagem e coleta de bagulhos volumosos; visitas domiciliares, com aplicação de larvicida e recolhimento de amostras para estudo; e ações educativas, com palestras em escolas da área. A culminância das atividades, que envolve além da Secretaria Municipal de Saúde também a Secretaria de Educação e Comitê Gestor de Limpeza Urbana, acontecerá sábado (23), na praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil.

A ação colocada em prátia na gestão do prefeito Edivaldo em vários bairros da cidade e que integram várias secretárias, tem apresentado resultados positivos. Nos primeiros cinco meses deste ano, houve redução de aproximadamente 50% no número de casos de dengue notificados no município, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de janeiro até a primeira semana de junho de 2017 foram notificados 650 da doença, enquanto em 2018, no mesmo período, este número caiu para 324.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explica a importância de ações como essas. “A Prefeitura realiza diariamente ações efetivas de combate aos focos do mosquito, mesmo assim estamos sempre reforçando pelos bairros da cidade a sensibilização da população sobre a importância da prevenção contra o Aedes aegypti, com a manutenção de hábitos simples. Essa estratégia faz a diferença e deve ser seguida todos os dias”, diz.

O objetivo do trabalho, incentivado pelo prefeito Edivaldo, é por meio de ações integradas promover a conscientização da população sobre o assunto. Além do Cohafuma e do Recanto dos Vinhais, outros bairros da cidade já receberam a ação. O trabalho já foi realizado em locais como Vinhais, Planalto Vinhais I e II e Vila Menino Jesus de Praga.

Durante as visitas domiciliares, agentes da Secretaria Municipal de Saúde orientam moradores sobre as condutas preventivas, além de verificarem o armazenamento adequado de água nos imóveis e o acúmulo em locais que podem ser criadouros do mosquito. Agentes de saúde realizam também a aplicação de larvicidas para eliminação dos focos do inseto. Durante o mutirão que acontece ao longo da semana, acontece também pelas ruas da área a nebulização espacial feita pelo carro fumacê.

Na culminância da ação, no sábado (23), além dos serviços de limpeza serão oferecidos à população serviços na área da atenção básica, como vacinação contra doenças como febre-amarela, meningite, gripe e vacinação de cães e gatos. As atividades acontecerão na praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil.

Foto: Douglas Júnior

Sem comentário para "Prefeitura intensifica combate ao Aedes aegypti"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: